Potência após conversão - Monzas carburados
Potência após conversão - Monzas carburados
Boa tarde amigos,
Estou com algumas dúvidas:
Meu SL/E 88 2.0 gasolina tem original de fábrica 99 cv de potência (não é pouco não ? é isso mesmo ?).
Como ele foi passado para álcool, com a troca do carburador, e agora irei adiantar em 6° o ponto, existe alguma fórmula, ou forma de calcular a nova potência dele ?
Ele fica, mais fraco, mais forte ou com a mesma potência depois da conversão ?
Quanto a questão do ponto, caso seja possível adiantar mais de 6°, por exemplo 8°, é melhor, ou o certo é apenas adiantar 6° ?
Muito obrigado a todos :smt023
Estou com algumas dúvidas:
Meu SL/E 88 2.0 gasolina tem original de fábrica 99 cv de potência (não é pouco não ? é isso mesmo ?).
Como ele foi passado para álcool, com a troca do carburador, e agora irei adiantar em 6° o ponto, existe alguma fórmula, ou forma de calcular a nova potência dele ?
Ele fica, mais fraco, mais forte ou com a mesma potência depois da conversão ?
Quanto a questão do ponto, caso seja possível adiantar mais de 6°, por exemplo 8°, é melhor, ou o certo é apenas adiantar 6° ?
Muito obrigado a todos :smt023
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Re: Potência após conversão - Monzas carburados
O ganho de potência sem aumento da taxa de compressão é ínfimo, e fica até difícil calcular. O Monza original a álcool, com 12:1 de taxa, tem 110cv.
Como o Monza a gasolina tem uma taxa de compressão muito baixa, creio que seja benéfico adiantar em mais de 6º o ponto de ignição.
Como o Monza a gasolina tem uma taxa de compressão muito baixa, creio que seja benéfico adiantar em mais de 6º o ponto de ignição.
Re: Potência após conversão - Monzas carburados
Olá amigo TheRipper,
Muito obrigado pela resposta :smt023
Então, quando a conversão é "bem-feita", deixando o sistema de carburação e o ponto de ignição em ordem, teóricamente eu não perco potência, mas também não ganho, seria isso ?
Se for eu tenho ainda meus 99 cv de potência, maravilha ....
Mais uma vez muito obrigado, grande abraço :smt023
Muito obrigado pela resposta :smt023
Então, quando a conversão é "bem-feita", deixando o sistema de carburação e o ponto de ignição em ordem, teóricamente eu não perco potência, mas também não ganho, seria isso ?
Se for eu tenho ainda meus 99 cv de potência, maravilha ....
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Re: Potência após conversão - Monzas carburados
Aumentando o suprimento de combustível e adiantando o ponto nas quantidades certas, perder não vai... pode ficar sossegado... 
E se mais para frente sobrar um "cascalho" e puder investir em um jogo de pistões do à álcool, seria muito bom...

E se mais para frente sobrar um "cascalho" e puder investir em um jogo de pistões do à álcool, seria muito bom...
Eduardo Rettore
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Re: Potência após conversão - Monzas carburados
Não existe cálculo fácil para calcular a nova potência. Eu fiz um programa na faculdade sobre isso semana passada, e olha, não foi fácil, 2 páginas só de formulas e isso pq eu não fiz exatamente fiel, cortei mta coisa fora. Tem que calcular perda de carga em tubulação, taxa de compressão PCI do combustível, volume do motor, nossa, tem tanta coisa que tu nem vai fazer idéia. Isso que eu nem levei em conta temperatura do ar entre muitos outros fatores. Mas ao longo do ano vou aprimorar este meu programa. Quer saber a potencia, bota num dinamometro que tu fica mto mais feliz.
E quanto a passar para o álcool, potência tu não perde, mas se ganhar, é quase zero.
E quanto a passar para o álcool, potência tu não perde, mas se ganhar, é quase zero.
Re: Potência após conversão - Monzas carburados
Olá amigos :smt023
Muito obrigado pelas respostas, fico mais tranquilo em saber que mesmo rodando com álcool, eu ainda tenho minha potência original; pois para mim perdia uma boa parte da potência com a conversão.
Meu motor ainda é o original, pelo que parece, e está com 232.000 km, quando comprei ele, ele estava com 201.900 km.
Ele tem apenas uma batida de saia de pistão quando liga pela manhã, mas não fuma, não baixa uma gota de água ou óleo
Quando precisar de fazer algum reparo no motor (tomara que demore bastante), ai vou seguir a dica do amigo 500 EF e colocar os pistões do a álcool, juntamente com a troca do cabeçote pelo original a álcool.
Nossa, quanta coisa hein amigo Marcell, somente pela troca dos combustíveis duas folhas de cálculo ?
Quando você tiver concluído o programa para cálculo, por gentileza me informe, ok :smt023
Muito obrigados amigos, grande abraço a todos :smt023
Muito obrigado pelas respostas, fico mais tranquilo em saber que mesmo rodando com álcool, eu ainda tenho minha potência original; pois para mim perdia uma boa parte da potência com a conversão.
Meu motor ainda é o original, pelo que parece, e está com 232.000 km, quando comprei ele, ele estava com 201.900 km.
Ele tem apenas uma batida de saia de pistão quando liga pela manhã, mas não fuma, não baixa uma gota de água ou óleo

Quando precisar de fazer algum reparo no motor (tomara que demore bastante), ai vou seguir a dica do amigo 500 EF e colocar os pistões do a álcool, juntamente com a troca do cabeçote pelo original a álcool.
Nossa, quanta coisa hein amigo Marcell, somente pela troca dos combustíveis duas folhas de cálculo ?

Quando você tiver concluído o programa para cálculo, por gentileza me informe, ok :smt023
Muito obrigados amigos, grande abraço a todos :smt023
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Re: Potência após conversão - Monzas carburados
Cabeçote não...
São só os pistões...hehehe
Tá... Se quiser pode mandar dar uma rebaixada no cabeçote para aumentar ainda mais a taxa, mas precisar, não precisa... :smt023
São só os pistões...hehehe
Tá... Se quiser pode mandar dar uma rebaixada no cabeçote para aumentar ainda mais a taxa, mas precisar, não precisa... :smt023
Eduardo Rettore
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Re: Potência após conversão - Monzas carburados
Arromba logo o cabeçote todo, faz barba, cabelo e bigode500EF escreveu:Cabeçote não...
São só os pistões...hehehe
Tá... Se quiser pode mandar dar uma rebaixada no cabeçote para aumentar ainda mais a taxa, mas precisar, não precisa... :smt023
