Isso vai gerar uma discussão danada, mas vamos lá mesmo assim.
Fico chocado ao ver a quantidade de conversões de combustível do tipo gasolina -> álcool ou mesmo gasolina -> "flex", feitas de maneira totalmente indiscriminada e descriteriosa.
Não é frentista quem "converte" carro. Existem muitos fatores envolvidos.
A pessoa compra um carro a gasolina (que é mais caro que o carro a álcool original), leva em algum "mecânico" xingue-lingue e, como num passe de mágica, o carro está "convertido". Passa a abastecer álcool, o carro consome mais e não responde como deveria; mas como existe o fator psicológico, a pessoa acha que fez um bom negócio e acaba se adaptando à deficiência do seu novo carro, agora "convertido".
Quero lembrar que não estou criticando quem faz a conversão de forma criteriosa. Só não gosto do que está acontecendo ultimamente. De repente, todos os carros mais antigos estão virando "flex".
Pronto, falei. Agora que venham as pedras....hehehe
Conversão de combustível
- mello3
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1611
- Registrado em: 27 Out 2007, 00:51
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Conversão de combustível
---
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
-
- MODERADOR
- Mensagens: 7320
- Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
- Cidade: Goiânia
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: Conversão de combustível
Então segura, que lá vai um tijolomello3 escreveu:Pronto, falei. Agora que venham as pedras....hehehe

Realmente existem conversões "nas coxas" e conversões "criteriosas". Na conversão nas coxas, chegam ao ponto de colocar um resistor no sensor de temperatura do motor, só para a central de IE "achar" que o carro está frio, e injetar mais gasolina, ou então aumentar a pressão de combustível, amassando ou até colocando uma arruela no regulador de pressão. Daí o camarada que faz um serviço desses, acha que tá ganhando muita grana, e na verdade tá ... o carro e o dono do carro, que pagou relativamente barato (na idéia dele) para ter o carro convertido.
Se for para transformar o carro em "flex", tem os kits conversores, que são módulos auxiliares à IE. Esses já são "um pouco" mais criteriosos, pois usam o mapeamento original da IE, só aumentando o tempo de injeção. Ou então os chips de IE, mas esses só convertem o carro para álcool.
Tem tb aquela conversão mais elaborada, onde o camarada abre o motor, troca os pistões, bico injetor... Essa até que muitos aqui recomendam, mas como o nosso motor muda somente os pistões do álcool para gasolina, acho sim bem válida. Um dia pretendo fazer isso no meu carro. Aí ele seria um álcool "original".
Sobre a economia de combustível, é muito relativo. O que o camarada economiza no álcool, vai gastar em peças que fatalmente vão dar problema em um carro originalmente gasolina. Mas enquanto as peças não estragam, é só ver a frequência que o camarada vai ao posto e o quanto ele vai deixar para o frentista.
Como disse alí em cima, como os nossos motores são fáceis de serem convertidos, e não apresentam problemas, é uma opção bem válida.
Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!