mesa redonda: MPFI, MegaSquirt, turbo... o que fazer?

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Gustavo Turolla
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mesa redonda: MPFI, MegaSquirt, turbo... o que fazer?

Mensagem não lida por Gustavo Turolla »

Tá aqui o espaço pra continuar o longo e tenebroso papo do tópico completamente desvirtuado sobre fueltech.

Um dia meu carro será multiponto, com injeção programável e turbo. UM DIA. Como eu não sou o silvio santos, as coisas serão feitas ao velho estilo jack estripador(por partes)
E antes de mais nada eu vou rebaixar pq num to gostando de olhar sempre pro monza locker, mas isso a grana já tá em cima e só está faltando boa vontade da TAG em responder email que eu passo lá e resolvo tudo.

O que compensa mais fazer primeiro?
cada um deve pensar uma coisa, vamos expor opiniões e chegar a um consenso sobre o meu carro( :smt017 )

Eu penso em primeiro instalar uma admissão multiponto de algum outro carro pra ter mais versatilidade e facilidade quando turbinar. Só não sei se compensa deixar a megasquirt pra depois, acho que já vale a pena instalar esta junto de uma vez com ajuda de alguém que entenda.
E depois de um tempo rodando multiponto eu turbino, quando tiver uns 4 paus pra fazer a coisa direito.

Mas ponto de vista cada um tem o seu, por favor exponham e vamos ver aonde chegamos.
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Re: mesa redonda: MPFI, MegaSquirt, turbo... o que fazer?

Mensagem não lida por José Leal »

Gustavo, entrando na conversa, já que vc vai mandar o MPFI, já coloca logo a MegaSquirt, pois se vc for colocar com a LE-Jetronic, para depois vc colocar a MS, vai ser desperdício de trabalho e dinheiro. Isso sem falar que para achar peças da LE-Jetronic pode ser difícil, apesar que saíu além do Monza, o Kadett, Gol GTI e Uno 1.6R MPI.

Além do mais, o TheRipper só fala maravilhas desse módulo. SE um dia eu colocar MPFI, já colocarei com MS.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
RicardoDS
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Re: mesa redonda: MPFI, MegaSquirt, turbo... o que fazer?

Mensagem não lida por RicardoDS »

Minha opinião: não vale a pena turbinar com a injeção original, pois vai ter que gastar com um gerenciador ... e com o preço de um gerenciador você monta uma megasquirt.

Tudo depende de quanto você tem para gastar.
Eu faria nesta ordem:
1- Coletor MPFI + bicos + bomba de combustível com boa pressão pra dar conta de alimentar os 4 bicos corretamente + sonda lambda + megasquirt. E chega, para por aí. Utiliza a ignição atual (acho que dá, Fábio, confirma aí).
2- Injeção funcionando, boa esperiência adquirida, é hora de colocar uma roda fônica e jogar fora a ignição atual (acho que fica mais decente assim).
3- Turbo, tsiiiii, iahuu :smt077


Estou motando uma megasquirt, conheço pouco do sistema mas em alguma coisa eu posso tentar ajudar. A minha ainda demorarei para instalar, pois me falta o Monza para colocar ela (vou montar em um 2º Monza).

Gustavo, em que cidade você está?
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Gustavo Turolla
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Re: mesa redonda: MPFI, MegaSquirt, turbo... o que fazer?

Mensagem não lida por Gustavo Turolla »

Zé,
Concordo em gênero, número e grau. Tanto sobre já fazer bem feito de uma vez quanto à todas as maravilhas que o Ripper diz da MegaSquirt. Parece ser a maneira mais simples de resolver as coisas com perfeição e significativamente menos gasto.

Ricardo,
Eu tinha pensado nisso já, e realmente o problema seria desperdiçar o gerenciador(trabalho e custo).
Qual a diferença proporcionada pela roda fônica? O Ripper comentou que é possível rodar com o distribuidor mesmo, que a MegaSquirt resolve. Eu não entendo nada do funcionamento dessas coisas, quem sou eu pra dizer o que é melhor...
Eu queria saber como funciona a programação da MS, o que é feito pra mexer na programação dela.
Bacana a idéia de montar um segundo monzão! Vc já tem planos concretos? o que vem por aí?
Eu tenho vontade de fuçar um Diplomata...

Eu moro em botucatu, e até onde sei aqui não há grandes preparadores. Minha família é de Santos, e lá eu sei que existem bons lugares. A família da minha mulher reside em Sampa, onde sabemos também da existência de ótimos preparadores(e careiros também, como em santos).
Mas para fazer bem feito eu não me importo de me deslocar e levar o carro caso não seja muito longe.
Só não gostaria de gastar muito com mão de obra sendo que são coisas que eu poderia fazer até sozinho com alguma instrução...

O principal ponto que me faz desistir de turbinar antes de qualquer outra modificação é o custo. Como dos meus planos turbinar é o mais caro, prefiro realizar vários outros antes.
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mello3
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Re: mesa redonda: MPFI, MegaSquirt, turbo... o que fazer?

Mensagem não lida por mello3 »

Meu palpite é bem próximo do Ricardo:
RicardoDS escreveu:Tudo depende de quanto você tem para gastar.
Eu faria nesta ordem:
1- Coletor MPFI + bicos + bomba de combustível com boa pressão pra dar conta de alimentar os 4 bicos corretamente + sonda lambda + megasquirt. E chega, para por aí. Utiliza a ignição atual (acho que dá, Fábio, confirma aí).
2- Injeção funcionando, boa esperiência adquirida, é hora de colocar uma roda fônica e jogar fora a ignição atual (acho que fica mais decente assim).
A bomba eu deixaria para o estágio final, pois a do monza já joga bem (2BAR e 1,5l por minuto). Dá pra pegar a do vectra (4,2BAR e 2,2l por minuto).
Antes do "tsiiii" (heheheh), acho que vc deveria mexer em freios e suspensão também. Nada muito exagerado, mas uns discos/pinças de vectra + pastilhas red + dot 5.1 e uns amortecedores mais duros(vc vai perder em conforto). Ah, e pneus mais largos também.
RicardoDS escreveu:3- Turbo,
Já vai comprando as peças pra esse estágio. Lembre-se: Turbina deve ser bem escolhida, de acordo com o seu projeto. Uma turbina pequena trabalhando muito rápido, vai aquecer e uma turbina muito grande vai demorar muito pra entrar pressão.

Me corrijam se falei alguma besteira.

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Re: mesa redonda: MPFI, MegaSquirt, turbo... o que fazer?

Mensagem não lida por Gustavo Turolla »

Eu ainda quero saber o que eu ganho trocando a ignição... Não entendi a vantagem.

Mas Mello, a admissão multiponto não precisa de mais pressão na bomba?

Freios já são disco nas 4, mas as pastilhas red(quanto custam?) e o fluido virão em breve. Não pretendo trocar os discos, creio que deve ser caro meter uns maiores na frente.
A suspensão será trocada se tudo der certo ainda este mês.
Os pneus mais largos virão com as 15", mas ainda sem previsão. 2 conto hoje pra mim é muita coisa.

Então, se vc estiver errado eu já não sei mais de nada. Mas acreditando nesse lance do tamanho da turbina(que é no que eu acredito também, apesar da nula experiência) eu optaria por uma maior mesmo com menos pressão pra não ficar enchendo a toa e bebendo sabe, segundo o Eduardo dá pra rodar em alta com a turbina vazia, só não pisar muito sabe, deixa ela só soprando... mas eu acredito que se for uma pequena que enche fácil qualquer bobeada no pé ela já vai se empolgar, e aí eu me empolgo também e vai álcool embora a rodo... Se encher aos 3000rpm tá ótimo.

ps.: bacana a participação do Zé e do Mello, que não estavam participando do outro tópico. Esse aqui é pra isso mesmo, quero que todo mundo fale o que acha. Valeu, pessoal!
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Re: mesa redonda: MPFI, MegaSquirt, turbo... o que fazer?

Mensagem não lida por RicardoDS »

mello3 escreveu:Meu palpite é bem próximo do Ricardo:
A bomba eu deixaria para o estágio final, pois a do monza já joga bem (2BAR e 1,5l por minuto).
Tenho minhas dúvidas se 2 BAR são suficientes para 4 bicos
Gustavo Turolla escreveu:Eu ainda quero saber o que eu ganho trocando a ignição... Não entendi a vantagem.
Logo o Fábio (TheRipper) aparece aqui, ele entende bem sobre issso aí.
Mas para eu a maior vantagem disso é se livrar do módulo HEI.
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Re: mesa redonda: MPFI, MegaSquirt, turbo... o que fazer?

Mensagem não lida por mello3 »

Gustavo Turolla escreveu:Mas Mello, a admissão multiponto não precisa de mais pressão na bomba?
vide resposta abaixo
Gustavo Turolla escreveu:mas as pastilhas red(quanto custam?)
R$ 99 o jogo dianteiro das green(powerbrakes). As red eu não perguntei.
Gustavo Turolla escreveu:ps.: bacana a participação do Zé e do Mello, que não estavam participando do outro tópico. Esse aqui é pra isso mesmo, quero que todo mundo fale o que acha. Valeu, pessoal!
Eu não tava participando do outro por causa do OFF... hehehe
RicardoDS escreveu:Tenho minhas dúvidas se 2 BAR são suficientes para 4 bicos
Não custa tentar... Essa situação seria apenas temporária, até a última etapa (lógico que, ficaria com essa bomba somente se for suficiente).
RicardoDS escreveu:Mas para eu a maior vantagem disso é se livrar do módulo HEI.
Morte ao módulo HEI. :smt021 :smt021 :smt021 heheheheh
Será que tem alguém que não reclama dele? :smt017
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