Restauração: problemas-dicas-documentos-possíveis soluções
Enviado: 12 Set 2008, 11:45
Meus amigos Monzeiros. Esse tópico é dedicado a ajudar os amigos que sonham em fazer uma restauração ou reforma no veículo, no entanto para que o sonho não se torne pesadelo, como no meu caso, é preciso tomar algumas medidas.
Aos pouquinhos vou postando algumas medidas que devem ser tomadas para tanto.
A primeira delas consiste em: definir exatamente o que querem fazer no seu carro, pois dessa forma é bem melhor definir a base de custo do projeto. Se a intenção é fazer uma reforma geral; mecânica, elétrica, estofamento funilaria e pintura, há uma ordem a ser seguida.
O ideal é se começar pela mecânica, pois não seria nem um pouco interessante depois do carro ter sido todo pintado e estar brilhando seja arranhado pelos mecânicos que irão fazer a substituição das peças.
A mecânica pode ser conjugada com a elétrica, pois para se mecher na parte elétrica do veículo é necessário desmontá-lo em várias partes e isso poderia também danificar a pintura na montagem.
Após essa parte o interessante seria desmontar o interior do veículo para ser feita a capotaria, atés mesmo por que ninguém vai gostar de ter o interior do veículo todo sujo, empoeirado por conta da poeira de tinta que reina nas oficinas, pricipalmente naquelas que não tem estufa. Desmontem o interior na capotaria com muito cuidado, o deixem no canto e o cubram ou com um manto de tecido ou com um plástico grande para evitar poeira.
Obs importante: caso não seja necessário retirar o painel do veículo, quando esse for a oficina cubra-o atentamente com papel próprio para isolamento de pintura (nunca usem jornal) ou plástico próprio para pintura; a 3M fabrica esse plástico. Vocês jamais vão querer ver o painel do carro de vocês sujo com poeira de tinta, é quase impossível de retirá-la. Repitam o processo de emcapamento se os vidros (para isolar o interior), as portas (para isolar o interior), capuz (para isolar o motor) e tampa do porta-malas (para isolar o assoalho do porta-malas) forem retiradas. Isolem por completo todos os componentem que não forem ser pintados, pois essa poeira de tinta realmente é muito danosa e é bem difícil de ser retirada.
As fases seguinte seria, obviamente, a funilaria e em seguida a pintura, com o carro bem isolado é necessário enfatizar.
Depois dos comentários a essa dica procurarei algumas fotos de carros sujos com poeira de tinta, para vocês perceberem o quão feio fica, e então postarei a dica seguinte.
Aos pouquinhos vou postando algumas medidas que devem ser tomadas para tanto.
A primeira delas consiste em: definir exatamente o que querem fazer no seu carro, pois dessa forma é bem melhor definir a base de custo do projeto. Se a intenção é fazer uma reforma geral; mecânica, elétrica, estofamento funilaria e pintura, há uma ordem a ser seguida.
O ideal é se começar pela mecânica, pois não seria nem um pouco interessante depois do carro ter sido todo pintado e estar brilhando seja arranhado pelos mecânicos que irão fazer a substituição das peças.
A mecânica pode ser conjugada com a elétrica, pois para se mecher na parte elétrica do veículo é necessário desmontá-lo em várias partes e isso poderia também danificar a pintura na montagem.
Após essa parte o interessante seria desmontar o interior do veículo para ser feita a capotaria, atés mesmo por que ninguém vai gostar de ter o interior do veículo todo sujo, empoeirado por conta da poeira de tinta que reina nas oficinas, pricipalmente naquelas que não tem estufa. Desmontem o interior na capotaria com muito cuidado, o deixem no canto e o cubram ou com um manto de tecido ou com um plástico grande para evitar poeira.
Obs importante: caso não seja necessário retirar o painel do veículo, quando esse for a oficina cubra-o atentamente com papel próprio para isolamento de pintura (nunca usem jornal) ou plástico próprio para pintura; a 3M fabrica esse plástico. Vocês jamais vão querer ver o painel do carro de vocês sujo com poeira de tinta, é quase impossível de retirá-la. Repitam o processo de emcapamento se os vidros (para isolar o interior), as portas (para isolar o interior), capuz (para isolar o motor) e tampa do porta-malas (para isolar o assoalho do porta-malas) forem retiradas. Isolem por completo todos os componentem que não forem ser pintados, pois essa poeira de tinta realmente é muito danosa e é bem difícil de ser retirada.
As fases seguinte seria, obviamente, a funilaria e em seguida a pintura, com o carro bem isolado é necessário enfatizar.
Depois dos comentários a essa dica procurarei algumas fotos de carros sujos com poeira de tinta, para vocês perceberem o quão feio fica, e então postarei a dica seguinte.