Revisãozinha básica de fim de ano....

Espaço para assuntos diversos que não se encaixam nas outras categorias.
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Revisãozinha básica de fim de ano....

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Ae, pessoal, beleza?

Neste fim de ano meu monzão vai passar por uma "revisãozinha", nunca tinha trocado tanta peça de uma só vez :smt010 :smt030
Tudo começou quando passei por um buraco, enorme, diga-se de passagem. Após isso, levantei o carro e constatei que o batente do amortecedor tinha ido pro espaço, nesta "porrada". Logo após começou uma ragideira dos infernos na frente, do mesmo lado da pancada. Levei ao mecânico, ele constatou que o pivô estava com folga e que a sua "coifa" estava rasgada, vazando assim toda a graxa e ocasionando o a "rangideira", parece que o carro vai se partir :?
Além da suspensão, o freio traseiro será completamente refeito.
Após isto, decidi fazer uma geral no monza. Mas como a grana é curta, eu não poderia comprar tudo de uma vez...
Então aproximadamente há uns 2~3 meses venho comprando as peças, comprei quase tudo.
Só saberei se vai precisar de mais coisa, quando desmontar....

Vamos à listinha de peças: :oops: :roll:

- Freio Traseiro:
Par de discos ATE: 130,00;
Jogo de Pastilhas Fras-LE: 40,00;
Jogo de sapatas de freio (freio de estacionamento) ATE: 60,00;
Reparo das duas pinças traseiras ATE com pistão: 70,00:

Suspensão Dianteira:

Todas as coifas da homocienética, ou seja 2 coifas do lado da roda e 2 do lado do câmbio, todas da marca SABÓ, totalizando R$45,00;
2 Pivôs da suspensão (inferior), Marca TRW: 75,00 (o par);
2 Terminais de direção, marca TRW: 80,00 (o par);
2 Rolamentos do coxim do amortecedor, original GM: 32,00 (o par);
1 Kit dos de batente do amortecedor, marca cofap: 20,00;
2 Bieletas da suspensão, marca borflex: 10,00
No caso das bieletas, eu não achei axios e nem uma outra marca boazinha, então comprei borflex mesmo e comprei todas as buchas das bieletas GM, ainda achei aqui na concessionária. São 8 buchas, cada uma saiu a 1,50. Totalizando 12 reais.
4 molas esportivas novas: 280,00

E para finalizar, comprei todos os coxins do motor, todos originais GM: 120,00 os 3...

É isso ai, pessoal. Tomara que o monzinha fique bom depois do serviços. :smt023

Algumas fotos das peças:
Peças da suspensão:
Imagem
Peças do freio traseiro e coxins do motor:
Imagem
As coifas que foram compradas por último:
Imagem
Que o animal do vendedor fez o favor de rasgar a a caixa na hora de conferi :\

Agora só faltam as molas que ja foram encomendadas chegrarem, para começarmos a mexer no carro. Os amortecedores não serão trocados, pois são semi-novos, tem apenas 10.000km rodados.

Total do "prejuizo" até agora: 954,00. Isso sem a mão de obra do mecânico e talvez precise de mais peças :cry: :cry: . Só vou saber se vai precisar de mais peças, quando desmontar. Talvez eu troque as buchas das bandeja tbm....

É isso ai, pessoal!

Abraço!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Arte Visual
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Revisãozinha básica de fim de ano....

Mensagem não lida por Arte Visual »

Que azar hein!!! :smt010

Mas não tem jeito mesmo este nosso país, que tem mais buracos que estrada, do jeito que tá seria melhor deixar tudo estrada de chão batido ou paralelepípedo :smt011 , quando fui pra Santa Catarina tbem pequei muitos buracos até a divisa com o Paraná, e na volta peguei chuva no mesmo trecho ai era só à 50km/h pois você não sabe onde tem buraco pois a pista ficou cheia de água, e não tem como saber onde tem buraco ou é apenas agua escorrendo :smt011 . Mas não se preocupe não, pois pelo menos o Monzinha tem um dono cuidadoso que vai deixar ele novo em folha, ou até melhor :mrgreen: . Boa sorte e eu também estou esperando uma grana pra encostar o Cara de Ninja pra fazer uns serviços :smt023
Monza é Monza, quando se tem um sabe o que digo !!!!!!e coitado dos invejosos que não tem e criticam como carro de velho.
Muitas Saudades Velho Companheiro, foram 08 anos ao lado dele, muitas histórias, muitas alegrias, mas são lembranças que guardo com muito amor e carinho por ele.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

Ainda bem que eu uso pneu de trator hahhah. Ajuda e muito a amortecer todos os impactos. Mas é complicado, sorte que não pegou carter nem nada, senão ja viu
weuller

Mensagem não lida por weuller »

Pessoal, sei que vocês são fãs de carros rebaixados, mas o carro rebaixado não corre mais risco em pancadas e buracos?
Particularmente gosto do monza com a suspensão alta! Claro que com rodinhas maiores como as que vocês usam isso pode ficar um pouco feio né (carro muito alto). Mas me digam, se alguém sabe, a porcentagem de danos ,a mais, que uma suspensão rebaixada tem de estourar em pistas irregulares, em relação a suspensão original! Té mais!
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

weuller escreveu:Pessoal, sei que vocês são fãs de carros rebaixados, mas o carro rebaixado não corre mais risco em pancadas e buracos?
Particularmente gosto do monza com a suspensão alta! Claro que com rodinhas maiores como as que vocês usam isso pode ficar um pouco feio né (carro muito alto). Mas me digam, se alguém sabe, a porcentagem de danos ,a mais, que uma suspensão rebaixada tem de estourar em pistas irregulares, em relação a suspensão original! Té mais!
Não se tem números exatos. Depende de como foi rebaixado o carro. Se foi cortado, vai ser grande o impacto pois mais trepidação vai ocorrer. Agora preparada, é quase igual a original, pois não fica duro o carro, o impacto é bem próximo do original.
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

weuller escreveu:Pessoal, sei que vocês são fãs de carros rebaixados, mas o carro rebaixado não corre mais risco em pancadas e buracos?
A suspensão vai trabalhar um pouco mais sim, quando rebaixada. Mas fazendo as coisas da maneira correta, ou seja, sem molas cortadas, amortecedor dando final de curso, etc... A vida útil da suspensão não é muito reduzida.

Abraço.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
weuller

Mensagem não lida por weuller »

Por exemplo, pego a BR, indo pra capital, lá no meio, 30km de estrada de chão, mas chão mesmo! E depois asfalto, acho que posso dizer burasfalto em um longo trecho(porque só tem buraco e remendo), se eu utilizar essas molas preparadas, as rodinhas de liga leve 14 e os pneus 185/60 aguentariam da mesma forma que aguentam com a suspensão original?
É isso que eu estou com dúvidas! E obrigado pela paciência de vocês! :smt023
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

weuller escreveu:Por exemplo, pego a BR, indo pra capital, lá no meio, 30km de estrada de chão, mas chão mesmo! E depois asfalto, acho que posso dizer burasfalto em um longo trecho(porque só tem buraco e remendo), se eu utilizar essas molas preparadas, as rodinhas de liga leve 14 e os pneus 185/60 aguentariam da mesma forma que aguentam com a suspensão original?
É isso que eu estou com dúvidas! E obrigado pela paciência de vocês! :smt023
185/60? A medida original não é 185/65?

Bom, caro mais baixo não foi feito para andar em trepidações. Quando mais irregular, mais a suspensão trabalha, e com o carro mais duro um pouco, inevitávelvente, vai sofrer mais. Digamos chutando, isso mesmo, chutando em números, que tu vai ter um desgaste de 20% maior mesmo sendo preparada a suspensão devido aos buracos. Ondulações nem tanto, mais é buraco o medo mesmo.
Responder