SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA
Enviado: 09 Dez 2008, 20:23
Olá Amigos Monzeiros,
Segue um “faça você mesmo” por conta e risco, porém, muito fácil. Grau de dificuldade = 4 :smt015
Material necessário:
Válvula Termostática 93215643 Monza/Kadett/Ipanema 1.8/2.0 EFI 91/ R$ 51,75 + R$0,95 anel retentor de borracha
Não esqueça de comprar o anel de borracha, vc vai precisar dele. :smt018

Chave estrela 10mm
Chave de Fenda p/ abraçadeira
Silicone alta Temperatura (opcional)
Desengripante se os parafusos estiverem emperrados
1.- Para evitar riscos de queimar as mãos, realize a troca com o motor frio.
2.- Com a chave estrela experimente soltar o parafuso da válvula, se tiver emperrado espirre um desengripante enquanto remove as outras peças.
2.- Solte e desloque a ‘panela’ do filtro de ar para facilitar o manuseio
3.- Solte a abraçadeira da mangueira junto à válvula e desloque a mangueira. Mantendo a tampa do reservatório fechado, irá vazar cerca de 1 litro de solução de arrefecimento

4.- Solte os parafusos da válvula e retire-a. Limpe a flange de assentamento.


5.- Coloque o anel de borracha no canal apropriado na flange e se achar necessário passe uma camada fina :smt017 de silicone para alta temperatura.

6.- Enxugue o alojamento e a flange da carcaça e encaixe a válvula já na posição dos parafusos e insira e enrosque os parafusos com os dedos mantendo firme a válvula e depois dê o aperto final por igual nos parafusos com a chave estrela, sem exagerar. :smt021 Daqui a 40.000 Km você deverá trocá-la novamente.

7.- Depois que secar o silicone, tire o excesso com um estilete.
8.- Reposicione o conjunto do filtro de ar, verifique se não soltou alguma mangueirinha. :smt023
9.- Abra a tampa do reservatório de expansão da água e complete com a emulsão refrigerante
ou água.
10.- Ligue o motor e observe a formação de bolhas de ar, quando cessar as bolhas e começar a sair vapor da água feche a tampa e deixe acionar a ventoinha por 3 vezes e desligue o motor.
11.- Quando esfriar, abra a tampa do reservatório e verifique se ainda há necessidade de completar o nível.
12.- Na manhã seguinte, verifique mais uma vez o nível de água, se necessário complete.
Bom divertimento! :smt020
Comparação:
Na VT da Thompson estava gravado 92º +/- 2º C (foi cortada a informação na foto e eu não quis redimensionar) :smt015
Esta válvula tinha entre 6 a 8 anos até eu cismar que estava com problema e aprender que é recomendável a troca nos 40mil Km



Segue um “faça você mesmo” por conta e risco, porém, muito fácil. Grau de dificuldade = 4 :smt015
Material necessário:
Válvula Termostática 93215643 Monza/Kadett/Ipanema 1.8/2.0 EFI 91/ R$ 51,75 + R$0,95 anel retentor de borracha
Não esqueça de comprar o anel de borracha, vc vai precisar dele. :smt018

Chave estrela 10mm
Chave de Fenda p/ abraçadeira
Silicone alta Temperatura (opcional)
Desengripante se os parafusos estiverem emperrados
1.- Para evitar riscos de queimar as mãos, realize a troca com o motor frio.
2.- Com a chave estrela experimente soltar o parafuso da válvula, se tiver emperrado espirre um desengripante enquanto remove as outras peças.
2.- Solte e desloque a ‘panela’ do filtro de ar para facilitar o manuseio
3.- Solte a abraçadeira da mangueira junto à válvula e desloque a mangueira. Mantendo a tampa do reservatório fechado, irá vazar cerca de 1 litro de solução de arrefecimento

4.- Solte os parafusos da válvula e retire-a. Limpe a flange de assentamento.


5.- Coloque o anel de borracha no canal apropriado na flange e se achar necessário passe uma camada fina :smt017 de silicone para alta temperatura.

6.- Enxugue o alojamento e a flange da carcaça e encaixe a válvula já na posição dos parafusos e insira e enrosque os parafusos com os dedos mantendo firme a válvula e depois dê o aperto final por igual nos parafusos com a chave estrela, sem exagerar. :smt021 Daqui a 40.000 Km você deverá trocá-la novamente.

7.- Depois que secar o silicone, tire o excesso com um estilete.
8.- Reposicione o conjunto do filtro de ar, verifique se não soltou alguma mangueirinha. :smt023
9.- Abra a tampa do reservatório de expansão da água e complete com a emulsão refrigerante

10.- Ligue o motor e observe a formação de bolhas de ar, quando cessar as bolhas e começar a sair vapor da água feche a tampa e deixe acionar a ventoinha por 3 vezes e desligue o motor.
11.- Quando esfriar, abra a tampa do reservatório e verifique se ainda há necessidade de completar o nível.
12.- Na manhã seguinte, verifique mais uma vez o nível de água, se necessário complete.
Bom divertimento! :smt020
Comparação:
Na VT da Thompson estava gravado 92º +/- 2º C (foi cortada a informação na foto e eu não quis redimensionar) :smt015
Esta válvula tinha entre 6 a 8 anos até eu cismar que estava com problema e aprender que é recomendável a troca nos 40mil Km


