
O Carter fica embaixo do motor e é o depósito do óleo quente que lubrifica as arvores de manivela e das válvulas e os pistões.
Já perguntei para alguns mexânicos e me disseram:
- não esquenta cabeça... sabe o Carter, aquele treco bojudo que o carinha do posto tira aquele “butijão” pra vazar o óleo quente? Tem uma chapa ali onde sempre enrosca galhos, barro, saco de lixo, garrafa pet, tá ligado?

- Uhn...
-Então com o movimento do carro acima de 39km/h, o ar que passa pelos buracos da chapa e vai ventilando... ventilando... forçadamente


Amigos, não é isso,
eu até desconfiava que não fosse o que o mexânico falou... tão ignorante quanto eu era à respeito, ou um tremendo gozador... ?
SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER:
Durante o ciclo de potência de combustão, certa quantidade de combustível não queimado, gases altamente corrosivos e vapores de água passam para o Carter através dos anéis dos pistões.
Para evitar que estes produtos deteriorem o óleo lubrificante do motor, condição esta que causaria danos aos pistões, anéis etc, eles são removidos do Carter através da circulação de ar fresco proveniente do filtro de ar.
Após a sua mistura com o ar, vão para o filtro de ar e para o coletor de admissão e daí para as câmaras de combustão para serem queimados, já que, sendo altamente poluentes não podem ser liberados na atmosfera.
E o responsável por esta Ventilação Forçada do Carter é o famoso Blow-By e a mangueira com derivação cujas fotos seguem:


As fotos acima pertencem ao Paulo Campos do Vectra-Clube.


http://img104.imageshack.us/img104/mang ... 1/w400.png[/img][/url]

[url=http://imageshack.us]

O entupimento da conexão, e do Blow-by (filtro metálico), ou mangueira deste sistema pode causar:
Marcha - lenta irregular
Marcha - lenta baixa
Vazamento de óleo
Presença de óleo no filtro de ar
Borra no Carter
Uma mangueira com vazamento (rachada, furada) pode causar:
Marcha - lenta irregular
Falha no Motor
Marcha - lenta elevada
LIMPEZA
Filtro do Blow-by
O filtro metálico pode ser encontrado nas Autorizadas por R$50,00 (importado).
Por ser metálico é possível limpá-los com Thinner (preferencialmente devido a goma) ou Querosene. É só deixá-lo imerso por algum tempo, ou colocá-lo em um vidro de boca larga e agitar de vez em quando e trocar o solvente até ter liberado a sujidade. (não use pincel, pois os pelos ficam presos no filtro) Pronto, secou, está semi-novo. ?
Aproveite troque a junta da tampa de válvula com limitadores Sabó R$11,78 (jan2009)
LIMPEZA DA MANGUEIRA
Na derivação, diâmetro menor, pode-se introduzir uma tirinha comprida de pano de 5 a 10 mm , ou um barbante grosso de algodão, usando também um arame mais rígido para ir empurrando. Puxe o barbante de volta e se estiver muito sujo, repita a operação, ou uma tirinha de pano trançada conforme as
"ferramentas caseiras" exemplificada na foto.
Por ultimo, pegue 2 ou 3 tiras de pano de algodão (camiseta velha - foto) de uns 20 x 3 cm. Amarre-as ao meio com um arame acima de 1 mm de diâmetro com 50 cm de comprimento e introduza numas das pontas e puxe pela outra ‘arrastando pelo tubo o chumaço de pano, repita a operação se estiver muito sujo. Não use solvente na mangueira pois ajuda ressecá-la e rachá-la
Se não quiser ter este trabalho e divertimento, uma mangueira nova custa cerca de R$30,00

LIMPEZA DO ‘CANINHO’ DE ENCAIXE NO COLETOR DE ADMISSÃO
Com um pedaço de 15 cm de arame de 0,8mm, introduza pelo furo do caninho, puxe de volta e vá limpando o resíduo num pano. Repita esta operação até eliminar a sujeira ou o possível entupimento. É normal formar aí uma borra de goma entupindo o dito cujo. Se o caninho estiver livre o arame adentra por mais de 10 cm . Pode-se aproveitar o spray de limpar o TBI, introduzindo o tubinho direcionador vermelho aspergindo o desengraxante.
INDÍCIOS:
A cada troca de óleo e virada do filtro de ar, observe se há óleo na ‘panela’ do filtro.
Se estiver sujo verifique o estado da mangueira se não há rachaduras e se não há gosma de óleo no caninho do coletor de admissão.
Bom divertimento com economia.
waldir