Barulho na roda dianteira

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
lfgomez
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Barulho na roda dianteira

Mensagem não lida por lfgomez »

Olá a todos!
Estou com um problema um pouco irritante com meu monza: um barulho na roda dianteira direita quando ando em baixas velocidades com o carro desengatado. Quando digo baixas estou me referindo a velocidades realmente baixas, algo inferior à 10 Km/h... Não me parece estar relacionado a suspensão pois com o carro parado ou engatado não faz barulho algum.
Girando a roda com o carro fora do chão, dá para notar que em alguns ângulos ela tem bem mais atrito que em outros, ou melhor, da para ver que no curso de 360 graus, em alguns momentos a pastilha de freio segura um pouco o disco. Assim, resolvi trocar o disco de freio para ver se o barulho diminuía, mas isso não ocorreu (coloquei até as fotos aqui, na época viewtopic.php?f=14&t=3666).
Como o sintoma continuou o mesmo depois da troca do disco, estou pensando agora em avaliar o cubo da roda, para ver se ele não está empenado.
Alguém saberia me dizer como avaliar o cubo? E ainda mais importante: Como tirar ele do carro? Vou precisar de um sacador de rolamento?

Muito obrigado! :smt023

Abraços,
Luis Fernando.
--------------------------------------------------------------------
Monza SL/E 87 2.0 Álcool - Branco 2 Portas, DH original.
weuller

Re: Barulho na roda dianteira

Mensagem não lida por weuller »

Olá monzeiro, mais um com o mesmo problema que eu e talvez o mesmo problema que mostra nesse tópico!

Veja o tópico:
viewtopic.php?f=7&t=6949

Será que seu carro não está com o rolamento de passat? O meu tenho que mandar verificar porque além de parecer que está
com o disco empenado ele ainda dá um estalo ("tak"), quando viro todo o volante!

Espero que a solução do problema dos nossos monzas seja somente o rolamento trocado e que logo resolvamos tudo! :smt023
Até mais! :smt024
lfgomez
Membro SL (Ní­vel 1)

Interessante weuller!
Mas, o meu não faz barulho de estalo em curvas rápidas... Ele faz um barulho só quando está muito devagar, seja numa curva quanto em uma reta..
Ainda assim vou dar uma olhada nisso, pois nunca mexi nos rolamentos. :smt023
Obrigado pela resposta!
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

lfgomez escreveu:Olá a todos!
Estou com um problema um pouco irritante com meu monza: um barulho na roda dianteira direita quando ando em baixas velocidades com o carro desengatado. Quando digo baixas estou me referindo a velocidades realmente baixas, algo inferior à 10 Km/h... Não me parece estar relacionado a suspensão pois com o carro parado ou engatado não faz barulho algum.
Girando a roda com o carro fora do chão, dá para notar que em alguns ângulos ela tem bem mais atrito que em outros, ou melhor, da para ver que no curso de 360 graus, em alguns momentos a pastilha de freio segura um pouco o disco. Assim, resolvi trocar o disco de freio para ver se o barulho diminuía, mas isso não ocorreu (coloquei até as fotos aqui, na época viewtopic.php?f=14&t=3666).
Como o sintoma continuou o mesmo depois da troca do disco, estou pensando agora em avaliar o cubo da roda, para ver se ele não está empenado.
Alguém saberia me dizer como avaliar o cubo? E ainda mais importante: Como tirar ele do carro? Vou precisar de um sacador de rolamento?

Muito obrigado! :smt023

Abraços,

Luis Fernando.

Para avaliar se o disco de freio ou cubo de roda estão ou está empenado, um relógio comparador pode auxiliar na análise.
Apoiando a base magnética do relógio comparador no corpo do amortecedor por exemplo, e colocando o ponta do relógio na extermidade externa do disco, depois gire o disco uma volta de 360º, depois na extremidade interna do disco faça o mesmo procedimento. Comparar os valores com parâmetros indicado pelo fabricante.
Depois retire o disco e faça o mesmo procedimento com o cubo de roda. Se os valores estiverem fora de especificação, troque os componentes defeituoso.

Eu e amigos já tivemos problemas com discos e tambores novos e empenados, com oficina retificadora de disco e tambores que ao "dar um passe" deixaram as peças ovalizadas, pois antes da manutenção não havia trepidação no pedal ou no carro.
Por isso, não confie em peças novas ou em retífica desses componentes. O ideal é usar equipamento de medição adequado para analisar e ir direto ao problema. Uma oficina reparadora bem equipada, deve ter um relógio comparador.

Já pensou na hipótese de pinça engripada e não retornado ou flexivel de freio parcialmente obstruído?

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
lfgomez
Membro SL (Ní­vel 1)

Muito obrigado pela resposta Carlos Freire! :smt023
Há um ano atrás retirei todo o fluido de freio, troquei os flexíveis, os reparos da pinça e coloquei fluido Dot 4...
Pensei na hipótese de a pinça estar engripada, então fiz agora um teste rápido: coloquei uma iluminação por debaixo do carro e fui girando o disco de freio sempre olhando a separação entre ele a pastilha (vendo a luz que passa entre os dois). Em alguns pontos da volta eles se tocam e aumenta bastante o atrito para girar o disco. Acho que a pinça engripada ia prender de uma forma mais homogênia o disco...
Não conhecia o relógio comparador.. Não tinha idéia de como era feito esses testes. Realmente, muito interessante!
Em lojas de reparo de freio eles geralmente tem esse equipamento? Ou é mais fácil encontrar em oficinas mais "gerais"?

Abraços!
weuller

Mensagem não lida por weuller »

Mas no meu não é só o estalo! Já foi feito o teste e as pastilhas estão pegando da mesma forma que no seu monza!
E quando se freia faz um som tipo shep...shep...shep...shep.
No seu também não é assim?

Sei que pode ocorrer de ser o cubo ou o disco! Mas ainda conto com a hipótese do rolamento que poder estar errado, deixando o cubo como se estivesse deslocado!

Mas é apenas uma hipótese. Pode ser o rolamento e pode ser o disco ou cubo!
Ou tudo junto! hehehe :lol:
ricardorick32
Membro SR (Ní­vel 4)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por ricardorick32 »

No meu monza 88 que eu tinha, epe apresentava esse sintoma e era rolamento.
Rodas Reformadas.
Imagem
lfgomez
Membro SL (Ní­vel 1)

Weuller, é um barulho exatamente assim quando ando devagar!
Muito interessante isso, achei que rolamento não poderia causar esse tipo de irregularidade na roda. Sempre ouvi falar em rolamento roncando, mas nunca tinha ouvido sobre colocação de rolamentos de modelo errado.
Ricardorick32, procurando por problemas com rolamentos no Fórum vi que várias pessoas já passaram por isso também. Tem inclusive uma pergunta no SOS no Monza Clube.
Vou ver se consigo avaliar os rolamentos e o cubo essa semana.
Alguém recomenda alguma marca de rolamentos em especial?
Procurei no fórum, mas ainda não encontrei qual é usada na linha de montagem.

Obrigado! :smt023

Abraços,
Luis Fernando.
Responder