Espelhamento de Pintura
Enviado: 19 Dez 2006, 12:11
Espelhamento da pintura (manualmente)
Neste tutorial, veremos como espelhar a pintura Manualmente
Material necessário:
• 2 panos
• Massa de polir automotiva nº 2 ( a nº 1 ñ serve )
• Algumas lixas d' agua n° 150
• Lixador manual de borracha
• Estopa
• Balde com água limpa
• Extensão com uma lâmpada de 60W (ou maior) ligada.
• Paciência.... muita paciência !

Antes de começarmos, deixe-me explicar como é feita a pintura de um carro. Veja no esquema acima: a primeira camada aplicada na lataria é o primer (também chamado surface): trata-se da base da pintura. Em seguida, é aplicada a tinta do carro, e por último é aplicado uma camada de verniz. Quando a camada de verniz está perfeitamente plana, a lataria do carro consegue refletir com facilidade a imagem de algum objeto próximo ou mesmo distante. No entanto, se a camada de verniz estiver com ondulações e irregularidades, a imagem refletida na lataria do carro ficará toda turva. Em casos mais extremos, você não conseguirá sequer ver algum reflexo na sua lataria.
O objetivo desse tutorial é justamente o de tornar a superficie de verniz novamente perfeita (por isso o nome espelhamento).
ATENÇÃO: Não somos profissionais em pintura, esse tutorial foi elaborado com o intuito de ajudar os companheiros. No entanto, faça tudo com muita cautela, e de preferência em regiões bem pequenas do carro, até aprender todo o processo.
Outra coisa: é preciso ter muita paciência para fazer tudo aos poucos e com calma, pois se você lixar em excesso, pode ultrapassar a camada de verniz e atingir a pintura.... e se isso ocorrer, ai sim sua pintura vai ficar manchada de forma permanente. Portanto, faça tudo com calma e quantas vezes forem necessárias até obter um bom resultado: não tente lixar durante 10 minutos o mesmo lugar só para acelerar as coisas, pois você vai se dar mal !

Esse é o material de que precisaremos: a massa de polir n° 2 , lixas d' agua n° 1500 (a 1200 NÃO serve, tem que ser 1500), lixador manual de borracha, dois panos, estopa, balde cheio
d' agua limpa, uma extensão com um bocal com uma lâmpada ligada (pode ser de qualquer potência, de no mínimo 60W). É importante frisar o seguinte: todo o processo deve ser feito pela manhã, e num local com o máximo de claridade possível, sendo que a lâmpada servirá apenas para jogar o foco na lataria na hora de conferir o polimento. Nem pense em começar sem ter uma lâmpada em mãos ! A massa, lixa e lixador você compra em qualquer loja de tintas.

Processo:
• Antes de começar tudo, o carro precisa estar com a lataria totalmente limpa
• Após lavar o carro, NÃO aplique cera
• Com o carro limpo, o proceso deve ser feito em uma parte de cada vez
• Comece pelo menor ponto da lataria, que é justamente a onde eu lhe recomendo
• Faça os procedimentos desse tutorial numa area pequena, de uns 10 cm no máximo, para você ir aprendendo até "pegar o jeito da coisa" antes de sair lixando o carro todo
• Primeiro, molhe um dos dois panos com água, e deixe a superfície a ser lixada úmida.

Coloque a lixa d' agua 1500 no lixador manual: basta apenas segurar o lixador de forma firme para manter a lixa fixa. O porque de usar lixador manual ??? Bem...podem ter orelhudos que te falaram pra lixar com a mão mesmo, porém como todos sabemos, nossa pele é flexivel, o que significa que se houver alguma irregularidade na superficie, vai terminar não sendo "aplainada" pela lixa. Portanto, nem comece a lixar se você não tiver um lixador manual ! Vale lembrar que você o compra barato no mesmo lugar em que comprou as lixas e a massa de polir.
Faça o lixamento em circulos, pressionando sempre contra a lataria. Você perceberá que está atingindo o verniz do carro quando perceber que a água que você molhou o lugar começar a ficar branca leitosa (assim como a sua mão e o lixador).
Como a lixa é d' agua, é preciso molhar a superficie..hmm..digamos...a cada 1 minuto lixando.
Cuidado para não barbarizar apertando demais o lixador a ponto de amassar a lataria do carro ! Mas também não pode ser leve demais, senão não vai dar resultados. Infelizmente não há uma forma certa de eu lhe dizer a força que você precisa aplicar no lixador e quantas vezes será preciso lixar no mesmo local, mas uma coisa é certa: lixe toda a area de forma uniforme ! Isso é muito importante: jamais passe demais a lixa num só lugar: faça sempre de maneira uniforme para não correr o risco de estragar o brilho final, ou pior ainda: de ultrapassar a camada de verniz no local que foi lixado em excesso!
Não há como lhe dizer o quanto precisa lixar.........mas ai vai uma dica: a cada 1 minuto que você precisa molhar a superficie, aproveite para deslizar o seu dedo por cima da lataria. É o seu tato é que vai lhe informar se já lixou o suficiente. Outra dica: compare sempre a região que você está lixando com outra região qualquer da lataria do
carro (passando antes um pano úmido). Passando o dedo nas duas regiões e comparando, dá pra ter uma idéia se o verniz já está ficando plano sem imperfeições...

Quando você achar que já lixou o suficiente (por tudo que você mais ama, cuidado pra não ultrapassar a camada de verniz de tanto lixar !), passe um pano para enxugar a região. Enxugue bem, e inclusive após remover o excesso d' agua, use um outro pano seco para secar a região. Ela precisa ficar perfeitamente seca. Não se assuste: vai ficar tudo turvo e manchado.......mas fica frio !

Agora chegou a vez do polimento. Se você tiver uma politriz (e o mais importante: SABER usa-la), vá em frente....porém se você não tiver (ou não souber usar uma), então faça, tudo manualmente: aplique UM POUCO de massa de polir n°2, e usando uma estopa, vá esfregando em circulos e com força (sem exagerar a ponto de afundar a lataria). Esse processo é meio chato quando feito manualmente: você precisa polir bastante, TODA a região que foi lixada. Você deve ir esfregando até a massa branca sumir....quando isso ocorrer, aplique mais um pouquinho de massa e repita o processo... várias vezes, durante no mínimo 5 minutos na mesma região.

Quando terminar de polir,
esfregue com um pano limpo e seco várias vezes na região, para remover todos os vestigios de massa de polir. Você precisa remover tudo quando é vestigio mesmo, caso contrário poderá achar que o polimento não ficou bom quando na verdade a lataria ainda está suja de massa (e aonde estiver sujo, vai ficar turvo parecendo manchado).

Agora sim chegou a hora de usarmos a nossa lâmpada...se você estava se perguntando "pra que eu vou usar uma lâmpada em plena luz do luz ???", pois bem: usando a lâmpada como na foto acima, você deve segura-la apontando para a lataria do carro, dando uma distância de mais ou menos 2 palmos (essa distância pode variar de acordo com a potência da lampada). O importante é que você ajuste a distância da lâmpada até conseguir enxergar o foco da iluminação batendo na lataria. Note que na foto acima há um traço luminoso: esse é a imagem refletida do filamento interno da lâmpada. Se o espelhamento deu certo, você notará que esse traço vai brilhar de forma bem intensa, e se o polimento foi bom, você conseguirá até enxergar o filamento da lâmpada. Por último, para tirar a "prova dos nove", dê uma distancia de 1 metro do carro, e veja se consegue enxergar algo refletido na lataria.
Se não ficou bom, é porque você não lixou o suficiente a lataria ou então o mais comum: você não poliu o suficiente.
Como eu disse antes, esse processo todo exige muita paciência....mas o resultado final é surpreendente. Se o seu carro for de cor escura ou vermelho, fica melhor ainda...
Este Tutorial foi elaborado por
Fábio Franco de Oliveira – Clube do Tipo
Adaptações:
Amauri Silva – Monza Clube
Neste tutorial, veremos como espelhar a pintura Manualmente
Material necessário:
• 2 panos
• Massa de polir automotiva nº 2 ( a nº 1 ñ serve )
• Algumas lixas d' agua n° 150
• Lixador manual de borracha
• Estopa
• Balde com água limpa
• Extensão com uma lâmpada de 60W (ou maior) ligada.
• Paciência.... muita paciência !


Antes de começarmos, deixe-me explicar como é feita a pintura de um carro. Veja no esquema acima: a primeira camada aplicada na lataria é o primer (também chamado surface): trata-se da base da pintura. Em seguida, é aplicada a tinta do carro, e por último é aplicado uma camada de verniz. Quando a camada de verniz está perfeitamente plana, a lataria do carro consegue refletir com facilidade a imagem de algum objeto próximo ou mesmo distante. No entanto, se a camada de verniz estiver com ondulações e irregularidades, a imagem refletida na lataria do carro ficará toda turva. Em casos mais extremos, você não conseguirá sequer ver algum reflexo na sua lataria.
O objetivo desse tutorial é justamente o de tornar a superficie de verniz novamente perfeita (por isso o nome espelhamento).
ATENÇÃO: Não somos profissionais em pintura, esse tutorial foi elaborado com o intuito de ajudar os companheiros. No entanto, faça tudo com muita cautela, e de preferência em regiões bem pequenas do carro, até aprender todo o processo.
Outra coisa: é preciso ter muita paciência para fazer tudo aos poucos e com calma, pois se você lixar em excesso, pode ultrapassar a camada de verniz e atingir a pintura.... e se isso ocorrer, ai sim sua pintura vai ficar manchada de forma permanente. Portanto, faça tudo com calma e quantas vezes forem necessárias até obter um bom resultado: não tente lixar durante 10 minutos o mesmo lugar só para acelerar as coisas, pois você vai se dar mal !


Esse é o material de que precisaremos: a massa de polir n° 2 , lixas d' agua n° 1500 (a 1200 NÃO serve, tem que ser 1500), lixador manual de borracha, dois panos, estopa, balde cheio
d' agua limpa, uma extensão com um bocal com uma lâmpada ligada (pode ser de qualquer potência, de no mínimo 60W). É importante frisar o seguinte: todo o processo deve ser feito pela manhã, e num local com o máximo de claridade possível, sendo que a lâmpada servirá apenas para jogar o foco na lataria na hora de conferir o polimento. Nem pense em começar sem ter uma lâmpada em mãos ! A massa, lixa e lixador você compra em qualquer loja de tintas.

Processo:
• Antes de começar tudo, o carro precisa estar com a lataria totalmente limpa
• Após lavar o carro, NÃO aplique cera
• Com o carro limpo, o proceso deve ser feito em uma parte de cada vez
• Comece pelo menor ponto da lataria, que é justamente a onde eu lhe recomendo
• Faça os procedimentos desse tutorial numa area pequena, de uns 10 cm no máximo, para você ir aprendendo até "pegar o jeito da coisa" antes de sair lixando o carro todo

• Primeiro, molhe um dos dois panos com água, e deixe a superfície a ser lixada úmida.

Coloque a lixa d' agua 1500 no lixador manual: basta apenas segurar o lixador de forma firme para manter a lixa fixa. O porque de usar lixador manual ??? Bem...podem ter orelhudos que te falaram pra lixar com a mão mesmo, porém como todos sabemos, nossa pele é flexivel, o que significa que se houver alguma irregularidade na superficie, vai terminar não sendo "aplainada" pela lixa. Portanto, nem comece a lixar se você não tiver um lixador manual ! Vale lembrar que você o compra barato no mesmo lugar em que comprou as lixas e a massa de polir.
Faça o lixamento em circulos, pressionando sempre contra a lataria. Você perceberá que está atingindo o verniz do carro quando perceber que a água que você molhou o lugar começar a ficar branca leitosa (assim como a sua mão e o lixador).
Como a lixa é d' agua, é preciso molhar a superficie..hmm..digamos...a cada 1 minuto lixando.
Cuidado para não barbarizar apertando demais o lixador a ponto de amassar a lataria do carro ! Mas também não pode ser leve demais, senão não vai dar resultados. Infelizmente não há uma forma certa de eu lhe dizer a força que você precisa aplicar no lixador e quantas vezes será preciso lixar no mesmo local, mas uma coisa é certa: lixe toda a area de forma uniforme ! Isso é muito importante: jamais passe demais a lixa num só lugar: faça sempre de maneira uniforme para não correr o risco de estragar o brilho final, ou pior ainda: de ultrapassar a camada de verniz no local que foi lixado em excesso!
Não há como lhe dizer o quanto precisa lixar.........mas ai vai uma dica: a cada 1 minuto que você precisa molhar a superficie, aproveite para deslizar o seu dedo por cima da lataria. É o seu tato é que vai lhe informar se já lixou o suficiente. Outra dica: compare sempre a região que você está lixando com outra região qualquer da lataria do
carro (passando antes um pano úmido). Passando o dedo nas duas regiões e comparando, dá pra ter uma idéia se o verniz já está ficando plano sem imperfeições...

Quando você achar que já lixou o suficiente (por tudo que você mais ama, cuidado pra não ultrapassar a camada de verniz de tanto lixar !), passe um pano para enxugar a região. Enxugue bem, e inclusive após remover o excesso d' agua, use um outro pano seco para secar a região. Ela precisa ficar perfeitamente seca. Não se assuste: vai ficar tudo turvo e manchado.......mas fica frio !

Agora chegou a vez do polimento. Se você tiver uma politriz (e o mais importante: SABER usa-la), vá em frente....porém se você não tiver (ou não souber usar uma), então faça, tudo manualmente: aplique UM POUCO de massa de polir n°2, e usando uma estopa, vá esfregando em circulos e com força (sem exagerar a ponto de afundar a lataria). Esse processo é meio chato quando feito manualmente: você precisa polir bastante, TODA a região que foi lixada. Você deve ir esfregando até a massa branca sumir....quando isso ocorrer, aplique mais um pouquinho de massa e repita o processo... várias vezes, durante no mínimo 5 minutos na mesma região.

Quando terminar de polir,


Agora sim chegou a hora de usarmos a nossa lâmpada...se você estava se perguntando "pra que eu vou usar uma lâmpada em plena luz do luz ???", pois bem: usando a lâmpada como na foto acima, você deve segura-la apontando para a lataria do carro, dando uma distância de mais ou menos 2 palmos (essa distância pode variar de acordo com a potência da lampada). O importante é que você ajuste a distância da lâmpada até conseguir enxergar o foco da iluminação batendo na lataria. Note que na foto acima há um traço luminoso: esse é a imagem refletida do filamento interno da lâmpada. Se o espelhamento deu certo, você notará que esse traço vai brilhar de forma bem intensa, e se o polimento foi bom, você conseguirá até enxergar o filamento da lâmpada. Por último, para tirar a "prova dos nove", dê uma distancia de 1 metro do carro, e veja se consegue enxergar algo refletido na lataria.
Se não ficou bom, é porque você não lixou o suficiente a lataria ou então o mais comum: você não poliu o suficiente.
Como eu disse antes, esse processo todo exige muita paciência....mas o resultado final é surpreendente. Se o seu carro for de cor escura ou vermelho, fica melhor ainda...





Este Tutorial foi elaborado por
Fábio Franco de Oliveira – Clube do Tipo
Adaptações:
Amauri Silva – Monza Clube