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Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA
Enviado: 09 Abr 2009, 09:19
por rogertecmec
Galera,
Lendo um artigo no site
http://www2.uol.com.br/bestcars/ct2/econometro.htm
Me criou uma dúvida. Pois lá diz que o econômetro do monza da informação errada e que o que marca informação correta é o do Mille Economy.
Isso quer dizer que eu dirijo me guiando pelo econômetro, estou dirigindo de uma maneira anti-econômica?????? Meu monza faz média de 9-10 km/l na cidade e 13-14 km/l. Pelo que li, isso quer dizer que eu vou economizar combustível se eu utilizar o econômetro ao contrário, quer dizer, com o ponteiro sempre na faixa amarela???????
Re: Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA
Enviado: 09 Abr 2009, 10:48
por alpha
Pois é, ja tinha lido sobre isso tb. Ja cheguei a fazer um teste e parece que funciona. O negocio é baixa rotação com o pé lá em baixo, o que resulta no econometro do monza marcando lá em cima. A explicação é que com a borboleta do acelerador mais aberta, a mistura fica com mais admissão de ar economizando no cobustivel.
Re: Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA
Enviado: 09 Abr 2009, 12:14
por Luiz Carlos (Rio)
O econômetro do Monza, que na verdade é um vacuômetro, é interessante em Monzas carburados.
Como muitos sabem, o que 'puxa' o combustível para o motor, nos carros carburados, é o vácuo criado abaixo da borboleta, que é onde é ligada a mangueira do econômetro.
Então, nota-se que, ao pisar fundo, o vácuo aumenta, o que faz enriquecer a mistura.
Em longas subidas de estrada, pode-se fazer um teste:
Olha-se a velocidade no velocímetro, vai-se tirando o pé lentamente do acelerador, e nota-se que chega um ponto em que tira-se o pé e a velocidade continua a mesma. Esse é o ponto econômico.
Nos monzas EFI tenho dúvidas se esse econometro é eficaz :smt017
Eu, qdo noto o ponteiro lá em cima, tiro o pé...ou troco de marcha para uma de mais força.
Abraços
Re: Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA
Enviado: 09 Abr 2009, 13:46
por Rodrigos
Pra mim isso de ECONOMY da fiat é uma grande baboseira.
Olha soh, vou falar dos carros que eu já vi q tem, o vectra tem o marcador de consumo digital, com toque no comutador da seta ele mostra o consumo (ex.: 15.6Km/L), mostra quantos Km faz por litro, entre outras coisas, a mesma coisa o golf, o polo, o astra, a S10, entre outros...
E depois, um ponteiro?!?! Será q a fiat não se toco q em carros de outras marcas o "ECONOMETRO" é digital????
Então não entendo pq fazer tanto bafo, acho q a fiat nem sabia q já existia isso.
Re: Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA
Enviado: 09 Abr 2009, 16:39
por alpha
Luiz Carlos (Rio) escreveu:O econômetro do Monza, que na verdade é um vacuômetro, é interessante em Monzas carburados.
Como muitos sabem, o que 'puxa' o combustível para o motor, nos carros carburados, é o vácuo criado abaixo da borboleta, que é onde é ligada a mangueira do econômetro.
Então, nota-se que, ao pisar fundo, o vácuo aumenta, o que faz enriquecer a mistura.
Em longas subidas de estrada, pode-se fazer um teste:
Olha-se a velocidade no velocímetro, vai-se tirando o pé lentamente do acelerador, e nota-se que chega um ponto em que tira-se o pé e a velocidade continua a mesma. Esse é o ponto econômico.
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Então, mas como fala na reportagem e em outra que ja vi, diz que é melhor vc usar uma marcha mais longa e com o pé no fundo e rotação baixa do que uma marcha reduzida sem pisar muito e com rotação maior, na reportagem dizia que com maior vácuo a misturaficacom mais ar,pois com a borboleta mais aberta da mais vazão pro ar deixando assim a mistura mais pobre e diminuindo o consumo
Agora o que consome menos então o vacuometro em baixo ou em cima?
Re: Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA
Enviado: 10 Abr 2009, 23:23
por José Leal
Alpha, não concordo com esse esquema do BCWS de modo nenhum...
No Vectra, no CB, tem o consumo instantâneo, que foi falado aqui. O modo mais econômico de dirigir é com o pé levinho e baixa rotação (entre 1300 e 1700 RPM). Assim, o consumo instantâneo fica entre 10 e 13 Km/l.
Sobre o econômetro do Monza, acho sim que ele é eficiênte, comprovado pela teoria que acabei de escrever.
Sobre o econômetro do Uno/Palio, quem comanda aquele ponteiro é a central de IE. Provavelmente ela deve levar em consideração o pulso dos bicos, para movimentar o ponteiro.
Rodrigos escreveu:Pra mim isso de ECONOMY da fiat é uma grande baboseira.
Olha soh, vou falar dos carros que eu já vi q tem, o vectra tem o marcador de consumo digital, com toque no comutador da seta ele mostra o consumo (ex.: 15.6Km/L), mostra quantos Km faz por litro, entre outras coisas, a mesma coisa o golf, o polo, o astra, a S10, entre outros...
E depois, um ponteiro?!?! Será q a fiat não se toco q em carros de outras marcas o "ECONOMETRO" é digital????
Então não entendo pq fazer tanto bafo, acho q a fiat nem sabia q já existia isso.
Rodrigos, mas colocar um CB no Uno/Palio FIRE iria encarecer demais o carro. Já o Palio ELX/1.8R tem CB no painel.
Re: Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA
Enviado: 11 Abr 2009, 08:23
por Rodrigos
José Leal escreveu:
Rodrigos, mas colocar um CB no Uno/Palio FIRE iria encarecer demais o carro. Já o Palio ELX/1.8R tem CB no painel.
Claro, concordo contigo Zé, mas não precisava a fiat fazer tanto barulhor por isso..
Re: Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA
Enviado: 11 Abr 2009, 10:48
por BR MONZA
O econômetro do Mille passa a informação de consumo com base no tempo de injeção, por isso indica o real consumo. Já o do monza, que na verdade é um depressímetro (ou vacuômetro), passa a informação com base numa tomada de vácuo no coletor de admissão, então não indica diretamente o consumo. Na verdade o que o depressímetro do monza indica é a variação da pressão no coletor. Com o ponteiro no laranja por exemplo, teremos pressão atmosférica ou aproximada; com ponteiro no verde, teremos depressão. Uma coisa eu acredito que seja certa, em certas condições, borboleta totalmente aberta significa consumo menor. Vamos supor que estejamos subindo uma serra a 80Km/h, com a quinta marcha engata e o motor girando a 2000rpm, e que para manter essa rotação, tenhamos que abrir todo o acelerador. Temos a opção de jogar quarta - quando a rotação cairia para 2500rpm (no caso de um 2.0 álcool 1989) - e manter a mesma velocidade, porém abrindo menos a borboleta do acelerador. Agora, vamos refletir também que enquanto um pistão está sendo empurrado pela força da combustão, um outro está em fase de admissão (1º e 4º por exemplo). Se a borboleta do acelerador está fechada, ou parcialmente fechada, existe uma resistência ao movimento de descida do pistão do cilindro que está em fase de admissão, ou seja, existe uma força contrária ao movimento do pistão do cilindro que está em fase de combustão, seria o mesmo que pegar uma seringa, tapar o "bico" dela, e tentar puxar seu êmbolo. Então, na situação da subida de serra que eu citei, se mantivéssemos a quinta marcha e e encostássemos o pé, teríamos mais economia do que se jogássemos quarta e fôssemos "reladinho" no acelerador. Isso, considerando que quando abríssemos todo o acelerador, em quinta marcha, a velocidade se mantivesse constante, não importando se o carro é carburado ou injetado. Digo isso pois pego estrada todo dia para ir trabalhar, e quando ia "reladinho" nas serras, gastava mais do que agora, que vou em marcha mais alta e com o pé embaixo.
Agora, no meu caso particular, eu vejo o vacuômetro do monza como um mero instrumento esportivo: quando eu encosto o pé, primeiro ele acorda e "pula" no laranja, depois é a vez do conta giros acordar e "pular" e depois vem o velocímetro!

Mas, se eu fosse o "cara" que desenhou o painel do monza, tiraria o vacuômetro e colocaria um manômetro de óleo no lugar!