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Válvula termostática
Enviado: 26 Abr 2009, 18:14
por MONZA.DUDA
Amigos,
A temperatura do meu monza estava chegando quase no meio da graduação do marcador do painel para armar a ventuinha, coisa que considero "anormal" em meu Monza, após limpar o sistema, trocar cebolão, resolvi trocar a válvula termostática, e para minha surpresa, a temperatura baixou, a ventuinha arma em baixa (nem 1/4 da escala), e estou sentindo o carro "trabalhar" melhor,,,,,, :smt023
Re: Válvula termostática
Enviado: 26 Abr 2009, 22:12
por Juarez Oliveira
Olá amigo. O meu também a ventoinha só arma quase no meio. Acho que vou ter que trocar a válvula termostática. Quanto vc pagou na sua? Tem alguma específica ou pode ser paralela?
Abs.
Juarez.
Re: Válvula termostática
Enviado: 27 Abr 2009, 08:23
por CRISTIANO.DESENV
Tem carros que quando desliga o motor, a ventuínha continua trabalhando para resfriar o motor, será que no monza tem isso também? NO tubarão é claro.
Re: Válvula termostática
Enviado: 27 Abr 2009, 08:51
por rogertecmec
CRISTIANO.DESENV escreveu:Tem carros que quando desliga o motor, a ventuínha continua trabalhando para resfriar o motor, será que no monza tem isso também? NO tubarão é claro.
Até onde eu saiba, no monza não tem, pois durante os dois anos que eu tive um ele nunca armou a ventoinha depois de desligado o motor.
Mas o meu Astra arma a ventoinha com o carro desligado. Eu já notei isso, inclusive fiquei acompanhando pra ver se ela ia desligar depois.
Re: Válvula termostática
Enviado: 27 Abr 2009, 10:26
por vinicius cabral
Como dizia Ayrton Senna, "motor bom é motor quente"!..A temperatura ideal para o acionamento da eletro-ventilador é quando o ponteiro está no meio....Qualquer mecanico e engenheiro sabe que temperaturas baixas provocam desgaste precoce em qualquer motor....Atentem a este fato....
Re: Válvula termostática
Enviado: 27 Abr 2009, 16:47
por Carlinho
Troquei a VT do meu monza e ela aciona com o ponteiro quase na metade do marcador .Acho que é ali mesmo que ela deve ser acionada.
Re: Válvula termostática
Enviado: 27 Abr 2009, 19:57
por Luiz Carlos (Rio)
Nos monzas carburados e MPFI, a temperatura de acionamento do eletroventilador não tem relação com a temperatura do motor em si, e sim com a temperatura da água no radiador, que é onde está situado o interruptor de acionamento do mesmo (cebolão).
Nos EFI, como quem aciona o ventilador é o sistema de injeção eletrônica e o sensor fica no alojamento da válvula termostática, é que pode-se afirmar em que temperatura de motor onde o eletroventilador é acionado.
Acho que essa informação é importante, para que um dono de Monza carburado não fique trocando peças à toa, tentando conseguir esse acionamento tipo 'EFI'.
Abraços
Re: Válvula termostática
Enviado: 27 Abr 2009, 22:19
por José Leal
MONZA.DUDA escreveu:Amigos,
A temperatura do meu monza estava chegando quase no meio da graduação do marcador do painel para armar a ventuinha, coisa que considero "anormal" em meu Monza, após limpar o sistema, trocar cebolão, resolvi trocar a válvula termostática, e para minha surpresa, a temperatura baixou, a ventuinha arma em baixa (nem 1/4 da escala), e estou sentindo o carro "trabalhar" melhor,,,,,, :smt023
Verifique a graduação que a VT abre. Pode ser que vc tenha colocado uma que abre com a temperatura inferior (se é que existe uma VT dessas para o Monza).
Luiz Carlos (Rio) escreveu:Nos monzas carburados e MPFI, a temperatura de acionamento do eletroventilador não tem relação com a temperatura do motor em si, e sim com a temperatura da água no radiador, que é onde está situado o interruptor de acionamento do mesmo (cebolão).
Nos EFI, como quem aciona o ventilador é o sistema de injeção eletrônica e o sensor fica no alojamento da válvula termostática, é que pode-se afirmar em que temperatura de motor onde o eletroventilador é acionado.
Acho que essa informação é importante, para que um dono de Monza carburado não fique trocando peças à toa, tentando conseguir esse acionamento tipo 'EFI'.
Abraços
Luiz, o cebolão dos Monza fica na lateral direita do radiador (onde chega a mangueira que sai da VT)?
Se for isso mesmo, a distancia entre o cebolão e o sensor de temperatura dos EFI é curta, fazendo com que a temperatura de trabalho do motor seja bem parecida. Além do mais, tem a própria VT para manter a temperatura ideal.