Página 1 de 1

MANGUEIRAS DA TBI

Enviado: 18 Mai 2009, 12:10
por Antonio
monzeiros,no 3º encontro realizado na lagoa nosso amigo paulo coelo (monza camaleao) mostrou a mangueira da tbi q foi trocada recentemente,geral gostou da mangueira e qeria mais informaçoes de onde ele comprou.

bom... ae ta a foto :smt023 ficamos no aguardo do nosso amigo PAULO COELHO
Imagem

Re: MANGUEIRAS DA TBI

Enviado: 25 Mai 2009, 22:03
por lobo78
ola Antonio

me descupe a minha falta de conhecimento, mas oq é tbi, pra q serve, abraços.

Re: MANGUEIRAS DA TBI

Enviado: 26 Mai 2009, 08:49
por rogertecmec
O TBI, também conhecido como corpo de aceleração é constituído por um corpo de alumínio contendo a borboleta de aceleração como nos carburadores normais e um injetor de combustível, controlados por pulsos elétricos enviados por microcomputador. Este sistema de injeção é denominado TBI (Throttle Body Injection). O sistema tem uma bomba de combustível elétrica externa ao tanque que incorpora um pré-filtro para reter impurezas. Após essa bomba há um filtro de menor porosidade, para que apenas combustível limpo chegue à unidade de injeção. A unidade de injeção é comandada por um microcomputador, que recebe informações dos diversos sensores de controle do motor e é responsável pela injeção de combustível. O sistema de ignição é controlado pelo microcomputador em função da rotação do motor, pressão no coletor de admissão, temperatura da água de arrefecimento, altitude e posição da borboleta de aceleração. Existe também um sistema de controle da temperatura do ar na admissão ao motor (trata-se do conhecido Thermac dos motores a álcool).

Re: MANGUEIRAS DA TBI

Enviado: 26 Mai 2009, 09:51
por Antonio
Bom... acho q o nosso amigo rogertecmec respondeu a sua pergunta :smt023
abraçao.

Re: MANGUEIRAS DA TBI

Enviado: 26 Mai 2009, 12:45
por Rafaelo
lebrando que existe dois tipo de TBI a "molhada e a seca"

molhada: e a EFI mono point usada nos nosso monza mais comum entre outros carros, essa ja mistura ar-combustivel no proprio corpo, no começo do coletor

seca: sao as MPFI apenas controlando o fluxo de ar admitido, deixando apenas entrar o ar, a mistura sera feita no fim do coletor, junto a entrada do cabeçote

Re: MANGUEIRAS DA TBI

Enviado: 26 Mai 2009, 20:54
por lobo78
rogertecmec

Valeu pelo esclarecimento, aqui com os monzeiros vou ficar bem informado, abraços.

Re: MANGUEIRAS DA TBI

Enviado: 27 Mai 2009, 21:37
por rogertecmec
lobo78 escreveu:rogertecmec

Valeu pelo esclarecimento, aqui com os monzeiros vou ficar bem informado, abraços.
Não foi nada!!

Só fiz uma consulta aos meus alfarrábios!!!

Re: MANGUEIRAS DA TBI

Enviado: 29 Ago 2011, 11:19
por TAGARRO HITECH
Rafaelo escreveu:lebrando que existe dois tipo de TBI a "molhada e a seca"

molhada: e a EFI mono point usada nos nosso monza mais comum entre outros carros, essa ja mistura ar-combustivel no proprio corpo, no começo do coletor

seca: sao as MPFI apenas controlando o fluxo de ar admitido, deixando apenas entrar o ar, a mistura sera feita no fim do coletor, junto a entrada do cabeçote

Como ajudei o mecanico a fazer o motor do meu monza ( classic Se) aprendi bastante coisa. mas nunca imaginei que o TBI dos MPFI fossem tão diferentes nesse quesito da mistura