Botão Start Engine no monza (tutorial)
Enviado: 25 Mai 2009, 12:23
Vendo um pograma dominical sobre novas tecnologias de carros, percebi que na marca BMW, mas precisamente no X5 4.8i existe um botão simpático que cuida do arranque do carro.
Com o nome bonito de ENGINE START decidi eu mesmo adaptar uma maneira de deixar meu Monza 93 com o mesmo tipo de sistema.
Visto isso resolvi inovar e abusar um pouco mais da tecnologia, e acabei criando o meu ( Sistema de ignição via código de acesso).
1ª passo: encontrar um sistema de acesso via teclado numérico.
Quando decidi programar uma linha de comando em C para a gravação de um PIC, já estava quase terminando quando encontrei o mesmo código já pronto a venda no mercado.
Então decidi deixar de lado o meu código, que alem de gravar pic, montar circuito impresso e soldar componentes, ainda correria o risco de não funcionar dentro das minhas expectativas, então, resolvi comprar o já prontinho no mercado de controladores.
E não foi caro, apenas 40,00.
Visto isso, resolvi criar uma teclado iluminado.
Tive que sacrificar uma telefone para aproveitar a película do teclado telefônico para que ele ficasse com iluminação interna.
Isso me tomou um certo tempo, depois disso foi só ligar o teclado ao controlador.
2ª passo. Chave geral e Botão de start.
No inicio pensei em usar uma chave geral simples, daí, lembrei da chave de caça que existe aos montes no ML, isso foi resolvido rápido, o pior foi o próprio botão de start.
Tive que sacrificar um gabinete de PC inteiro para retirar o botão e a base do botão.
3ª passo. Funcionamento:
Imagine que você entre no carro com o seu controle remoto do seu velho alarme.
Ele destrava as portas e finalmente o carro esta aberto.
Depois que você se senta e fecha a porta, executa a seguinte operação:
1ª Liga-se a chave geral, o painel acende junto com o teclado numérico.
2ª digita-se uma senha de 6 dígitos, que quando confirmada acende o botão de start.
3ª Uma vez digitado a senha correta o led do botão de start acende e aí é só aperta-lo.
4ª nesse momento existe um relê sendo comandado tanto pela central como que pelo botão de start, onde atuara nos fios da ignição que já esta derivada para este relê.
O visual ficou muito bom, agora não é preciso chave de partida para ligar o carro, uma vez que as portas são destravadas no controle remoto, e a ignição é acionada por uma senha cadastrada, enfim, você só precisa da chave para abastecer.
Se por acaso o sistema não funcionar por qualquer falha, basta simplesmente usar a chave normal do carro, e tudo funciona.



Com o nome bonito de ENGINE START decidi eu mesmo adaptar uma maneira de deixar meu Monza 93 com o mesmo tipo de sistema.
Visto isso resolvi inovar e abusar um pouco mais da tecnologia, e acabei criando o meu ( Sistema de ignição via código de acesso).
1ª passo: encontrar um sistema de acesso via teclado numérico.
Quando decidi programar uma linha de comando em C para a gravação de um PIC, já estava quase terminando quando encontrei o mesmo código já pronto a venda no mercado.
Então decidi deixar de lado o meu código, que alem de gravar pic, montar circuito impresso e soldar componentes, ainda correria o risco de não funcionar dentro das minhas expectativas, então, resolvi comprar o já prontinho no mercado de controladores.
E não foi caro, apenas 40,00.
Visto isso, resolvi criar uma teclado iluminado.
Tive que sacrificar uma telefone para aproveitar a película do teclado telefônico para que ele ficasse com iluminação interna.
Isso me tomou um certo tempo, depois disso foi só ligar o teclado ao controlador.
2ª passo. Chave geral e Botão de start.
No inicio pensei em usar uma chave geral simples, daí, lembrei da chave de caça que existe aos montes no ML, isso foi resolvido rápido, o pior foi o próprio botão de start.
Tive que sacrificar um gabinete de PC inteiro para retirar o botão e a base do botão.
3ª passo. Funcionamento:
Imagine que você entre no carro com o seu controle remoto do seu velho alarme.
Ele destrava as portas e finalmente o carro esta aberto.
Depois que você se senta e fecha a porta, executa a seguinte operação:
1ª Liga-se a chave geral, o painel acende junto com o teclado numérico.
2ª digita-se uma senha de 6 dígitos, que quando confirmada acende o botão de start.
3ª Uma vez digitado a senha correta o led do botão de start acende e aí é só aperta-lo.
4ª nesse momento existe um relê sendo comandado tanto pela central como que pelo botão de start, onde atuara nos fios da ignição que já esta derivada para este relê.
O visual ficou muito bom, agora não é preciso chave de partida para ligar o carro, uma vez que as portas são destravadas no controle remoto, e a ignição é acionada por uma senha cadastrada, enfim, você só precisa da chave para abastecer.
Se por acaso o sistema não funcionar por qualquer falha, basta simplesmente usar a chave normal do carro, e tudo funciona.



