Tá esquentando mas não ferve.

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Falcon
Mensagens: 2
Registrado em: 26 Fev 2013, 12:39
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Tá esquentando mas não ferve.

Mensagem não lida por Falcon »

Saudações a todos. Gostaria de poder contar com a orientação dos mais experientes.

Tenho um Monza GLS 95/95 a gasolina/GNV. Sempre me orgulhei de que ele não esquentava. Ou seja, o máximo que o ponteiro da temperatura chegava era no 1/4 da escala. Isto acontecia mesmo no maior congestionamento com sol de 40º(moro no Rio de Janeiro) e ar condicionado ligado. Ou seja, não tinha problema de temperatura com meu Monza. Ocorre que de um tempo para cá, principalmente com o ar condicionado ligado(só ando com ele ligado), a temperatura sobe até quase atingir a faixa vermelha. O que acho estranho, é o fato de que o carro não ferve de jeito nenhum. Cabe ressaltar o fato de que nesta condição, o reservatório de agua não expulsa agua. Notei também, que nesta condição, todas as mangueiras do sistema de arrefecimento ficam muito "inchadas" como se a pressão dentro do sistema fosse e tenho certeza que é, excessiva. Outro detalhe, o nível de agua, não baixa. Todo dia pela manhã quando vou ligar o carro com o motor frio, o nível está normal. Um fato que acho estranho, é que quando a temperatura está lé em cima, quase no vermelho, se eu desligar o ar condicionado, a temperatura desce um pouco, chegado aos 3/4 da escala. Outro detalhe, quando a temperatura está lé em cima o ar condicionado perde a eficiência. Dá para sentir que ele desliga. Alguém tem alguma idéia do que seja o problema do meu Monza? Um detalhe, o radiador é novo(marca Valeo). Uma dúvida, existe diferença de radiador para monza com ar e sem ar? Desde já, grato pela atenção.
sle1989
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 708
Registrado em: 02 Set 2011, 14:28
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Re: Tá esquentando mas não ferve.

Mensagem não lida por sle1989 »

Falcon,

Primeiramente, seja bem vindo ao fórum.
Quanto ao problema de aquecimento do monza, creio que possa ser a Válvula Termostática travada fechada, o que explicaria os sintomas, pois a água não circula.
Quanto a diferenciação do radiador, pelo menos nos caixotes existe diferença pra monza com AC e/ou automatic, nos tubarões não sei te informar se são diferentes.
Fotos do automatic -> viewtopic.php?f=33&t=22514

Imagem
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Tá esquentando mas não ferve.

Mensagem não lida por waldir »

Falcon,

Seria interessante acompanhar num scanner a temperatura como se comporta realmente e no mesmo instante avaliar
os Sensores de temperatura, o que fornece informação para a UCE e o do painel.

A válvula termostática está instalada e funcionando?

A ventoinha está ligando regularmente?

Há aditivo em proporção correta no liquido de arrefecimento?
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17769
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Tá esquentando mas não ferve.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Com relação a dúvida sobre aplicação dos radiadores, os radiadores Delphi (original do Monza tubarão), o Visconde e o Sofica tem aplicação diferente para ar condicionado e sem ar condicionado. O Valeo tem a mesma aplicação para os dois modelos.
Posso estar enganado entre o Valeo e o Sofica um dos dois tem a aplicação igual para os dois modelos. Seria bom se informar e ter certeza com fabricante, pelo SAC.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Tá esquentando mas não ferve.

Mensagem não lida por coy »

Opa amigo, Primeiro seja bem vindo.
Segundo, vc recentemente fez alguma manutenção no seu AC?
Se sim vc deve ter posto o gaz refrigerante R134, e pode ser este o motivo do aquecimento de seu carro com AC ligado, isto ocorre mais em locais em que vc é obrigado a andar em baixas velocidades?
Já vi isto acontecer com alguns amigos e agora mesmo eu estou tendo problemas parecidos mais não esta aquecendo tanto pois ando mais em alta que em baixa (pois como moro em Itaguai o transito é melhor).
Posso até estar errado mais vale a pena verificar.
Terceiro;
Temos encontros mensais aqui no Rio, onde trocamos experiencias sobre nossos Monzas e fazemos boas e novas amizades, se desejar participar veja nosso topico:
viewtopic.php?f=19&t=25956
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
elizeu pereira
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 17
Registrado em: 16 Abr 2013, 19:59
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Tá esquentando mas não ferve.

Mensagem não lida por elizeu pereira »

boa noite falcon eu concorcordo com o nosso amigo sle1989 que é a valvula termostatica travada fechada enferujada eu estava com o mesmo problema troquei a valvula e acabou o problema gastei 54,70 e ficou file eu queria te pedir uma informação eu quero por gnv no meu gls 2.0 95/96 e tenho duvida se vale a pena desde ja agradeço falo um abraço.
rodrigoschneider
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 241
Registrado em: 06 Ago 2012, 05:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Tá esquentando mas não ferve.

Mensagem não lida por rodrigoschneider »

elizeu pereira escreveu:boa noite falcon eu concorcordo com o nosso amigo sle1989 que é a valvula termostatica travada fechada enferujada eu estava com o mesmo problema troquei a valvula e acabou o problema gastei 54,70 e ficou file eu queria te pedir uma informação eu quero por gnv no meu gls 2.0 95/96 e tenho duvida se vale a pena desde ja agradeço falo um abraço.
aki eu respondo, depende.... qto voce roda por dia? mais que 50km? faz mais de 1000km/mes?
se for sim vale apena sim mas ele soh vai se pagar depois de algum tempo.......
Imagem
tiagopbastos
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 58
Registrado em: 23 Nov 2010, 18:15
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Tá esquentando mas não ferve.

Mensagem não lida por tiagopbastos »

Ola amigo, ha um bom tempo atrás meu carro estava com os mesmos sintomas, esquentava mas não fervia e quando estava em condições normais a temperatura não passava de 1/4 porem o meu estava sem a válvula termostática. Quando levei ao mecânico ele foi direto na válvula termostática e confirmou que não existia a mesma, a segunda opção foi a bomba d'agua, que foi confirmado logo depois de retirar.

Abraço
UP's
Alarme original reativado
Antena elétrica
Farol neblina
Farol AUX
Responder