Fazer um curto-circuito na resistência da ventoinha

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
monzausado
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 234
Registrado em: 29 Nov 2009, 17:06
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Fazer um curto-circuito na resistência da ventoinha

Mensagem não lida por monzausado »

a grande preocupação seria o aumento do consumo de energia, o sistema atual comportaria???

a instalação de uma segunda ventuinha é viável??
sei que teu radiador é muito maior que o do meu, e não tenho acesso a um monza mais novo para poder analisar a situação, mas seria possivel instalar uma ventuinha na frente do radiador empurrando o ar como nos importados???
teoricamente, funcionaria, mas o gerador de carga suportará?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17772
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Fazer um curto-circuito na resistência da ventoinha

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

monzausado escreveu:a grande preocupação seria o aumento do consumo de energia, o sistema atual comportaria???

a instalação de uma segunda ventuinha é viável??
sei que teu radiador é muito maior que o do meu, e não tenho acesso a um monza mais novo para poder analisar a situação, mas seria possivel instalar uma ventuinha na frente do radiador empurrando o ar como nos importados???
teoricamente, funcionaria, mas o gerador de carga suportará?
Sim é possível instalar uma ventoinha auxiliar. O Diego Paiva e outros aqui do fórum fizeram isso. Segundo eles, a eficiência do A/C melhorou com essa adaptação.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
xande do abv
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1007
Registrado em: 31 Ago 2012, 18:26
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Fazer um curto-circuito na resistência da ventoinha

Mensagem não lida por xande do abv »

Carlos A. Freire escreveu:No meu Monza GLS 96 aciona primeiro a 1ª velocidade, depois de um tempo entra a 2ª. Depois fica alternando entre 1ª e 2ª velocidades. Mas me parece que nos modelos anteriores não é assim. Pelo menos há divergências no funcionamento da ventoinha em outros tópicos passados.


Abs,

Carlos Freire
o meu e assim tambem :smt023 depois que coloquei uma ventoinha nova a 1vel.ta mais forte e ta gelando bem a outra ja devia estar cansada :smt023
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17772
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Fazer um curto-circuito na resistência da ventoinha

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

No meu Monza GLS 96, não tenho deficiência no funcionamento do A/C, mesmo no trânsito. Já tive no RJ em alguns eventos do Monza Clube e em Cuiabá, cidades mais quentes comparado a São Paulo e o A/C não teve problemas de eficiência. Aliás, em Cuiabá não tem como não usar A/C, rsrsrs!!!

A Ventoinha do meu Monza foi trocada a alguns anos atrás por conta de ruídos. Coloquei nova original GM, comprada na Accioly.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Fazer um curto-circuito na resistência da ventoinha

Mensagem não lida por Leocastro »

Bem, deixar o sistema funcionando com a resistência com um jumper, é perigoso e pode sobrecarregar o circuito da primeira velocidade da ventoinha, visto que a corrente é maior, não é apenas teoria, de fato isto aconteceu com o meu SLE 1990, e com um Classic 89 de um amigo meu. Este Classic, estava aquecendo muito o relé da primeira velocidade da ventoinha e, após instalar a resistência, não teve mais problemas.
Se quiser aumentar a eficiência do AC, instale a ventoinha auxiliar! Lembrando que, isso só altera o funcionamento, com o carro parado, andando, a ventoinha auxiliar não faz diferença!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Fazer um curto-circuito na resistência da ventoinha

Mensagem não lida por frfavoreto »

Leocastro escreveu:Bem, deixar o sistema funcionando com a resistência com um jumper, é perigoso e pode sobrecarregar o circuito da primeira velocidade da ventoinha, visto que a corrente é maior, não é apenas teoria, de fato isto aconteceu com o meu SLE 1990, e com um Classic 89 de um amigo meu. Este Classic, estava aquecendo muito o relé da primeira velocidade da ventoinha e, após instalar a resistência, não teve mais problemas.
Se quiser aumentar a eficiência do AC, instale a ventoinha auxiliar! Lembrando que, isso só altera o funcionamento, com o carro parado, andando, a ventoinha auxiliar não faz diferença!
A corrente continua sendo a mesma, o que aumenta é a tensão para 12V na ventoinha e consequentemente a potência consumida. Tanto que o circuito das 1ª e 2ª são exatamente os mesmos exceto pela presença de um resistor em série, o que não altera a corrente.

No seu caso pode ter sido algum mal contato. Inclusive quem quiser fazer o que eu fiz tem que fazer direito para não ficar com mal contato, isso sim gera superaquecimento nos pontos de fiação podendo derreter os contatos.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Fazer um curto-circuito na resistência da ventoinha

Mensagem não lida por Leocastro »

frfavoreto escreveu:
Leocastro escreveu:Bem, deixar o sistema funcionando com a resistência com um jumper, é perigoso e pode sobrecarregar o circuito da primeira velocidade da ventoinha, visto que a corrente é maior, não é apenas teoria, de fato isto aconteceu com o meu SLE 1990, e com um Classic 89 de um amigo meu. Este Classic, estava aquecendo muito o relé da primeira velocidade da ventoinha e, após instalar a resistência, não teve mais problemas.
Se quiser aumentar a eficiência do AC, instale a ventoinha auxiliar! Lembrando que, isso só altera o funcionamento, com o carro parado, andando, a ventoinha auxiliar não faz diferença!
A corrente continua sendo a mesma, o que aumenta é a tensão para 12V na ventoinha e consequentemente a potência consumida. Tanto que o circuito das 1ª e 2ª são exatamente os mesmos exceto pela presença de um resistor em série, o que não altera a corrente.

No seu caso pode ter sido algum mal contato. Inclusive quem quiser fazer o que eu fiz tem que fazer direito para não ficar com mal contato, isso sim gera superaquecimento nos pontos de fiação podendo derreter os contatos.
Um ohm é o valor da resistência com que um volt manterá uma corrente de um
ampère.
( I ) A corrente é o que flui em um fio ou em um condutor como a água que flui em
um rio. A corrente flui dos pontos de alta tensão aos pontos de baixa tensão na
superfície de um condutor. A corrente é medida em ampères (A).
( E ) A tensão é a diferença em um potencial elétrico entre dois pontos em um
circuito. É o impulso ou a pressão atrás da corrente que corre através de um
circuito, e é medida em volts ( V ).
( R ) A resistência determina quanta corrente correrá através de um componente.
Os resistores são usados para controlar a tensão e níveis de corrente. Uma
resistência muito elevada permite que pouca corrente flua. Uma resistência muito baixa permite que uma grande quantidade de corrente flua
. A resistência é medida
em ohms.

Logo, como tu tinha uma resistência X, mesmo que de pouco valor, e, tirou ela, logo, terá uma baixíssima resistência, aumentando a quantidade de corrente!
Outra coisa, a primeira velocidade, não é só pro AC!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
gabri_hawk
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 886
Registrado em: 11 Mar 2008, 22:52
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Fazer um curto-circuito na resistência da ventoinha

Mensagem não lida por gabri_hawk »

A razão para ela ter 2 velocidades é a variação da pressão do AC. As pressões do sistema de AC (com r134) são de 200 a 250 psi para a linha de alta e de 30 a 35 psi para a linha de baixa. Essas pressões não são atingidas instantaneamente quando se liga o AC. Por isso que alguns carros só armam o segundo estágio ventoinha quando o pressostato de alta sente a pressão aumentar . Com mais ventilação a pressão diminui . O ciclo se repete. Assim você otimiza o funcionamento do AC , não fica com aquele barulho de ventoinha no segundo estágio o tempo todo e economiza combustível pois é menos uma carga para o alternador gerar que faz com que ele pese menos no motor.
Imagem De pelado à completíssimo , tudo feito em casa. Tudo funcionando maravilhosamente bem !
Responder