Junta do cabeçote - Troca

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
WizardMaster
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1026
Registrado em: 10 Mar 2011, 13:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Junta do cabeçote - Troca

Mensagem não lida por WizardMaster »

Amigos, problemas.
Bem depois da limpeza do sistema de arrefecimento, aplicação de nova valvula termostática e cebolão, troca de mangueira da VT, isolamento do sistema de ar quente, adição de aditivo em proporção correta, reapertos em abraçadeiras que escapavam pressão e uma mangueira que tem um "joelho" que pingava agua o qual tbm reapertei, nenhum vazamento era dectado, de umas semana pra cá a agua do reservatório começou a baixar até secar (pior que antes do trampo no sistema) , hj após parar por um tempo com o carro e dar partida o motor girava como se faltasse gasolina, só na terceira tentativa pegou...passei em um mecânico p/ sanar minha hipótese de junta do motor queimada e ao ver as mangueiras estufadas de tanta pressão e abrir a tampa do motor ele constatou agua misturada ao óleo e logo condenou a junta que está queimada e disse que eu tinha duas opções ou dxar o carro parado ou consertar, mas se eu dxar o carro parado pode agravar o problema devido a agua nos cilindros que causariam a ferrugem dos mesmos (acho que é isso).
Bem galera agora tou correndo atrás de mais este problema no monzão...tou muito pra baixo com isso :cry:
Como tinha planos de eu mesmo trocar o cilindro mestre dele que está com problemas vou mandar fazer este trampo la na mecãnica.
Estou intrigado com essa junta visto que foi trocada a seis meses junto aos anéis...pensei que ela duraria muito mais.
Apressei o valor e ele me disse que no maximo gastaria $500 com todo o trabalho (provavelmente teria que plainar o cabeçote fora o óleo novo e aditivo pro sistema de arrefecimento.
Bem o óleo do motor e filtro eu mesmo tinha trocado ñ faz nem 100km ou seja, $70 jogados fora no filtro e óleo Castrol novos. :smt011 :smt010

Será que foi super aquecimento do motor devido ao novo cebolão 92° e válvula termostática 92°...mas ñ constatei super aquecimento no painel, a ventuinha disparava antes do meio do marcador...porém andei com o carro com reservatório seco por algumas veses pq saia cheio e quando voltava stava vazio.
Bem fica as fotos do bendito liquido leitoso:
Imagem
Imagem

Outro detalhe...uma semana antes do constatado o carro estava três dias parado e ao abrir a tampa do reservatório de agua para completa-lo o mesmo tinha muita pressão.
Mas agora tenho mais experiência, um novo mecânico e nada de pçs com marcas duvidosas como usava com ex-mecânico.

Bem galera é isso aí, aguardo opniões de vcs :smt010

Abraços.
Primeiro e atual carro, desde 14/04/11:
Meu monza:

http://migre.me/9wigG
Faça você mesmo:
Cárter e defletor - Troca:
http://migre.me/9wig2
Bomba e caixa da direção hidráulica - Troca:
http://migre.me/9wii8
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9169
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Junta do cabeçote - Troca

Mensagem não lida por luiz sle »

Dá pra fazer em casa, só vai gastar com um bom torquímetro e as juntas. É fácil de fazer.

Tem que ver o porque essa junta queimou. Junta de má qualidade, falta de aditivo ou o carro aqueceu.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Junta do cabeçote - Troca

Mensagem não lida por waldir »

Wizard,
sinto muito pelo transtorno e pelo prejuizo (óleo e aditivo)
Ou rompeu a junta ou o encosto da galeria do cabeçote e passou água para o duto de óleo. Pode ter sido falta de aperto coordenado conf. manual de resparos. Posicionamento inicial via torquimetro e depois a série de apertos. Tem alguns mecânicos que não sabem disso (pra eles aperto é aperto). E se nunca usou aditivo pode ter corroido o assentamento das galerias do cabeçote e precisa encher com solda e aplainar
Pode-se fazer em casa economizando 50% ( que equivale à mão de obra) isto se vc tiver habilidade e coragem. Tem tutorial referente à troca.
Mesmo se vc fizer, deve levar numa retífica para avaliação de planicidade mesmo que não precise de solda nas galerias.

Se for fazer vc mesmo, deve secar o comando de válvulas e demais peças e esgotar o carter... tirando-o para secar a parte de baixo e trocar a junta dele.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17772
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Junta do cabeçote - Troca

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

A aplicação da VT e o cebolão não podem ser responsabilizados por queima da junta de cabeçote, a não ser que erro nos procedimentos de remoção do ar no sistema de arrefecimento.

Bom, para misturar água com óleo de motor, pode ser junta de cabeçote queimada, trincas interna no cabeçote ou, no caso do Monza, onde vai alojada a bomba d'água, no bloco tem um bujão, que por falta de manutenção no sistema de arrefecimento ao longo dos anos, pode apodrecer e causar o sintoma.

Se confirmado que a junta de cabeçote queimou, terá mesmo de plainar a face do cabeçote.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
timm_65
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 339
Registrado em: 17 Jan 2009, 15:58
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Junta do cabeçote - Troca

Mensagem não lida por timm_65 »

Carlos A. Freire escreveu:
....onde vai alojada a bomba d'água, no bloco tem um bujão, que por falta de manutenção no sistema de arrefecimento ao longo dos anos, pode apodrecer e causar o sintoma.....

Abs,

Carlos Freire
Isso ai eu citei no meu topico sobre a troca da junta do cabeçote,

http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... =3&t=23008

meu 3° post e ninguem percebeu. Tem como trocar esse bujao? Pois o rapaz da retifica me alertou disso e acho que ele tem razao tbm. Só nao tirei a bomba d'agua pra olhar porque ele disse que tem que baixar o motor pra poder enxergar o bujao.
Atual VCD 98 azul trindade perolizado

Fotos ex-monza: viewtopic.php?f=33&t=7993
WizardMaster
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1026
Registrado em: 10 Mar 2011, 13:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Junta do cabeçote - Troca

Mensagem não lida por WizardMaster »

Luiz.
prefiro mandar arrumar luiz, tenho vontade de arrumar todo problema que aparece no meu carro mas tem coisa que precisa ter coragem e habilidade e p/ mim se tiver que mexer em motor prefiro ñ arriscar.
To achando que vai ser junta de má qualidade ou falta de liquido de arrefecimento.

Waldir.
Pois então meu caro Waldir tou muito mais "sentido" com o óleo...foi um baita desperdício.
Realmente p/ fazer tudo isso tem que ter coragem, habilidade e ferramenta certa o que p/ mim um simples iniciante em mecânica monza ta bem longe.
Vou verificar o torque correto e dependendo até imprimo pra levar no mecânico assim creio que ficará sem chance de erro algum no trabalho.

Então o cárter deverá ser removido e limpo?!...no meu caso a junta do meu cárter é no próprio defletor de óleo (sabó) eu mesmo fiz a troca do cárter + defletor com a ajuda dos amigos aqui, foi uma luta mas tive excelente resultado nunca mais vi vazamento de óleo.A questão aí é a seguinte, terei de comprar outro defletor ou basta limpa-lo bem usando um solvente?

Carlos A. Freire.
Meu caro amigo carlos, e pensar que me deu a maior força p/ realizar a troca do silindro e tudo mais hein, agora vou mandar trocar no mecânico.
Bem acredito que ñ errei no procedimento de remoção de ar do sistema visto que fiz tudo com muito cuidado, mas ñ descarto a hipótese de ter entrado ar no sistema devido as falta de agua no reservatório (se é que pode acontecer).

Sobre as possíveis causas do problema, o que provoca o trincamento interno no cabeçote?
Bem esse bujão nem sabia da existência e ñ sei do seu estado muito menos o ex-mexanico quando abriu o motor me alertou para tal desgaste.

Timm_65
Espero que alguém te responda pq eu tbm tenho a mesma duvida.

No mais amigos, obrigado pelo apoio e força...vou aproveitar p/ trocar o esticador e correia dentada mas dependendo do total que vou gastar infelizmente deixarei o carro de molho la na mecânica...tenho vontade de dar uma completa geral em toda parte mecânica nesse querido monza p/ dxar novo porém tenho que gastar tal grana em um outro sonho, se é que me entendem.

Abraços e assim que tiver novidades postarei aqui.
Primeiro e atual carro, desde 14/04/11:
Meu monza:

http://migre.me/9wigG
Faça você mesmo:
Cárter e defletor - Troca:
http://migre.me/9wig2
Bomba e caixa da direção hidráulica - Troca:
http://migre.me/9wii8
WizardMaster
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1026
Registrado em: 10 Mar 2011, 13:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Junta do cabeçote - Troca

Mensagem não lida por WizardMaster »

Outra coisa, quando troquei recentemente as velas do carro, as antigas de marca duvidosa GAMA (ex-mexânico novamente) troca feita por mim mesmo com algo em torno de 40 mil KM ao remover-las estavam com uma cor preto fosco mas ñ apresentavam deteorização nas "agulhas"...essa tonalidade de cor é normal?
Desde então venho usando as GNK-BP5ES e estão com 13.300Km rodados, agora vou ver como estão após tal problema constatado.
Primeiro e atual carro, desde 14/04/11:
Meu monza:

http://migre.me/9wigG
Faça você mesmo:
Cárter e defletor - Troca:
http://migre.me/9wig2
Bomba e caixa da direção hidráulica - Troca:
http://migre.me/9wii8
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17772
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Junta do cabeçote - Troca

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Wizard, a junta queima por conta de super aquecimento ou aplicação de torque e sequência de apertos incorretos. O cabeçote trica por super aquecimento ou choque térmico.

Para super aquecer, não é preciso a temperatura da água chegar no vermelho. Há situações que podem deixar o cilindro em temperaturas extremas, como subida de serra, sem que o motor ferva literalmente. Há ainda outras situações.

A vela para Monza gasolina NKG é BPR5ES-11 ou BPR5EY

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder