Conta-giros oscilando quando motor quente
- waldir
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Conta-giros oscilando quando motor quente
Carlos Freire e Amigos
Semana retrasada eu tive problema com a VT fechada e andei uns dias com a ventoinha na velocidade 2 que não desligava até descobrir e trocar a VT e dava aceleração (mangueira do MAP rachada (atualmente está difícil achar mangueirinhas que prestem).
Após isso dei uma verificada na bobina impulsora e fiz a troca (nova com 800 ohms), substitui cabos e velas (medi a impedância para ver se estavam dentro do parâmetro). Achei a mangueira do Map (joelho) rachada e 2 mangueiras na Flauta rachadas e a mangueira do coletor de adm. ao servofreio rachada na base na abraçadeira. Dei uma geral e após isso o desempenho ficou redondo ou quase, isto é, apos ligar a ventoinha (motor quente) pela manhã no percurso que faço não apresenta o problema, e quando estou no congestionamento principalmente as 18 horas em marcha lenta percebo o conta-giros oscilando em segundos vai e volta de 900 a 1100 RPM.
Carlos e Amigos, vocês teriam ideia do que pode estar influenciando? Pensei na bobina impulsora que troquei... Será que ainda há alguma entrada de ar falso por dilatação?
Agradeço pistas para achar o defeito.
waldir
Semana retrasada eu tive problema com a VT fechada e andei uns dias com a ventoinha na velocidade 2 que não desligava até descobrir e trocar a VT e dava aceleração (mangueira do MAP rachada (atualmente está difícil achar mangueirinhas que prestem).
Após isso dei uma verificada na bobina impulsora e fiz a troca (nova com 800 ohms), substitui cabos e velas (medi a impedância para ver se estavam dentro do parâmetro). Achei a mangueira do Map (joelho) rachada e 2 mangueiras na Flauta rachadas e a mangueira do coletor de adm. ao servofreio rachada na base na abraçadeira. Dei uma geral e após isso o desempenho ficou redondo ou quase, isto é, apos ligar a ventoinha (motor quente) pela manhã no percurso que faço não apresenta o problema, e quando estou no congestionamento principalmente as 18 horas em marcha lenta percebo o conta-giros oscilando em segundos vai e volta de 900 a 1100 RPM.
Carlos e Amigos, vocês teriam ideia do que pode estar influenciando? Pensei na bobina impulsora que troquei... Será que ainda há alguma entrada de ar falso por dilatação?
Agradeço pistas para achar o defeito.
waldir
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Re: Conta-giros oscilando quando motor quente
Remova e limpe o atuador de marcha lenta e seu local no TBI.
Verifique ainda outros possíveis locais de entrada falsa de ar e, respiro do motor obstruído.
Abs,
Carlos Freire
Verifique ainda outros possíveis locais de entrada falsa de ar e, respiro do motor obstruído.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Conta-giros oscilando quando motor quente
Carlos,
Eu limpei o TBI e o Motor de Passo e a impedância do mesmo está dentro dos parâmetros... Vou verificar novamente.
Vou colocar uma cola de silicone no encaixe da válvula do servo freio devido a mangueira ser grossa (não é a original) e pode estar
flexionando a a válvula. O TBI está com as guarnições/juntas novas e bem apertado e com dois anéis na junção da caixa do filtro contra o TBI para evitar entrada falsa.
Vou procurar com calma por que não está interferindo na aceleração, não há 'vazios'.
Estou desconfiado da mangueirinha que vai para a Válvula Thermac.
obrigado
Eu limpei o TBI e o Motor de Passo e a impedância do mesmo está dentro dos parâmetros... Vou verificar novamente.
Vou colocar uma cola de silicone no encaixe da válvula do servo freio devido a mangueira ser grossa (não é a original) e pode estar
flexionando a a válvula. O TBI está com as guarnições/juntas novas e bem apertado e com dois anéis na junção da caixa do filtro contra o TBI para evitar entrada falsa.
Vou procurar com calma por que não está interferindo na aceleração, não há 'vazios'.
Estou desconfiado da mangueirinha que vai para a Válvula Thermac.
obrigado
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Re: Conta-giros oscilando quando motor quente
Com vacuômetro graduado, se verifica entrada falsa de ar, assentamento de válvulas, problemas na ignição...
Com scanner, além de testes de funcionamento dos sensores, com valores de tempo de injeção e da relação A/F, se verifica sem tem algo errado com a injeção e ou com a ignição.
Abs,
Carlos Freire
Com scanner, além de testes de funcionamento dos sensores, com valores de tempo de injeção e da relação A/F, se verifica sem tem algo errado com a injeção e ou com a ignição.
Abs,
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Re: Conta-giros oscilando quando motor quente
Carlos,
vou revisar as mangueiras e se não resolver vou procurar uma oficina com scanner
e ver tempo de ignição etc.
Embora o motor tenha aquecido bem devido a VT ele não passou dos 105º pelo menos o que mostrava no painel.
Obrigado, já são várias pistas.
vou revisar as mangueiras e se não resolver vou procurar uma oficina com scanner
e ver tempo de ignição etc.
Embora o motor tenha aquecido bem devido a VT ele não passou dos 105º pelo menos o que mostrava no painel.
Obrigado, já são várias pistas.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
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Re: Conta-giros oscilando quando motor quente
.
Cuidado amigo, a vt travada fechada "pode" causar super aquecimento no cabeçote (danificando válvula, junta... ), o marcador de temperatura não vai indicar a temperatura correta. Queimei uma junta por causa disto, no caso estava com pistola de temperatura e pude averiguar a diferença de valores entre a marcação no marcador de temperatura e a temperatura indicada pela pistola, porém nossos carros são diferentes modelos, etc. Seria sensato isto ser levado em conta.
Outra questão : na minha opinião de semi leigo em EFI, pode tbm ser problema na ignição, algo como o fio que manda a informação de rotação para o marcador estar com algum tipo de problema de contato etc...
abraço
Cuidado amigo, a vt travada fechada "pode" causar super aquecimento no cabeçote (danificando válvula, junta... ), o marcador de temperatura não vai indicar a temperatura correta. Queimei uma junta por causa disto, no caso estava com pistola de temperatura e pude averiguar a diferença de valores entre a marcação no marcador de temperatura e a temperatura indicada pela pistola, porém nossos carros são diferentes modelos, etc. Seria sensato isto ser levado em conta.
Outra questão : na minha opinião de semi leigo em EFI, pode tbm ser problema na ignição, algo como o fio que manda a informação de rotação para o marcador estar com algum tipo de problema de contato etc...
abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
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- waldir
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Re: Conta-giros oscilando quando motor quente
DÉCO, bom retorno"
A temperatura não passou dos 110ºC fiz o percurso com a ventoinha ligada na segunda velocidade e onde podia eu dava uma esticada para o vento ajudar um pouco. Na verdade a VT abria quase nada uns 2mm no teste da panela depois que eu a substitui. A nova abre o dobro uns 5mm para dar passagem.
Como eu disse antes foi uma somatória de coisas, mangueiras rachadas que substitui e hoje dei uma verificada geral nas mangueiras e substitui a da válvula Thermac que estava ressecada e rachada. Vou ver à tarde no congestionamento como se comporta.
obrigado.
A temperatura não passou dos 110ºC fiz o percurso com a ventoinha ligada na segunda velocidade e onde podia eu dava uma esticada para o vento ajudar um pouco. Na verdade a VT abria quase nada uns 2mm no teste da panela depois que eu a substitui. A nova abre o dobro uns 5mm para dar passagem.
Como eu disse antes foi uma somatória de coisas, mangueiras rachadas que substitui e hoje dei uma verificada geral nas mangueiras e substitui a da válvula Thermac que estava ressecada e rachada. Vou ver à tarde no congestionamento como se comporta.
obrigado.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
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Re: Conta-giros oscilando quando motor quente
Oi Waldir, eu tive problema com alterações na rotação de marcha lenta com o meu Vectra. É verdade que injeção é diferente. No meu caso era leitura errada pela CPU devido ao mau contato com sensor da marcha lenta e descobri também que havia mau contato com o conector da sonda lambda. Quando eu fiz a limpeza nos conectores tudo voltou ao normal. Quase comprei um novo sensor de marcha lenta que na ocasião custava R$380,00 sem necessidade. Nunca mais tive problemas com a marcha lenta. isso foi em 2013.
Pode ser que eu estou falando "abobrinha", mas vi na web que grande parte dos problemas da injeção eletrônica é devido a mau contado nos conectores, principalmente quando ficam "velhos" como é o caso de nossos "possantes".
O interessante é que no caso do Vectra havia momentos que marcha lenta ficava boa, mas principalmente quando o motor estava quente ela ficava em certa de 1.200 RPM.
Pode ser de ajuda dar uma olhada nessa questão dos conectores como estão.
Abraços,
Gilmar
Pode ser que eu estou falando "abobrinha", mas vi na web que grande parte dos problemas da injeção eletrônica é devido a mau contado nos conectores, principalmente quando ficam "velhos" como é o caso de nossos "possantes".
O interessante é que no caso do Vectra havia momentos que marcha lenta ficava boa, mas principalmente quando o motor estava quente ela ficava em certa de 1.200 RPM.
Pode ser de ajuda dar uma olhada nessa questão dos conectores como estão.
Abraços,
Gilmar
Vectra 97 GLS