Boa-noite pessoal.
Deixei meu Monza parado por alguns anos e recentemente resolvi funciona-lo novamente, dentre muitos problemas que apareceram, um deles foi o chicote em diversas partes todo roído por ratos. Fiz as emendas que deram e finalmente deu para ligar o carro.
Agora vamos aos problemas: os fios dos presostatos estão fora dos pinos, a primeira velocidade do ventilador do radiador fica armada direto, e o compressor também armado direto, mesmo com a alavanca do ar no off ou na posição de ventilação, só a velocidade máxima do ventilador interno está funcionando, o ar não sai gelado, deve estar sem gás e por esse motivo o compressor não deveria estar atracado.
Já desmontei a chave do acionamento do ar condicionado para verificar algum possível defeito, nada de anormal, já substitui os relés da cx de fusíveis e testei todos os fusíveis e os problemas persistem. Preciso do esquema de ligação dos presostatos e alguma solução, socorro.
Obrigado.
Chicote roído pelo rato
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Chicote roído pelo rato
Ramirez
O eletroventilador entrar sempre na alta velocidade e o compressor acionar sempre pode ter a ver com os pressostatos.
Já o ventilador interno só funcionar na velocidade 4 geralmente tem a ver com o relé errado. O relé do ventilador interno tem um contato a mais que todos os demais (embora pareça igual) e sem esse contato as outras velocidades não funcionam.
Claro que estou falando nas possibilidades mais prováveis. Os ratos podem ter comido algum fio correspondente.
Eu já tive esse tipo de problema, mas no meu caso só comeram o isolamento plástico do fio do alarme. Não comeram o cobre. Nem acho que apreciem comer metal.
Coloquei no cofre do motor uma tampinha de garrafa pet com um veneno para rato. Não é o chumbinho, é um veneno vendido legalmente em supermercados, e apresenta-se como pastilhas cor de rosa. Se for usar, cuidado com o veneno. Não deixe cair no chão da garagem nem jogue no lixo. Algum cachorro ou gato pode morrer se ingerir o treco. Ou mesmo uma criança, pois o aspecto é convidativo.
Abs
O eletroventilador entrar sempre na alta velocidade e o compressor acionar sempre pode ter a ver com os pressostatos.
Já o ventilador interno só funcionar na velocidade 4 geralmente tem a ver com o relé errado. O relé do ventilador interno tem um contato a mais que todos os demais (embora pareça igual) e sem esse contato as outras velocidades não funcionam.
Claro que estou falando nas possibilidades mais prováveis. Os ratos podem ter comido algum fio correspondente.
Eu já tive esse tipo de problema, mas no meu caso só comeram o isolamento plástico do fio do alarme. Não comeram o cobre. Nem acho que apreciem comer metal.
Coloquei no cofre do motor uma tampinha de garrafa pet com um veneno para rato. Não é o chumbinho, é um veneno vendido legalmente em supermercados, e apresenta-se como pastilhas cor de rosa. Se for usar, cuidado com o veneno. Não deixe cair no chão da garagem nem jogue no lixo. Algum cachorro ou gato pode morrer se ingerir o treco. Ou mesmo uma criança, pois o aspecto é convidativo.
Abs
Luiz Carlos
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Re: Chicote roído pelo rato
Olá meu amigo Luís, obrigado pelas dicas, o relé de 5 pinos o sr acertou, realmente o que estava instalado era com 4. Amanhã vou procurar um para ver se resolve a questão das velocidades. Agora preciso saber as cores dos fios que vão nesses presostatos, uma coisa que notei quando desmontei, a chave do ar foi que mesmo sem a conexão da tomada de três pinos q alimenta a chave, o compressor e a ventoinha continuavam funcionando, quando desliguei a conexão elétrica achei que ia parar, mas não parou.
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Re: Chicote roído pelo rato
Luis Carlos descobri o que estava fazendo o compressor ficar armado direto. Tinha um fio preto com vermelho ligado em um plug direto no alternador, ou seja, quando ligava o motor, o alternador mandava os 12v direto para o compressor. Que loucura. Já o ventilador interno, comprei o relé de 5 pinos, mas não resolveu. O relé fica zunindo fazendo um barulhinho estranho, tipo atracando e desatracando sem parar milhões de vezes por segundo. A ligação dos pressostatos ainda está dando dor de cabeça, já descobri que o fio amarelo que sai da chave da alavanca de acionamento vai para um desses pressostatos, no caso, o de alta pressão, só falta eu descobrir qual é o de alta.
- tyo
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Re: Chicote roído pelo rato
Para saber qual é de alta e de baixa é assim, tudo no ar condicionado que tiver tubo fino é alta e tubo grosso é baixa, é só olhar onde está no pressostatoRAMIREZ escreveu: ↑19 Out 2022, 20:42 Luis Carlos descobri o que estava fazendo o compressor ficar armado direto. Tinha um fio preto com vermelho ligado em um plug direto no alternador, ou seja, quando ligava o motor, o alternador mandava os 12v direto para o compressor. Que loucura. Já o ventilador interno, comprei o relé de 5 pinos, mas não resolveu. O relé fica zunindo fazendo um barulhinho estranho, tipo atracando e desatracando sem parar milhões de vezes por segundo. A ligação dos pressostatos ainda está dando dor de cabeça, já descobri que o fio amarelo que sai da chave da alavanca de acionamento vai para um desses pressostatos, no caso, o de alta pressão, só falta eu descobrir qual é o de alta.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
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Re: Chicote roído pelo rato
Blz meu amigo.
Usei a sua sua dica e consegui colocar o sistema funcionando novamente, usei dois esquemas que tem aqui mesmo no monzeiros, o do Monza 90 e um outro colorido. Fiz todas as ligações e conferências e deu certo. Precisei dos dois esquemas por que o do Monza 90 não mostra o relé do compressor, já no colorido tem.
Usei a sua sua dica e consegui colocar o sistema funcionando novamente, usei dois esquemas que tem aqui mesmo no monzeiros, o do Monza 90 e um outro colorido. Fiz todas as ligações e conferências e deu certo. Precisei dos dois esquemas por que o do Monza 90 não mostra o relé do compressor, já no colorido tem.