RicardoDS escreveu:Melhor, mais fácil, barato e decente verificar o que está ocorrendo aí.
Primeira pergunta, o carro é original de fábrica a álcool ou foi convertido?
Ricardo, é original de fabrica a alcool. Assino em baixo oq vc disse. Meu irmao teve um kadett 89, alcool original e carburador 2e. Só alegrias e consumo excelente para um motorzão 1.8.
bomtorim, por acaso quando o motor falha, acende a luz da IE no painel?
Como vc disse que levou o carro em especialistas, provavelmente eles testaram como está a pressão e a vazão da bomba de combustível, certo? Por acaso testaram o chicote elétrico dela? Parece que é comum aparecer mal contato no conector negativo dela. O conector fica próximo a lanterna direita, entre esta e o "U" onde a tranca da mala fecha. Veja tb se o retorno de combustível não está obstruído, aumentando consideravelmente a pressão na linha.
Revise o aterramento do carro, em especial os cabos massa da carroceria e do motor.
Dê uma conferida tb no sincronismo da correia dentada e na posição do distribuidor, se a ignição não está muito adiantada/atrasada.
Perguntinha ...: que cor é o seu bico injetor, azul ou branco?
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Meu tio teve um Santana 2001 a álcool, que na cidade onde mora (Presidente Prudente-SP), todas as oficinas não encontraram o defeito. O carro engasgava intermitente e consumo alto. Levou em sua oficina de confiança que não encontrou defeito, levou em posto autorizado Bosch que trocou várias peças e não encontrou defeito e levou na concessionária da cidade, que também não encontrou defeito. Em apenas uma volta que dei com o carro, percebi que a válvula termostática não estava funcionando, comprei uma nova e aditivo, quando fui trocar, percebi que estava sem. Coloquei a peça no motor e o sintoma não apareceu mais. Como disse, sem critérios e conhecimento do fucnionamento do carro em uma avaliação, terão dificuldades em resolver os problemas.
Obs: Notei que ao pegar uma avenida de trãnsito rápido o ponteiro de temperatura baixava muito e, ao parar o carro começa a engasgar. Fui para rodovia e o ponteiro quase não subiu, foi aí que tirei a conclusão e por ser um carro movido a álcool, sem a VT torna-se um grande problema.
Entao pessoal, respondendo ao José: O bico é branco. Isso é bom ou ruim?! hehe. Foi verificado todos os aterramentos, e o restante tbm.
Ricardo: O carro falha tanto quente qnto frio, porem um detalhe estranho q percebi é q o carro geralmente nao falha com o tempo chuvoso ou umido. :smt017 Estranho né?!
Carlos: Logo q peguei o monza percebi os mesmos sintomas q vc nos descreveu no santana do seu tio. Fui verificar e adivinha? Tava sem a dita cuja da valvula tbm! Logo tratei de por. O carro melhorou, pois andava "chocho".
Desde ja agradeço a todos pela atençao e boa vontade em ajudar. Abraços
Ah! Esqueci de mencionar q a luz da injeçao nao acende em nenhum momento, e nem fazendo o teste "caseiro"(fazendo o JUMP nos terminais), nao acusa nada.
O aquecimento do coletor ta funcionando tbm.