rotação do motor

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Ivan sl/e
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rotação do motor

Mensagem não lida por Ivan sl/e »

iaee galera monzeira!!!


estou com um pequeno problema,

acompanho a rotação do motor do carro pelo painel,

percebi que fica entre o dez e o cinco (pra ser mais claro, em torno de 8 RPM),



mas qual é a rotação necessária para o uso urbano?


OBS: quando o motor esquenta, ele chega a uns 13 RPM, é normal isso???

abraço!
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Carlos A. Freire
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Re: rotação do motor

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Para responder essa pergunta, devemos saber qual ano/modelo de seu Monza e sem tem câmbio automático ou mecânico bem como A/C e se é carburado, EFI ou MPFI. Exitem muitas diferenças entre os Monza, conforme o ano de fabricação.

De qualquer forma, a resposta a essa pergunta, está no manual do proprietário do ano de seu Monza, que o mesmo deve estar disponível gratuitamente aqui neste fórum.

Quanto a leitura do canta-giros, ela deve ser multiplicada por 100, conforme grafia no próprio equipamento. Então, se está marcando 8 = 800rpm, 10 = 1000rpm, 13 = 1300rpm...

Abs,

Carlos Freire
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Re: rotação do motor

Mensagem não lida por Ivan sl/e »

cambio manual, ano 1987, carburado... 8)
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Carlos A. Freire
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Re: rotação do motor

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Ivan sl/e escreveu:cambio manual, ano 1987, carburado... 8)
Segundo o manual do proprietário para esse ano, a marcha lenta deve ficar entre 700-750rpm

Abs,

Carlos Freire
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Re: rotação do motor

Mensagem não lida por Ivan sl/e »

mas quando o motor fica quente, aumenta a rotação,

isso é normal?



então seria melhor diminuir a rotação...
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Carlos A. Freire
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Re: rotação do motor

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Ivan sl/e escreveu:mas quando o motor fica quente, aumenta a rotação,

isso é normal?



então seria melhor diminuir a rotação...
O valor da rotação da marcha lenta descrita no manual, já é com motor quente.
Com motor frio em veículos carburtado, a rotação normalmente é inferior com relação ao motor na temperatura normal de funcionamento.

Abs,

Carlos Freire
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Re: rotação do motor

Mensagem não lida por José Leal »

Ivan, vou contar uma história aqui, sem saber se cabe no seu problema, mas vamos lá :D :

Tive um Uno 1.6R mpi (LE Jetronic), que quando eu o comprei, tinha um problema de rotação em marcha-lenta parecido com o que vc descreve. Se eu regulasse a marcha-lenta com o motor quente, com ele frio o carro ficava morrendo. Se eu regulasse a marcha-lenta com o motor frio, com ele aquecido ficava acelerado. O sistema de IE estava totalmente original (o carro era uma relíquia 8) ), inclusive com a cx do filtro de ar. Mas acontece que o antigo dono do Uno tinha regulado a mistura ar/gasolina usando um filtro esportivo. Como eu tinha um filtro desses aqui, foi só colocá-lo que o motor passou a funcionar redondo.

Então, no seu caso, pode ser que a regulagem do seu carburador tenha se perdido. Se vc não souber regulá-lo, leve-o em um mecânico de confiança e peça para ele fazer uma limpeza e regulagem.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Ivan sl/e
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Re: rotação do motor

Mensagem não lida por Ivan sl/e »

desde quando adquiri ele, cerca de 1 ano, :smt018 dei importância a está peça...

pode ser que seja por conta do filtro :smt017
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