Mas pelo que sei é o seguinte Mello...
Quando ele esta parado, ele fica no 0w, 15w... Quando ele começa a girar ele fica na segunda viscosidade, ou seja, 40,50... Ele é um óleo multiviscoso, então quando o motor ta quente, ele ja esta mais grosso. Sendo o 0w-20 o motor já na temperatura que a ventoinha liga, ele estaria com SAE 20, quase que o ideal para o motor frio no nosso clima, como o 15w-50 ou o 20w-50...
Acho que não consegui explicar muito bem, mas a ideia é mais ou menos isso...
Obs: Se estiver errado pode xingar shaushaau
Abraço.
Junior
MILITEC 1
-
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 58
- Registrado em: 18 Mar 2009, 21:47
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: MILITEC 1
Quem gosta de motorzinho é dentista! Quer econômia? Anda de moto!


-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1136
- Registrado em: 30 Nov 2007, 10:36
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: MILITEC 1
Em cada vasilhame de óleo para motor são fornecidas três diferentes informações:
* a classificação de serviço API
* o grau de viscosidade
* indicador "Conservador de Energia" (se ele é ou não é)
A classificação de serviço API (sigla em inglês de Instituto Americano do Petróleo) é uma classificação de duas letras que informa o tipo de motor para o qual o óleo se destina (gasolina ou diesel) e o nível de qualidade.
O grau de viscosidade (por exemplo, 5W-30) informa a espessura, ou viscosidade do óleo. Um óleo fino possui um número mais baixo e flui mais facilmente, enquanto óleos grossos possuem um número maior e são mais resistentes ao fluxo. A água possui uma viscosidade bem baixa - ela é fina e flui facilmente. O mel possui uma viscosidade bem alta - ele é grosso e pegajoso.
A unidade padrão usada para medir a viscosidade é o centistoke (cSt). De acordo com o Glossário de Termos Automotivos e de Lubrificantes Industriais:
Viscosidade é normalmente expressa em termos de quanto tempo uma quantidade padrão do fluido a uma certa temperatura leva para fluir através de um orifício padrão. Quanto maior o valor, mais viscoso o fluido. Como a viscosidade varia inversamente à temperatura, o seu valor não tem significado algum a não ser que seja acompanhado pela temperatura na qual ela é determinada. Com óleos do petróleo, a viscosidade é normalmente informada em centistokes (cSt), medida a 40ºC ou 100ºC (Método D445 - Viscosidade Cinemática da American Society for Testing and Materials ASTM).
A classificação em centistoke é convertida para a designação de viscosidade SAE disposta em forma de tabela.
Os óleos multiviscosos (como 10W-30) são uma nova invenção, resultado da adição de polímeros ao óleo. Os polímeros permitem ao óleo possuir viscosidades diferentes em temperaturas diferentes. O primeiro número indica a viscosidade do óleo em uma temperatura baixa, como no motor na hora da partida e o segundo indica a viscosidade à temperatura operacional. Segue abaixo uma descrição interessante sobre o funcionamento dos polímeros.
Em temperaturas frias, os polímeros ficam inertes e permitem que o óleo flua como indicam os seus baixos números. À medida que o óleo se aquece, os polímeros começam a se desdobrar em longas cadeias que impedem o óleo de afinar tanto, como normalmente aconteceria. O resultado é que a 100o C o óleo afinou apenas para o valor indicado pelo número mais alto de viscosidade. Uma outra forma de ver os óleos multiviscosos é pensar em 20W-50 como um óleo 20 que não se afinará mais do que um 50 quando aquecido.
* a classificação de serviço API
* o grau de viscosidade
* indicador "Conservador de Energia" (se ele é ou não é)
A classificação de serviço API (sigla em inglês de Instituto Americano do Petróleo) é uma classificação de duas letras que informa o tipo de motor para o qual o óleo se destina (gasolina ou diesel) e o nível de qualidade.
O grau de viscosidade (por exemplo, 5W-30) informa a espessura, ou viscosidade do óleo. Um óleo fino possui um número mais baixo e flui mais facilmente, enquanto óleos grossos possuem um número maior e são mais resistentes ao fluxo. A água possui uma viscosidade bem baixa - ela é fina e flui facilmente. O mel possui uma viscosidade bem alta - ele é grosso e pegajoso.
A unidade padrão usada para medir a viscosidade é o centistoke (cSt). De acordo com o Glossário de Termos Automotivos e de Lubrificantes Industriais:
Viscosidade é normalmente expressa em termos de quanto tempo uma quantidade padrão do fluido a uma certa temperatura leva para fluir através de um orifício padrão. Quanto maior o valor, mais viscoso o fluido. Como a viscosidade varia inversamente à temperatura, o seu valor não tem significado algum a não ser que seja acompanhado pela temperatura na qual ela é determinada. Com óleos do petróleo, a viscosidade é normalmente informada em centistokes (cSt), medida a 40ºC ou 100ºC (Método D445 - Viscosidade Cinemática da American Society for Testing and Materials ASTM).
A classificação em centistoke é convertida para a designação de viscosidade SAE disposta em forma de tabela.
Os óleos multiviscosos (como 10W-30) são uma nova invenção, resultado da adição de polímeros ao óleo. Os polímeros permitem ao óleo possuir viscosidades diferentes em temperaturas diferentes. O primeiro número indica a viscosidade do óleo em uma temperatura baixa, como no motor na hora da partida e o segundo indica a viscosidade à temperatura operacional. Segue abaixo uma descrição interessante sobre o funcionamento dos polímeros.
Em temperaturas frias, os polímeros ficam inertes e permitem que o óleo flua como indicam os seus baixos números. À medida que o óleo se aquece, os polímeros começam a se desdobrar em longas cadeias que impedem o óleo de afinar tanto, como normalmente aconteceria. O resultado é que a 100o C o óleo afinou apenas para o valor indicado pelo número mais alto de viscosidade. Uma outra forma de ver os óleos multiviscosos é pensar em 20W-50 como um óleo 20 que não se afinará mais do que um 50 quando aquecido.
Róger - Araucária/PR
Ex- Santana CS 1.8 gasolina
Verde - 1985
Ex- Monza SL/E 2.0 gasolina
Bordô - 1993
Ex- Astra GL 1.8 completo
Prata Escuna - 2001
Atual Peugeot 206 SW Feline 1.6 16V Flex
Cinza - 2006
O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!

Ex- Santana CS 1.8 gasolina
Verde - 1985
Ex- Monza SL/E 2.0 gasolina
Bordô - 1993
Ex- Astra GL 1.8 completo
Prata Escuna - 2001
Atual Peugeot 206 SW Feline 1.6 16V Flex
Cinza - 2006
O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!

- mello3
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1611
- Registrado em: 27 Out 2007, 00:51
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: MILITEC 1
Roger, essa parte eu já tinha entendido.
O que não entendo é dizer que óleo mais fino é pior "para nosso clima".
Pela lógica, a temperatura operacional é a mesma aqui ou na gelolândia.
Se lá os motores trabalhassem a 20°C quando "quentes", nem iam precisar de sistema de arrefecimento.
O que não entendo é dizer que óleo mais fino é pior "para nosso clima".
Pela lógica, a temperatura operacional é a mesma aqui ou na gelolândia.
Se lá os motores trabalhassem a 20°C quando "quentes", nem iam precisar de sistema de arrefecimento.
---
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1136
- Registrado em: 30 Nov 2007, 10:36
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: MILITEC 1
O problema é que quando o motor estiver quente o óleo vai se comportar com viscosidade 20 por exemplo, o que é uma viscosidade muita baixa pro nosso clima tropical. Isso vai fazer com o óleo lubrificante nâo cumpra uma de suas funções que é a de refrigerar o motor, pois ele vai estar fino de mais. Estando fino demais e o motor mais quente vai haver rompimento do filme de óleo que fica em partes vitais do motor como virabrequim. Havendo rompimento da película lubrificante, deixa de existir lubrificação e passa a existir atrito metal com metal, comprometendo a durabilidade do motor.mello3 escreveu:Roger, essa parte eu já tinha entendido.
O que não entendo é dizer que óleo mais fino é pior "para nosso clima".
Pela lógica, a temperatura operacional é a mesma aqui ou na gelolândia.
Se lá os motores trabalhassem a 20°C quando "quentes", nem iam precisar de sistema de arrefecimento.
Róger - Araucária/PR
Ex- Santana CS 1.8 gasolina
Verde - 1985
Ex- Monza SL/E 2.0 gasolina
Bordô - 1993
Ex- Astra GL 1.8 completo
Prata Escuna - 2001
Atual Peugeot 206 SW Feline 1.6 16V Flex
Cinza - 2006
O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!

Ex- Santana CS 1.8 gasolina
Verde - 1985
Ex- Monza SL/E 2.0 gasolina
Bordô - 1993
Ex- Astra GL 1.8 completo
Prata Escuna - 2001
Atual Peugeot 206 SW Feline 1.6 16V Flex
Cinza - 2006
O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!

- mello3
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1611
- Registrado em: 27 Out 2007, 00:51
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: MILITEC 1
Quanto a refrigeração do motor, eu acho que quanto mais grosso, maior a dificuldade de absorção/transmissão térmica. Mais vai demorar para o óleo absorver o calor e transmitir ele ao cárter. Tome por exemplo o óleo de cozinha (como o mais fino) e o pixe (chegando ao estado sólido quando frio). Veja o tempo que leva para aquecer e resfriar ambos.rogertecmec escreveu:O problema é que quando o motor estiver quente o óleo vai se comportar com viscosidade 20 por exemplo, o que é uma viscosidade muita baixa pro nosso clima tropical. Isso vai fazer com o óleo lubrificante nâo cumpra uma de suas funções que é a de refrigerar o motor, pois ele vai estar fino de mais. Estando fino demais e o motor mais quente vai haver rompimento do filme de óleo que fica em partes vitais do motor como virabrequim. Havendo rompimento da película lubrificante, deixa de existir lubrificação e passa a existir atrito metal com metal, comprometendo a durabilidade do motor.
Só estou usando a lógica aqui. Não consigo simplesmente aceitar algo, sem ter uma justificativa. Não consigo aceitar o "é porque é e pronto".
---
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1136
- Registrado em: 30 Nov 2007, 10:36
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: MILITEC 1
No caso de motores a combustão interna a viscosidade influencia sim, e é justamente ao contrário. Se for fino, vai refrigerar pouco (por isso do uso do óleo "fino" no inverno) e se for "grosso" vai refrigerar mais. Sem contar que quando o óleo é aquecido ele acaba perdendo a caracteristica de formação de película. Por isso, se ele for "fino" vai deixar de formar película mais cedo do que um óleo mais "grosso". Tome por exemplo a Nissan, ela usa aqui no Brasil (principalmente na regiâo Sul do Brasil) o óleo da Motul com viscosidade 0W40.mello3 escreveu: Quanto a refrigeração do motor, eu acho que quanto mais grosso, maior a dificuldade de absorção/transmissão térmica. Mais vai demorar para o óleo absorver o calor e transmitir ele ao cárter. Tome por exemplo o óleo de cozinha (como o mais fino) e o pixe (chegando ao estado sólido quando frio). Veja o tempo que leva para aquecer e resfriar ambos.
Só estou usando a lógica aqui. Não consigo simplesmente aceitar algo, sem ter uma justificativa. Não consigo aceitar o "é porque é e pronto".
Róger - Araucária/PR
Ex- Santana CS 1.8 gasolina
Verde - 1985
Ex- Monza SL/E 2.0 gasolina
Bordô - 1993
Ex- Astra GL 1.8 completo
Prata Escuna - 2001
Atual Peugeot 206 SW Feline 1.6 16V Flex
Cinza - 2006
O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!

Ex- Santana CS 1.8 gasolina
Verde - 1985
Ex- Monza SL/E 2.0 gasolina
Bordô - 1993
Ex- Astra GL 1.8 completo
Prata Escuna - 2001
Atual Peugeot 206 SW Feline 1.6 16V Flex
Cinza - 2006
O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!

-
- MODERADOR
- Mensagens: 7320
- Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
- Cidade: Goiânia
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: MILITEC 1
Mello, comparando o nosso clima com o europeu:
Lembra-se dos 1ºs Marea que vieram com um erro no manual de uso, e isso favorecia a formação de borra? Pois é, isso acontecia pq no clima europeu, o motor trocava calor com o ambiente muito mais facilmente do que aqui no Brasil. Quando digo troca de calor, não é pelo radiador, e sim pelo bloco/carter do motor com o ar atmosférico.
Vc pode reparar: a noite ou em tempo frio, a temperatura custa a chegar na faixa ideal, mesmo com a VT em ordem. Significa que o ar atmosférico está conseguindo refrigerar o motor.
No meu carro, andando a noite, a temperatura fica por volta dos 80°C.
Usando um óleo **W20 aqui no Brasil, acredito que o motor fica tão quente que o óleo não resiste e quebra suas moléculas...
Lembra-se dos 1ºs Marea que vieram com um erro no manual de uso, e isso favorecia a formação de borra? Pois é, isso acontecia pq no clima europeu, o motor trocava calor com o ambiente muito mais facilmente do que aqui no Brasil. Quando digo troca de calor, não é pelo radiador, e sim pelo bloco/carter do motor com o ar atmosférico.
Vc pode reparar: a noite ou em tempo frio, a temperatura custa a chegar na faixa ideal, mesmo com a VT em ordem. Significa que o ar atmosférico está conseguindo refrigerar o motor.
No meu carro, andando a noite, a temperatura fica por volta dos 80°C.
Usando um óleo **W20 aqui no Brasil, acredito que o motor fica tão quente que o óleo não resiste e quebra suas moléculas...
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!