Temperatura de acionamento da ventuinha

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
info24hs
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Temperatura de acionamento da ventuinha

Mensagem não lida por info24hs »

Tenho um monza GL 1995 sem Arcondicionado, recentemente ao passar o carro no scanner o mecânico constatou que a ventuinha só ligava quando atingia a temperatura de 110º graus, ele disse que éra perigoso pois geralmente deveria ligar no 102º, então me preocupei pois tudo levava a crer que o problema éra na central.. lendo, descobri na internet que podia fazer um jumper na caixa abaixo do porta-luvas se não falha a memória ligando os fios A com o J e faria a ventuinha ligar mais cedo.. acho que no 1º estágio.. depois de jumpear os fios a ventuinha começou a ligar com 100º.. mas o detalhe que me deixa em dúvida foi uma leitura que dizia que a GM aumentou a temperatura de trabalho dos monzas apartir desse ano para que não houve-se carbonização no sistema...

Bem minha dúvida é a seguinte..

1) Com quantos graus de temperatura a ventuinha deve ser ligado, 110º não é muito quente e perigoso?

Outro detalhe ele nunca trabalha com o ponteiro no meio.. fica uns 3 milimetros depois da marca que sai do frio.. eu nunca troquei a Válvula termostática dele.. mas com o carro em movimento ele nunca anda na marca do frio.. praticamente fica ali nos 3, 4 milimetros..

Em outro post falei da oscilação que o motor tem.. ele oscila bem menos logo próximo de ligar a ventuinha nos 100º graus..

Abraços..
Monza GL 1995 2.0 Gasolina 111CV
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Carlos A. Freire
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Re: Temperatura de acionamento da ventuinha

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

No Monza sem A/C, a ventoinha só tem uma velocidade, diferente do modelo com A/C, que funciona com duas velocidades.

Meu Monza GLS 96, gasolina, com A/C de fábrica, aciona a ventoinha na primeira velocidade em 102ºC com A/C desligado. Nessa condição não entra a segunda velocidade. Ainda nessa condição, a ventoinha entra (1º velocidade) com marcador do painel no 1/2 de escala. Ele não tem o jumper sugerido na mensagem.
Se eu parar o carro com marcador em 1/2 de escala por uns 10min, ao ligar o carro novamente, entra a segunda velocidade da ventoinha (ponteiro ficou acima de 1/2 de escala), ao passar pela 1/2 de escala ele entra a primeira velocidade até desligar em 1/4 de escala.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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waldir
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Re: Temperatura de acionamento da ventuinha

Mensagem não lida por waldir »

Carlos Freire, Leal e Amigos,

Estava notando desde a semana passada que a ventoinha estava sendo acionada com 3/4 da escala no painel ou um pouquinho mais e desliga em 1/4.
Achei que era o sensor que envia info pro painel. Aí troquei por um sensor velho e a coisa piorou... acionava acima de 3/4 e desligava no 1/2 da escala.

Hoje, torquei a válvula termostática (a velha tinha algumas incrustrações) Lavei o sistema de refrigeração injetando água via alojamento da vávula e do reservatório de expansão e saindo pela mangueira que é conectada no radiador na parte de baixo. Aproveitei troquei o sensor de temperatura (lado esquerdo) e o sensor de temperatura sobre a vávula que arma a ventoinha.

Depois de funcionar 3 vezes a ventoinha, a leitura no painel está acionando em 3/4 e desligando em 1/4. Pergunto está correto isto? me pareceu que anteriormente a ventoinha era acionada antes de chegar a 3/4

À tarde eu faço sempre o mesmo percurso qdo vou buscar minha filha e a ventoinha é acionada praticamente no mesmo quarteirão ou 50 mestros à frente no próximo semáforo... o que me induz conferindo pelo painel que está acionando na mesma temperatura, sempre, que acredito ser 100 a 105ºC

Qual é a sugestão? passar num scanner? para tirar a cisma
A bomba d' água foi trocada há 12.000 km atrás... a anterior à esta foi com 32.000km. O que não quer dizer muito pq ela pode ser danificada com 5.000Km

Aguardo comentários dos Amigos
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
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Carlos A. Freire
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Re: Temperatura de acionamento da ventuinha

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Waldir,

essa não é uma condição normal no Monza. Recomendo antes de trocar peças, aferir a real temperatura de trabalho desse motor, com termômetro próprio para isso. Feito esse procedimento, saberá se o motor está trabalhando em temperatura elevada ou se é um erro no marcdor do painel.

Se o painel estiver funcionando corretamente, pode estar havendo um problema com a refrigeração do sistema de arrefecimento, e isso pode envolver vários componentes mecânicos e elétricos.
Na parte elétrica deve verificar os aterramentos, o acionamneto das duas velocidades da ventoinha caso tenha A/C, a velocidade da ventoinha, e alimentação de força da ventoinha.

Na parte mecânica deve verificar obstrução interna e externa do radiador, obstrução externa do condensador do A/C (caso tiver), circulação de água (bomba d'água, válvula termostática), ar no sistema de arrefecimento, sensor de temperatura que fica na carcaça da válvula termostática, MCE, junta de cabeçote...

Abs,

Carlos Freire
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waldir
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Re: Temperatura de acionamento da ventuinha

Mensagem não lida por waldir »

Carlos, obrigado.

Levei o Monza para escanear e a ventoinha está sendo acionada corretamente na temperatura 101ºC e desliga com 95ºC e vai abaixando até 91ºC depois começa a subir novamente e repete o ciclo. Isto também significa que a VT também está funcionando (bem ela tbém é nova ;-) Vou observar melhor a regularidade do indicador de Tº no painel.
O mais importante é o ST sobre a VT funcionar bem e que envia sinal para a Central. O Tecnico fez as medições e disse que o aterramento está normal. Vamos observar.
A minha preocupação era a bomba d'água estar 'miando'... e o sensor para info. do painel era bem velho (R$14,82) o da VT vai ficar de espera (R$ 16,24) e a VT R$ 52,11 + R$ 1,00 do anel; aditivo R$ 8,70 (1 p/6 litros - 6 meses

Abs

waldir)
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Re: Temperatura de acionamento da ventuinha

Mensagem não lida por José Leal »

Waldir, iria sugerir que a resistência da 1ª velocidade da ventoinha estava queimada, ocasionando a temperatura elevada. Mas no caso, a temperatura ficaria entre 3/4 e 1/2 da escala, sempre.

Mas para desencargo de consciência, teste a resistência. Se não tiver multímetro, faça um jumper nela. No caso, se for ela, a temperatura voltará a trabalhar entre 1/2 e 1/4 da escala.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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waldir
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Re: Temperatura de acionamento da ventuinha

Mensagem não lida por waldir »

Leal,
Eu desliguei o funcionamento do AC (correia e o conector do compressor)pq já tinha gastado muito em reparo R$1.200 e 2 meses depois mais R$700 para trocar o condensador que furou (?) isso há 3 anos.
Agora só tenho AD, ar direcionado. Tenho o recurso remoto da 1ª velocidade, isto é, se eu acionar a alavanca interna de refrigeração a ventoinha vai funcionar direto em baixa... mas aí eu penso que o motor fica operando muito frio o que deve aumentar o consumo. As vezes no verãozão quando a ventoinha aciona mais vezes eu mantenho a 1ª velocidade ligada para ir abanando o motor ;-)
Ontem após passar pelo scanner o ponteiro de Tº estava indicando 3/4 no acionamento da ventoinha e quase 1/4 no desligamento. Ainda hoje ou amanhã vou rever os pontos de aterramento, se não há fio partido no aterramento do bloco etc.

Obrigado pela dica.

Abs

waldir
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