Esse som nos anos 80 era "GIGANTE" mesmo.
Roadstar, TKR e Tojo era muito chic.
Tive um som parecido num Chevette, com 2 de 8' atrás, 2 de 6' na frente, um Tojo GR200 e um TKR alterado por mim para dar mais grave e agudo. Mesmo naquela época, estudando eletrônica e por dentro de tudo, nunca ouvi falar de amplificador valvulado para carro, foi uma surpresa para mim esse módulo.
Hoje um CD ou DVD superou tudo isso, mas faz parte da tecnologia, vem mais novidades por aí.
Abraços.
Esse assunto é muito interessante, só pra vocês terem uma idéia, os melhores amplificadores de Guitarra são valvulados, e são fabricados até hoje, e o mais curioso é que não inventaram nada igual, os de transistores perdem feio. Vejam a foto de um amplificador inglês muito famoso e maravilhoso. Marshall JC900.
Beto S.
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Monza SL/E 86/87
2.0 - Álcool - 2P - Prata Andino
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"Esporte é droga, pratique guitarra..." Frank Zappa
Ontem eu estava com isso na cabeça, por acaso, de usar amplificadores valvulados em som automotivo.
Bom, esclarecendo um pouco, sou guitarrista e como todo guitarrista, prefiro muito mais as potências valvuladas.
Os valvulados, como o amp Marshall JCM900 que foi dado de exemplo aqui no forum, são preferência por proporcionarem uma fidelidade maior ao timbre do instrumento, deixar um timbre mais "gordo", ter uma distorção natural apropriada ao instrumento, dar maior definição e corpo ao som produzido, entre outras qualidades.
Já quanto a potência, 50W transistorisados não servem praticamente pra nada além do uso doméstico ou para tocar um sonzinho tranquilo no carro. Já 50W valvulados, são de ensurdecer se tocados em bons falantes...
O problema é que, para utilizar um desses no carro, você precisaria não se preocupar com o calor, fornecer a energia suficiente pra um valvuladão funcionar, e ter espaço de sobra para utilizar um desses, tendo em vista o tamanho de um Power valvulado.
Outro problema, é a distorção harmonica natural dos valvulados, que trabalha em uma relação muito alta se comparado com amps automotivos, pois para o instrumento, isto é quase que necessário, só podendo não ser sentido em baixo volume, e impossível em altos volumes. Já no automóvel, tocando uma música com vários instrumentos e tudo mais, altas distorções não são nada legais. Um bom tecnico de valvulas pode arrumar isso, mas não é algo muito legal para o carro ainda assim...
Outro motivo por não compensar está no preço.
Um módulo de potência automotivo de uns 2500W RMS você consegue comprar por menos de R$500.
Já um valvulado de 50W pode custar mais de R$3000 sendo de qualidade duvidável....
Ou seja, só se você for louco mesmo para fazer isso...
E só uma dica, não acreditem naquele tal de valvulado Roadstar, aquilo não existe.
Um módulo automotivo valvulado seria muito maior do que aquilo. Só as valvulas de power de um valvulado de guitarra é maior do que aquilo. Imagina um pra som automotivo.
Aquilo é no máximo pré valvulado, o que eu duvido muito. Sei lá qual é a realidade sobre o amp...Mas não acreditem em amps automotivos valvulados.
Só existe um até hoje, e o preço dele é superior a 7000 dólares...