Inspeção Ambiental Veicular 2010

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José Leal
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Re: Inspeção Ambiental Veicular 2010

Mensagem não lida por José Leal »

RPC escreveu:José: Tem algum lugar onde a gente possa confirmar esse lance do catalizador ??? E que as regras aplicadas serão a do ano de fabricação, pois se assim for, o meu 83 n deve se aplicar a regra nenhuma hehehe(...)
RPC, como disse o 500EF, o carro é testado levando em consideração as leis de emissões da época em que ele foi montado. No seu caso, caso seu motor esteja bem regulado, e todos os ítens de segurança em ordem, vc não corre nenhum risco de ser reprovado.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
rogertecmec
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Re: Inspeção Ambiental Veicular 2010

Mensagem não lida por rogertecmec »

Bom galera, segundo a RESOLUÇÃO CONAMA Nº 007, de 31 de agosto de 1993. (Essa é a norma aplicavél aos monzas, (1982 até 1996). Os carros produzidos apartir de 1997 seguem outra resolução CONAMA.

Segue um breve resumo:

LIMITES PARA FINS DE INSPEÇÃO DE VEÍCULOS LEVES DO CICLO OTTO:

Monóxido de Carbono corrigido - CO em Marcha Lenta e 2500 rpm
Ano-Modelo Limites (% vol.)
Até 1979 7,0 (*) 6,0
1980-1988 6,5 (*) 5,0
1989 6,0 (*) 4,0
1990-1991 6,0 (*) 3,5
1992-1996 5,0 (*) 3,0
à partir de 1997 1,5 (*) 1,0

I.2. Combustível não Queimado não corrigido - HC em Marcha Lenta - 2500 rpm.
Limites
Combustível Gasolina/Mistura
(Gasolina/Álcool/Gás Combustível) Álcool/Mistura Ternária
Ano-Modelo (ppm) (ppm)
Todos 700 1100
I.3. Velocidade angular em regime de Marcha Lenta - rpm 600 a 1200 rpm para todos os veículos

I.4. Diluição mínima - % (CO + CO2) 6% para todos os veículos
Observações (*) Limites de CO opcionais, válidos somente para o estágio inicial do Programa de I/M.

PROCEDIMENTOS DE INSPEÇÃO PARA VEÍCULOS LEVES DO CICLO OTTO

III.1. Previamente à inspeção, deverá ser apresentada a documentação de identificação do veículo para registro.

III.2. Os veículos equipados para operar, por opção do usuário, com mais de um tipo de combustível, deverão ser testados com todos os tipos de combustíveis previstos.

III.3. Após o registro dos dados do veículo, os operadores de linha deverão verificar se o veículo apresenta funcionamento irregular do motor, emissão de fumaça visível (exceto de vapor a água), vazamentos aparentes e alterações no sistema de escapamento. Constatados quaisquer desses problemas, o veículo será considerado rejeitado e será fornecido o Relatório de Inspeção do Veículo.

III.4. No caso do veículo não ter sido rejeitado, será submetido a uma inspeção visual dos itens de controle de emissão.

III.5. Após a inspeção visual deverá ser medido o nível de ruído na condição parado nas proximidades do escapamento, conforme procedimentos estabelecidos na Norma NBR-9714 - Ruído Emitido por Veículos Automotores na Condição Parado - Método de Ensaio.

III.6. Previamente à medição dos gases de escapamento, deverá ser realizada a descontaminação do óleo do cárter mediante a aceleração com o veículo parado, em velocidade angular constante, de aproximadamente 2500 rpm, sem carga e sem uso do afogador, durante um período mínimo de 30 segundos.

III.7. Logo após a descontaminação do óleo de cárter, deverão ser realizadas as medições dos níveis de concentração de CO, HC e diluição dos gases de escapamento do veículo a 2500 rpm ± 200 rpm sem carga. Em seguida são medidos os valores das concentrações de CO, HC e diluição em marcha lenta e da velocidade angular. Em caso de aprovação, será emitido o certificado de Aprovação do Veículo. Em caso de reprovação em qualquer um dos itens inspecionados, exceto as concentrações de CO e HC, o veículo será reprovado e será fornecido o Relatório de Inspeção do Veículo.

III.8. Se os valores medidos de CO e HC não atenderem aos limites estabelecidos no Anexo I, o veículo será pré-condicionado mediante a aceleração em velocidade angular constante de aproximadamente 2500 rpm sem carga e sem uso de afogador durante 180 segundos e novas medições de CO, HC e diluição a 2500 rpm ± 200 rpm sem carga e marcha lenta serão realizadas. Se os novos valores medidos atenderem aos limites estabelecidos, o veículo será aprovado e será fornecido o Certificado de Aprovação do Veículo. Em caso de reprovação, será fornecido o Relatório de Inspeção do Veículo.

III.9. Procedimentos alternativos à sistemática de descontaminação do óleo do cárter que evitem ou minimizem a interferência dos gases do cárter nas medições, poderão ser adotados, desde que tecnicamente comprovados e operacionalmente viáveis.

DEFINIÇÕES

* Alterações no sistema de escapamento: alterações visualmente perceptíveis no sistema de escapamento (estado avançado de deterioração, componentes soltos etc) que impossibilitem ou afetem a medição dos gases de escapamento.

Alterações nos itens de controle de emissão: alterações visualmente perceptíveis (ausência, inoperância e estado avançado de deterioração) de componentes e sistemas de controle de emissão.

Centros de Inspeção: locais construídos e equipados com a finalidade exclusiva de inspecionar a frota de veículos em circulação de modo seriado, quanto à emissão de poluentes, ruído e segurança.

CO: monóxido de carbono contido nos gases de escapamento.

CO e HC corrigido: valores de CO e HC corrigidos conforme a expressão:

X corrigido = (15/(CO+CO2)medido). X medido


onde X = CO ou HC

CO2: dióxido de carbono contido nos gases de escapamento.

Descontaminação do óleo de cárter: procedimento utilizado para que os gases contaminantes do óleo do cárter sejam recirculados através do sistema de recirculação dos gases do cárter e queimados na câmara de combustão.

Diluição: somatória das concentrações de monóxido de carbono e dióxido de carbono dos gases de escapamento, em porcentagem de volume.

Estágio inicial do programa: período estabelecido pelos órgãos estaduais e municipais competentes, diretamente responsáveis pelo Programa de I/M, para a sua adequação operacional e conscientização do público, caracterizado por um prazo normalmente não superior a 24 meses a partir do início efetivo das inspeções.

Fumaça visível: produtos de combustão, visíveis a olho nú, compostos por partículas de carbono, óleo lubrificante e combustível parcialmente queimado, excetuando-se o vapor de água.

Funcionamento irregular do motor: condição de operação caracterizada por uma nítida instabilidade da rotação de marcha lenta e/ou quando o motor do veículo só opera mediante o acionamento do afogador ou do acelerador.

Gás combustível: combustível gasoso, utilizado em motores de combustão interna, tal como gás natural, gás liquefeito de petróleo ou biogás.

Gás de escapamento: substâncias emitidas para a atmosfera provenientes de qualquer abertura do sistema de escapamento.

HC: combustível não queimado contido nos gases de escapamento, formado pelo total de substâncias orgânicas, incluindo frações de combustível e subprodutos resultantes da combustão presentes no gás de escapamento.

I/M: Programas de Inspeção e Manutenção de Veículos em Uso, caracterizados pela inspeção periódica da emissão de poluentes atmosféricos e ruído.

I/M Integrado: Programa de I/M que além de itens relacionados com a emissão de poluentes atmosféricos e ruído, inspeciona também aqueles relacionados com a segurança veicular.

Item de controle de emissão: componente e sistema desenvolvido especificamente para o controle de emissão de poluentes e/ou ruído. Considera-se como tal o conversor catalítico (catalisador), os sistemas de recirculação de gases do cárter e de escapamento, o sistema de controle de emissões evaporativas e outros, a critério do órgão responsável pelo Programa.

Marcha Lenta: regime de trabalho em que a velocidade angular do motor especificada pelo fabricante deve ser mantida durante a operação do motor sem carga e com os controles do sistema de alimentação de combustível, acelerador e afogador, na posição de repouso.

Mistura-ternária: mistura combustível formulada para a substituição do etanol hidratado, composta de 60% de etanol hidratado, 33% de metanol e 7% de gasolina.

Opacidade: absorção de luz sofrida por um feixe luminoso ao atravessar uma coluna de gás de escapamento, expressa em porcentagem entre os fluxos de luz emergente e incidente.

Vazamentos: vazamentos de fluídos do motor e do sistema de alimentação de combustível.
Róger - Araucária/PR
Ex- Santana CS 1.8 gasolina
Verde - 1985
Ex- Monza SL/E 2.0 gasolina
Bordô - 1993
Ex- Astra GL 1.8 completo
Prata Escuna - 2001
Atual Peugeot 206 SW Feline 1.6 16V Flex
Cinza - 2006
O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!

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fininho1970
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Re: Inspeção Ambiental Veicular 2010

Mensagem não lida por fininho1970 »

Alguem que tenha um modelo 89 ja fez o teste?
Confesso que estou receoso em levar o azulão pra fazer.
Ja são mais de vinte anos de estrada e não tenho a minima ideia de qto o danado polui.
Se alguem ja foi ,poste os resultados da inspeção,pra quem tem ir,se preparar do que esta por vir..
MONZA SLE 2.0 ---89---gasolina--preto--lindo
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juniorunderground
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Re: Inspeção Ambiental Veicular 2010

Mensagem não lida por juniorunderground »

Pessoal, eu to lascado, do jeito q meu carro ta dando umas fumadas, alem de por alccol no tanque, vou ter q deixar o carro sem oleo tbm, kkkkkkkkkkk. Só assim pra descontrair, só espero um dia q todos esses homens q dizem governar o brasil, paguem por isso.
michaeljkd
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Re: Inspeção Ambiental Veicular 2010

Mensagem não lida por michaeljkd »

fininho1970 escreveu:Alguem que tenha um modelo 89 ja fez o teste?
Confesso que estou receoso em levar o azulão pra fazer.
Ja são mais de vinte anos de estrada e não tenho a minima ideia de qto o danado polui.
Se alguem ja foi ,poste os resultados da inspeção,pra quem tem ir,se preparar do que esta por vir..
FIZ NO MEU ANO 1991 PASSOU EM QUASE TUDO, MENOS NO (CO)EM ROTAÇÃO 2500 ACUSOU 6 E O LIMITE É 3,5...
MODELO: SL/E (TUBARÃO).........ANO: 1990.........CARBURADOR 2E7 GASOLINA
AlexNet
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Re: Inspeção Ambiental Veicular 2010

Mensagem não lida por AlexNet »

Alguém conhece algum carro carburado que tenha passado nesta maldita inspeção? Pessoal, é sério. O bicho tá pegando. Os carros carburados não estão passando. Será que vamos ter que prensar nossos carros?
monza90
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Re: Inspeção Ambiental Veicular 2010

Mensagem não lida por monza90 »

AlexNet escreveu:Alguém conhece algum carro carburado que tenha passado nesta maldita inspeção? Pessoal, é sério. O bicho tá pegando. Os carros carburados não estão passando. Será que vamos ter que prensar nossos carros?
Não é preciso prensar nossos carros não....rsrsr
Tenho um cliente que levou seu Bel Air 1952, para fazer a inspeção e passou de prima sem nenhum problema, ele comentou que não é esse bicho de sete cabeças.

Abs
Marcos

Monza Classic SE 1990 - Verde Juréia
Fotos: viewtopic.php?t=13402
eversenna
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Re: Inspeção Ambiental Veicular 2010

Mensagem não lida por eversenna »

Bom dia Pessoal,

Essa inspeção é somente na cidade de SP ou em todo o Estado?

Abraços
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