Bom dia companheiro, sobre o câmbio do Monza Automático, este é um câmbio muito confiável e robusto, dificilmente dá problemas, desde que seja verificado sempre o nível do óleo a cada 10.000 Km, e, substituido religiosamente a cada 40.000.
Tenho um, e, posso garantir que vale a pena, é um carro muito gostoso de se guiar, e, é muito confiável.
Você deve ficar atento aos seguintes detalhes:
Óleo: Confira o nivel, e a cor deve estar na tonalidade parecendo com Groselha, se tiver escuro, tendento ao preto, é sinal de alto desgaste dos componentes internos do cambio.
Trancos: Um leve tranco ao mudar a alavanca para a posição "D", é normal, agora, ao passar as marchas, andando com o veículo, este tranco é praticamente imperceptível.
TCC: Os Monza fabricados a partir de 1989, vem com um dispositivo chamado TCC (Torque converter Clutch - Embreagem do conversor de torque), este item, funciona da seguinte maneira, com a velocidade proxima dos 60 kmh, ele ativa esse TCC, ocorre que o conversor de torque gira na mesma rotacao do motor, dando maior economia de combustivel, a impressao, e como se tivesse mais uma marcha engatando.
Verifique: A ignição do carro deve funcionar somente quando a alavanca de mudanças tiver na posição "N" ou "P".
Teste: Pise no freio, engate na posição `D`, sem soltar o pe do freio, a rotacao do motor nao deve passar de 2500 RPM.
Qualquer outra duvida, pode perguntar a vontade!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
me ajuda ai irmão, tenho um monza automatic classic 89, excelente, porem não esta funcionando esse tal de tcc. o que eu faço cara, será que tem como arrumar isso aeee????
desde já agradeço monzeiro, abraço fica com Deus ae
e ai leocastro, lindo monza em parabens :smt023 :smt023
eu sofri muito com esse negocio de tcc que sem ele o giro do carro fica muito alto e incomoda na viagem pelo barulho alto do motor
100 km por hora 3400 giros e 120 km 3900 giros sem o tcc é mas o menos como se estivesse nun monza manual na 4º marcha sem esse tcc - fiz um teste nun classic de um amigo meu assim
t++ :smt023 :smt023
Monza Classic SE Automatico 1990 2º Dono - Gasolina e GNV - Manual e Nota fiscal de Compra - Lacrado
Também possuo um 88/89 automatic e como não sou de correr não sinto tanta diferença da falta deste tcc, vou ao rio de janeiro duas vezes por mes, e até que o consumo está ótimo com um tanque rodo 540km. Meu monzão a alcool e automatic 2.0.....Não troco por carro novo..
Adquiri um automático depois das consultorias do Leocastro.
O câmbio realmente é muito suave em seu funcionamento, e é muito confortável para uma condução na cidade.
O meu tem o TCC, mas não está funcionando. Realmente fica incômodo na estrada, mas isso é um item que vou consertar ao longo desse ano. Realmente o TCC faz diferença, no conforto e principalmente no consumo.