Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM ALDL
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Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM ALDL
Depois de 1 anos e meio de testes e pausas para aprender e refletir, agora temos um Scanner Automotivo de Diagnóstico para Monza e Kadett EFI.
Poderá funcionar também para toda a linha GM que usou o conector ALDL, bastando então saber qual é o pino terra e qual o de dados, Pode ser (Vectra, Omega, Blazer, S10, Corsa, Astra, e Calibra)
Os requisitos para funcionar são:
Windows: 95, 98, 98SE, Me e XP (Não funciona em Vista e 7 (Seven).
Uma porta Serial – COM nativa, não sei se funciona nestas via USB!
Baixar os Softwares Freewares freewares (Grátis-Livre)
O qual baixei em http://andywhittaker.com/ECU/FreeScan/t ... fault.aspx
ElanScan em http://members.lycos.co.uk/mcnica01/M100_ALDL.html
Para os outros carros podem tentar também o AutoScannerOpel que o Monzeiro sdr em Qui, 05/08/2010 - 12:11 PM disponibilizou o link
http://minsk555.narod.ru/opel.htm (clicando em SoftWare DownLoad ??????? ?????????).
(Não é em Russo é em Inglês como os demais)
Os 12 parâmetros que são obtidos no Rochester Multec 700 (Monza e Kadett)
Parâmetro O que é Qual Software e modo
TPS voltage Voltagem do sensor de posição do acelerador ElanScan
Throttle % Posição do acelerador % ElanScan e FreeScan ambos modos
Manifold press – bar Pressão do MAP sensor pressão absoluta em Bar ElanScan
Coolant temp. - ºC Temperatura da água no motor ElanScan e Free Lotus Elan M100
IAC position Idle Air Control (controle de ar da marcha-lenta) - atuador lenta – ElanScan e Free Lotus Elan M100
Air/fuel ratio Razão de admissão Ar/Combustível ElanScan e Free Lotus Elan M100
Knock counter Contagem de pré-detonações ElanScan
Knock retard Retardo da pré-detonação ElanScan
Air flow Fluxo de ar – Volume de ar admitido FreeScan modo GM 410B
Integrator Integrador - ???? FreeScan modo GM 410B
Injector Base PW Potência de base do Injetor? FreeScan modo GM 410B
Spark Timing Avanço da ignição FreeScan modo GM 410B
Na verdade existe mais um, mas como vem com o nome errado, não sei o que é, vejam nos gráficos item Start water temp, que não tem nada de temperatura, mas sim com a potência do motor.
O esquema eletrônico para o cabo é o seguinte:
Esquema obtido em http://www.scribd.com/doc/487929/GM-819 ... -Interface
Lembrando O conector ALDL tem esta configuração:
Foto dele:
A função dos terminais é:
A – Terra
B - Ativa auto-diagnóstico
E - Se ligar 12V nele ela aciona a bomba de combustível sem o comando do módulo (direto).
K - Terminal negativo da lâmpada de auto-diagnóstico
M – 8192 BAUD DATA – pino de transmissão de dados.
Traduzindo:
Ligue o cabo do scanner montado GND no terminal A do ALDL (no meu caso fio cinza (preto junto ao circuito)
Ligue o cabo do scanner montado +12V no terminal positivo do acendedor de cigarros (fio laranja/vermelho junto ao circuito)
Ligue o cabo do scanner montado DATA no terminal M do ALDL (fio amarelo)
Fotos do Scanner Montado
Precisamos ajustar porta serial para BAUD 2400 painel de controle.
Instalamos e carregamos os programas.
Dica: se por acaso quando ligarem o cabo e o motor, o ponteiro do mouse enlouquecer, é que o Windows identificou o cabo do scanner como um mouse, desative o indo em painel de controle -> sistema -> Hardware -> Gerenciador de dispositivos -> mouse e desative o mouse "extra" que ele inventou para mim apareceu no XP como mouse serial analógico.
Usando o FreeScan
Na aba Control selecionamos a porta COM1 (ou a que usar)
Ainda a aba control no campo operation mode selecionamos - Interact
Ligamos o motor do carro (chave ligada e motor desligado não funciona, só funcionando mesmo)
Clicamos no botão START e FORCE DATA
Deve começar a mandar dados visível nos campos Bytes send e Bytes receive
(no modo Lótus Elan é mais difícil interagir, insistir até funciona o modo 410B é mais fácil de interagir)
No campo CVS Logging clique em start
Para ver os dados, clique na aba engine data, veja apenas os parâmetros informados acima, os demais não fazem sentido.
Usando o ElanScan
Clique em Setup
Acerte a porta COM
Ligamos o motor do carro (chave ligada e motor desligado não funciona, só funcionando mesmo)
Aperte start talking (se der erro, acerte novamente a COM, as vezes ele se perde e desmarca a COM1)
Aperte start logging
Quando terminar a captura pressione os 2 stops
E depois clique no ícone do Excel que todos os parâmetros serão exportados (mas só veja aqueles que citei acima)
Componentes para construir
Transistor – 2 - 2N2222A ou 2N3904- Transistor de uso comum NPN para Q1 e Q2
3 resistores de 10 k ohms
Uma chapa de circuito para testes linear
1 diodo 1N4148
1 Conector RS232 – DB9
1 Conector para acendedor de cigarros
1 Fio Amarelo
1 Fio Cinza
1 Fio Laranja
1 Fio com malha interna de 3 ou mais fios internos
1 Caixa para guardar o circuito
Dados Gráficos obtidos pelo LOG
Pelo Software ElanScan
(a linha de base é tempo em segundos para todos os gráficos do ElanScan)
Pelo Software FreeScan modo 410B
(a linha de base não é tempo mas número da amostra mas pode ser considerada tempo, para todos os gráficos do FreeScan)
Andando na rua.
Parado na Garagem, acelerando
Podem verificar que todos os gráficos (feitos no Excel pelo log) são coerentes com a posição do acelrador, ou seja a exigência do motor.
Aproveitem, já que isso não existe mais para vender!
Caso percebam algo estranho avisem!
Poderá funcionar também para toda a linha GM que usou o conector ALDL, bastando então saber qual é o pino terra e qual o de dados, Pode ser (Vectra, Omega, Blazer, S10, Corsa, Astra, e Calibra)
Os requisitos para funcionar são:
Windows: 95, 98, 98SE, Me e XP (Não funciona em Vista e 7 (Seven).
Uma porta Serial – COM nativa, não sei se funciona nestas via USB!
Baixar os Softwares Freewares freewares (Grátis-Livre)
O qual baixei em http://andywhittaker.com/ECU/FreeScan/t ... fault.aspx
ElanScan em http://members.lycos.co.uk/mcnica01/M100_ALDL.html
Para os outros carros podem tentar também o AutoScannerOpel que o Monzeiro sdr em Qui, 05/08/2010 - 12:11 PM disponibilizou o link
http://minsk555.narod.ru/opel.htm (clicando em SoftWare DownLoad ??????? ?????????).
(Não é em Russo é em Inglês como os demais)
Os 12 parâmetros que são obtidos no Rochester Multec 700 (Monza e Kadett)
Parâmetro O que é Qual Software e modo
TPS voltage Voltagem do sensor de posição do acelerador ElanScan
Throttle % Posição do acelerador % ElanScan e FreeScan ambos modos
Manifold press – bar Pressão do MAP sensor pressão absoluta em Bar ElanScan
Coolant temp. - ºC Temperatura da água no motor ElanScan e Free Lotus Elan M100
IAC position Idle Air Control (controle de ar da marcha-lenta) - atuador lenta – ElanScan e Free Lotus Elan M100
Air/fuel ratio Razão de admissão Ar/Combustível ElanScan e Free Lotus Elan M100
Knock counter Contagem de pré-detonações ElanScan
Knock retard Retardo da pré-detonação ElanScan
Air flow Fluxo de ar – Volume de ar admitido FreeScan modo GM 410B
Integrator Integrador - ???? FreeScan modo GM 410B
Injector Base PW Potência de base do Injetor? FreeScan modo GM 410B
Spark Timing Avanço da ignição FreeScan modo GM 410B
Na verdade existe mais um, mas como vem com o nome errado, não sei o que é, vejam nos gráficos item Start water temp, que não tem nada de temperatura, mas sim com a potência do motor.
O esquema eletrônico para o cabo é o seguinte:
Esquema obtido em http://www.scribd.com/doc/487929/GM-819 ... -Interface
Lembrando O conector ALDL tem esta configuração:
Foto dele:
A função dos terminais é:
A – Terra
B - Ativa auto-diagnóstico
E - Se ligar 12V nele ela aciona a bomba de combustível sem o comando do módulo (direto).
K - Terminal negativo da lâmpada de auto-diagnóstico
M – 8192 BAUD DATA – pino de transmissão de dados.
Traduzindo:
Ligue o cabo do scanner montado GND no terminal A do ALDL (no meu caso fio cinza (preto junto ao circuito)
Ligue o cabo do scanner montado +12V no terminal positivo do acendedor de cigarros (fio laranja/vermelho junto ao circuito)
Ligue o cabo do scanner montado DATA no terminal M do ALDL (fio amarelo)
Fotos do Scanner Montado
Precisamos ajustar porta serial para BAUD 2400 painel de controle.
Instalamos e carregamos os programas.
Dica: se por acaso quando ligarem o cabo e o motor, o ponteiro do mouse enlouquecer, é que o Windows identificou o cabo do scanner como um mouse, desative o indo em painel de controle -> sistema -> Hardware -> Gerenciador de dispositivos -> mouse e desative o mouse "extra" que ele inventou para mim apareceu no XP como mouse serial analógico.
Usando o FreeScan
Na aba Control selecionamos a porta COM1 (ou a que usar)
Ainda a aba control no campo operation mode selecionamos - Interact
Ligamos o motor do carro (chave ligada e motor desligado não funciona, só funcionando mesmo)
Clicamos no botão START e FORCE DATA
Deve começar a mandar dados visível nos campos Bytes send e Bytes receive
(no modo Lótus Elan é mais difícil interagir, insistir até funciona o modo 410B é mais fácil de interagir)
No campo CVS Logging clique em start
Para ver os dados, clique na aba engine data, veja apenas os parâmetros informados acima, os demais não fazem sentido.
Usando o ElanScan
Clique em Setup
Acerte a porta COM
Ligamos o motor do carro (chave ligada e motor desligado não funciona, só funcionando mesmo)
Aperte start talking (se der erro, acerte novamente a COM, as vezes ele se perde e desmarca a COM1)
Aperte start logging
Quando terminar a captura pressione os 2 stops
E depois clique no ícone do Excel que todos os parâmetros serão exportados (mas só veja aqueles que citei acima)
Componentes para construir
Transistor – 2 - 2N2222A ou 2N3904- Transistor de uso comum NPN para Q1 e Q2
3 resistores de 10 k ohms
Uma chapa de circuito para testes linear
1 diodo 1N4148
1 Conector RS232 – DB9
1 Conector para acendedor de cigarros
1 Fio Amarelo
1 Fio Cinza
1 Fio Laranja
1 Fio com malha interna de 3 ou mais fios internos
1 Caixa para guardar o circuito
Dados Gráficos obtidos pelo LOG
Pelo Software ElanScan
(a linha de base é tempo em segundos para todos os gráficos do ElanScan)
Pelo Software FreeScan modo 410B
(a linha de base não é tempo mas número da amostra mas pode ser considerada tempo, para todos os gráficos do FreeScan)
Andando na rua.
Parado na Garagem, acelerando
Podem verificar que todos os gráficos (feitos no Excel pelo log) são coerentes com a posição do acelrador, ou seja a exigência do motor.
Aproveitem, já que isso não existe mais para vender!
Caso percebam algo estranho avisem!
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM
Moderadores por favor encerrem o tópico de contrução do scanner!
viewtopic.php?f=14&t=7886&start=0&hilit ... C3%B3stico
Aquele está encerrado, merecia um novo, as questões serão neste, até porque este local é mais adequado agora!
viewtopic.php?f=14&t=7886&start=0&hilit ... C3%B3stico
Aquele está encerrado, merecia um novo, as questões serão neste, até porque este local é mais adequado agora!
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM
achei muito dificil, mas c vc quiser fazer um pra mim e me mandar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
abs.
abs.
veja fotos do meu EX-MONZA atualizados>>>CLIQUE AQUI<<<
veja fotos da minha Titan>>>CLIQUE AQUI<<<
*VENDIDO*
CG TITAN 150ES cinza metalica 2º dono com 37.mil K original
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*VENDIDO*
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM
Muito bom! Tá de parabéns pelo projeto. Construirei o meu me breve.
Monza SL/E 90 AC/DH/VE 4 portas
MegaSquirt 2 + cabeçote roletado + escape 2" inox!
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM
Mais um dado, no FreeScan no modo 410B o dado do barometer reflete o MAP, e com menos ruído do que no Manifold press (abs). - bar do ElanScan, mas por algum motivo este dado não é logado, por isso me esqueci dele acima.
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM
ESQUEMA LEIGO
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Componentes para construir
Transistor – 2 - 2N2222A ou 2N3904- Transistor de uso comum NPN para Q1 e Q2
3 resistores de 10 k ohms
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1 Conector RS232 – DB9
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1 Fio Cinza
1 Fio Laranja
1 Fio com malha interna de 3 ou mais fios internos
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Pessoal, acho que não entendenram o espirito da coisa, agora que temos um scanner funcional precisamos comparar os dados obtidos entre os carros para verificar anomalias e termos uma referência, vou refazer os gráficos com o carro parado em lenta 10 segundos e depois ir subindo 10% até onde der a posição do acelerador mantendo 10 segundos, para que tenhamos um fator de comparação fácil de usar.danilo-sn escreveu:achei muito dificil, mas c vc quiser fazer um pra mim e me mandar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
abs.
Componentes para construir
Transistor – 2 - 2N2222A ou 2N3904- Transistor de uso comum NPN para Q1 e Q2
3 resistores de 10 k ohms
Uma chapa de circuito para testes linear
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1 Conector para acendedor de cigarros
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1 Fio Cinza
1 Fio Laranja
1 Fio com malha interna de 3 ou mais fios internos
1 Caixa para guardar o circuito
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM
MonzaClub20EFICHZ Parabéns pelo projeto, e parabéns também para todos que estão ajudando, me candidato a ajudar, vou montar o scan no fds e tentar usar meu note que não tem porta serial, mais eu tenho um adaptador, vou testar e postar aki os resultados, acho legal a idea de consolidarmos os dados, quem sabe podemos montar um formulário para que os colegas insira os dados e conseguimos visualizar um relatório isso de forma geral, porem precisamos da ajuda de todo para que insira os dados e faça os teste de forma correta.
Abcs
Abcs
Monza 91/92 2.0 SL/E EFI Automatico Gasolina
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- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1993
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM
nos itens não foi dito qual o cabo pra usar para monstar o scaner.
tem q ser em um notebook né? pq meu pc fica dentro do quarto. rsrsrs
tem q ser em um notebook né? pq meu pc fica dentro do quarto. rsrsrs
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!
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