Rafaelo escreveu:
85: negativo da bobina
86: positivo da bobina(ligado no + do farol baixo senao me engano original )
30: positivo protegido por fusivel
87: onde vai ligar as milhas +
Para o caso de um de 5 pinos :
85: entrada de corrente
87: saída de corrente NF
87a: saída de corrente NA
85: negativo da bobina
86: positivo da bobina
* o rele só armará se comutado o sinal de positivo (+) no 86 e negativo no 85 (-)
Meu 1º CARRO ... meu 1º MONZA ... minha 1ª PAIXÃO! EM RESTAURAÇÃO |
vlw mas nem todos 5 pinos sao assim amigo. tem 5 pinos com outras funções. saida temporizada, entrada de sinal, entre outros tipos. alem do que vc postou.
mas no caso dele é um simples rele de 4 pinos padrao.
Pense num esquema lindo, esse que eu fiz, kkkkkkkkkkkkk.. e foi no paint ainda!
Parece desenho de garoto do jardim I (nem sei se isso ainda existe) ehehhe...
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Diego Paiva escreveu:Pense num esquema lindo, esse que eu fiz, kkkkkkkkkkkkk.. e foi no paint ainda!
Parece desenho de garoto do jardim I (nem sei se isso ainda existe) ehehhe...
esse esquema foi bastante funcional maninho
foi com ele que eu liguei meus milhas
o farol de cima fico cego...rsrsrsrsrs
mais segue a foto da ligaçao com o esquema q nosso amigo diego passo
ligado junto com a lanterna e desliga no botao de dentro...
acho q agora da pra vistoriar o kadettao sem precisar tirar os milhas
Elucubrando sobre relés, faróis e relés de 5 pinos no Monza/Kadett.
Na caixa de fusíveis, visíveis qdo se tira a tampa da mesma, existem 7 relés (Monzas à gasolina) ou 8 relés (Monzas à álcool).
Todos, eles, com exceção do relé do ventilador da cabine, possuem 4 pinos, como a grande maioria dos relés automotivos.
Esses 4 pinos mostram, como já foi citado lá no início, as indicações:
-30: é o ponto que recebe a corrente que vai alimentar o circuito para o qual o relé foi projetado. Pode ser o ventilador, o compressor do ar condicionado, a buzina, a bomba de combustível, etc.
Qdo se usa relés para melhorar a iluminação dos faróis, é conveniente (aliás nos outros casos também) inserir um fusível entre a fonte (bateria) e o pino 30 do relé, pois sem isso não haverá segurança nesse ponto.
-87: é o ponto no qual relé, qdo ENERGIZADO, provê corrente para o farol ou circuito onde ele está instalado.
-86: é o ponto negativo da bobina que, qdo ENERGIZADA, fecha os contatos 30 e 87 do relé.
-85: é o ponto positivo da bobina, ligado normalmente a um interruptor ou circuito pós chave.
No Monza, todos aqueles relés pequenos que ficam DENTRO da caixa de fusíveis, ao lado dos fusíveis, são iguais, isto é, podem ser trocados de posição sem problemas, já que todos possuem 4 pinos.
Só o relé do ventilador da cabine é que não pode ser trocado, pois ele é um daqueles relés de 5 pinos. Ele possui o pino 87A, que é um pino que está com energia qdo o relé está DESENERGIZADO.~Se for colocado no lugar dele um dos outros relés, só funcionará a 4ª velocidade do ventilador interno.
Falando agora de faróis, todo carro sai de fábrica com dois circuitos independentes dos faróis, pois se um deles der problema numa viagem noturna sempre haverá um deles acendendo.
No esquema mostrado aí em cima, onde por sinal o negativo da bobina de campo está invertido, se o relé der problema perde-se os dois faróis.
Existem relés duplos e até quadruplos para faróis, esses últimos com 4 saídas independentes, uma para cada facho das lampadas, de modo a aumentar a segurança.
É isso.
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ