Duvida Sobre a taxa de compressão.

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
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dbzronaldo
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Re: Duvida Sobre a taxa de compressão.

Mensagem não lida por dbzronaldo »

srsrrs, não não amigo, vectra só futuramente, mas não se disfazendo do meu monzao claro.
esse é pra toda vida.

Sim, vou trocar ela completa, com todos os sensores, comando de valvula, distribuidor, modulo, chicotes, flauta, coletor, tbi, os bicos vão ser do astra flex ETC....
e vo usar alcool pq meu motor é alcool.

então amigo, gosto de manter a originalidade, mas se tem algo que posso melhorar, não penso 2 vezes..
pq esse carro, vishi, me marco.
gosto muito dele.
o carro vai ficar melhor, então ta blz, é tudo GM mesmo, rsrsrs
então num eh ganbiarra. xD
vale a pena.

essa rebaixada de 2,5MM almentou em quantos a taxa?
mas eh diferetes os motores, então não da pra mim ter uma base neh, srrsrs
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dbzronaldo
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Re: Duvida Sobre a taxa de compressão.

Mensagem não lida por dbzronaldo »

sim sim amigo, assim q eu tiver todas as peças irei criar meu topico.
o tão esperado topico. rsrsrs

entendi amigo.
perguntei aqui pra ver se alguem ja tinha feito, dai eu podia pegar as medidas q ele rebaixou, tipo, 1MM.
xD
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Duvida Sobre a taxa de compressão.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Marchiori escreveu:
Mas essa coisa de taxa, quanto maior melhor, ou a taxa tem que ser baixa?!
Muitos já escreveram aí em cima, mas deixem-me dar também meus pitacos. :D

A taxa de compressão, que é a diferença entre a pressão da mistura ar+ combustível no início e o final da compressão é determinada em função do tipo de combustível que será usado no motor.
Até algum tempo atrás, os motores com menor taxa de compressão existentes eram os motores à gasolina, visto que esse combustível tem uma maior tendência a 'explodir' qdo muito comprimido.
Em seguida vêm os motores à álcool, que tem menor tendendia a autoignição e finalmente vêm os motores à diesel.
No motores à diesel, o combustível é jogado na câmara de combustão no momento exato da explosão, então não existe o perigo da auto explosão antes da hora (sempre há a autoexplosão nos motores à diesel, já que não é preciso centelha para isso, a mistura explode sozinha sempre, mas no momento certo).

Um Chevette 75 à gasolina tem a compressão de 7,5 por 1, já os carros mais modernos (ou menos velhos) foram tendo essa taxa aumentada, primeiro porque a gasolina melhorou, segundo porque os motores melhoraram, com seus sensores de detonação, que todo carro moderno tem (infelizmente a maioria dos nossos Monzas não possui esse dispositivo).

Então, antes de aumentar a taxa, é necessário saber qual combustível será usado. Se o dono se dispuser a usar só aquela gasolina mais cara, aí a taxa pode ser maior. Se pretender usar a comum, é outra. Se for álcool, aí sim a taxa pode ser bem alta.

Nota: existem casos estranhos, como o fato de um motor de avião do tempo da segunda guerra, apesar de usar gasolina de 100 octanas, ter uma taxa de 6,7 por 1. Outros motores da avião usavam água para melhorar a potência durante a decolagem. Essa água era injetada diretamente na câmara de combustão no momento da explosão, o que aumentava muito a taxa de compressão sem danificar nada. Depois substituíram a água por metanol, que também era injetado no momento certo na câmara de compressão.
Mas isso já é cultura inútil...hehehe.

Abraços
Luiz Carlos
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dbzronaldo
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Re: Duvida Sobre a taxa de compressão.

Mensagem não lida por dbzronaldo »

é bem complicado mesmno esse sistema.
oq seria esse sensor de detonação?
rssrrs

viu, se alguem já rwebaixou o cabeçote posta ai.
pois precizo dessas informaçõao.

abrass
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Rafaelo
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Re: Duvida Sobre a taxa de compressão.

Mensagem não lida por Rafaelo »

dbzronaldo escreveu:é bem complicado mesmno esse sistema.
oq seria esse sensor de detonação?
rssrrs

viu, se alguem já rwebaixou o cabeçote posta ai.
pois precizo dessas informaçõao.

abrass
sensor know(batida) "descobre" quando a pre-ignição(batida de pino) esta acontecendo e acaba atrasando o ponto de ignição evitando esse problema. na minha injeção programavel tem sensor know e programado ele pra atrasar o ponto caso haja pre-ignição. a maioria das IE hoje em dia tem esse sensor.

quando ocorre a pre-ignição a famosa batida de pino cria um ruido especifico no motor, o sensor detecta e atrasa o ponto previnindo esse problema.

Ronaldo nao te esqueça que essa IE que tu vai por é obrigatorio o uso desse sensor. senao colocar ele pode ferra com o motor por causa do ponto. e tenha prudencia quando taxar o cabeçote se rebaixar... faça 2 calculos.

1º pra determinar se teu cabeçote e cabaço STD
2º pra quanto tu quer de taxa. 14:1 pro alcool com segurança seria uma boa caso ele seja STD
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dbzronaldo
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Re: Duvida Sobre a taxa de compressão.

Mensagem não lida por dbzronaldo »

entndi, entãooo, voi vc mesmo q me disse sobre esse tal sensor know. srrs
mas esqueci umas coisas a respeito dele.
onde ele é fixado?

acho q meu cabeçote é cabaço sim, bom não sei. srsrrs
como irei determinar se meu cabeçote é STD (q q significa isso? srsr cabaço?)
quero almentar a taxa pra 13.1
foi oq disseram pra eu fazer.

OBS: irei usar os bicos do vectra flex
e a bomba de combustivel vai ser uma do GTI.

14.1 não é muito????
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Marchiori
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Re: Duvida Sobre a taxa de compressão.

Mensagem não lida por Marchiori »

Olha meu Monza é gasolina e só uso aditivada. A taxa dele original é 8,8:1. Mas ele foi rebaixado 2mm a 2 meses atras. Daqui mais um tempo vou retrabalhar todo o cabeçote pra ver se a taxa aumenta, mas ñ mto. Sendo que original é 8,8:1 eu queria digamos uma taxa média de 9,2:1 ou 9,5:1. Pois vou trocar coletor, polia, comando pra deixar ele um pouco mais esperto. Ai assim esta taxa de 9,2 ou 9,5:1 já esta bom ou tem que ser maior?!

Obrigado
Rafaelo
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Re: Duvida Sobre a taxa de compressão.

Mensagem não lida por Rafaelo »

14:1 com sensor know e no alcool nao é muito nao... seria o limite da segurança. mas caso tu nao queira arriscar, 13:1 estaria de bom tamanho. alias eu nem taxaria seu cabeçote o ganho é pouco. faça as medição pra saber qual a taxa atual do teu "cabeçote" antes de querer rebaixar ele.

cabaço é modo de fala seria Standard(nunca levou passe na vida) ou seja tem a taxa do manual do motor 12:1

entao faça os calculo eu tenho fotos disso que fiz no meu, cria um topico e te explico la com as imagem que tenho.

bomba so GTI? nao faz sentido pros bicos original. use a tua ela da bem mais de que 2BAR. eu tenho no meu MPFI e ja gera os seus 3BAR solicitados pelo regulador de pressao.
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