Pressão de combustível
- dutra s a
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Re: Pressão de combustível
Cara, da uma verificada em todo sistema de alimentação (tubulação de combustível) incluindo coletor de admissão, linha de combustível com bomba e filtro e pré filtro, e TBI completo, a válvula termostática aberta. Agora, se não haver problemas com isso, bom... na minha opinião já é motor, embreagem, e é muito difícil ser rolamentos das rodas ou sistema de freio.
Afinal, tudo isso trabalha junto sobre a tal questão.
abs estamos ai
Afinal, tudo isso trabalha junto sobre a tal questão.
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
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Re: Pressão de combustível
Já que o assunto é pressão de combustível, permitam-me elucubrar um pouco sobre isso.
Nos primeiros tempos do motor com carburador, a dosagem do combustível era feita por furos calibrados (giclês, gargulantes ou outro nome que se dê a esses furinhos).
Além do diâmetro dos referidos furinhos, claro que o que determina qto combustível vai passar por eles é a pressão que empurra esse combustível através dos furos.
Até hoje, por incrível que pareça, essa pressão em alguns carburadores é determinada pelo nível do combustível na cuba, coisa que varia em curvas, subidas, descidas, acelerações, freadas, etc. Mas até certo ponto funciona.
Muitos anos atrás, na época da grande guerra, já existiam carburadores de pressão constante, onde a pressão do combustível era mantida constante em qualquer situação.
Nos sistemas de injeção eletrônica atuais, a dosagem do combustível é feita por válvulas injetoras, que abrem e fecham continuamente (ao contrário do que muita gente pensa, elas não ficam abertas paradas, só ciclam o tempo todo, abrindo e fechando). Qdo se pisa fundo no acelerador elas ciclam por mais tempo, qdo se tira o pé acontece o contrário.
Nesses motores o que que determina qto combustível vai passar é o tempo em que elas estão abertas e a pressão do combustível que o força através delas.
Nos carros da GM a pressão do combustível é contante, seja na marcha lenta, seja na rotação máxima. Por outro lado, como já foi dito aqui, seja para álcool seja para gasolina, a pressão é a mesma (2 Bar, que é equivalente a mais ou menos 29 PSI).
Nos carros da Fiat à álcool a pressão é maior do que nos à gasolina (1Bar no Uno à gasolina para 2 Bar no a álcool).
Nos carros da Ford, a pressão varia de acordo com a aceleração.
Como disse o Carlos Freire lá em cima, checar só a pressão da bomba não é suficiente, há necessidade de se checar também sua vazão.
A bomba do Monza deve ser capaz de fornecer bem mais do que os 2 Bar que são utilizados pelo motor, o excesso é reenviado para o tanque e serve também para manter cheio o caneco que existe em volta do pescador, evitando que o mesmo pesque em seco durante curvas, acelerações, etc.
Se por ex. o cano de retorno estiver parcialmente ou totalmente entupido, o reparador, ao checar a pressão, poderá dar como boa uma bomba que esteja fornecendo só 2 Bar, por exemplo. Essa bomba não vai dar conta num momento em que o motor necessitar de mais combustível.
Vale lembrar que qto mais tempo a válvula injetora permanecer ciclando, mais combustível vai para o motor e mais a bomba vai ter de fornecer, mantendo sempre os 2 Bar na linha pós regulador.
Aumentar a pressão para 2,5 ou 3 Bar no regulador certamente vai aumentar a potência do motor e seu desempenho, mas o preço disso não será só o da conta da gasolina, o motor vai funcionar com excesso de combustível o tempo todo, o que diminuirá sua vida útil, seja por carbonização excessiva ou lavagem das paredes dos cilindros. Isso sem falar nas velas que sujam bem mais, etc.
Na aviação, nos velhos tempos dos motores a pistão, havia a manete de mistura. Na decolagem ou em manobras evasivas ela era colocada em mistura rica, pois além de aumentar a potência também esfriava o motor (temperatura da cabeça dos cilindros), mas seu uso era restrito somente a essas situações, pelos danos que provocava a longo prazo.
Abraços
Nos primeiros tempos do motor com carburador, a dosagem do combustível era feita por furos calibrados (giclês, gargulantes ou outro nome que se dê a esses furinhos).
Além do diâmetro dos referidos furinhos, claro que o que determina qto combustível vai passar por eles é a pressão que empurra esse combustível através dos furos.
Até hoje, por incrível que pareça, essa pressão em alguns carburadores é determinada pelo nível do combustível na cuba, coisa que varia em curvas, subidas, descidas, acelerações, freadas, etc. Mas até certo ponto funciona.
Muitos anos atrás, na época da grande guerra, já existiam carburadores de pressão constante, onde a pressão do combustível era mantida constante em qualquer situação.
Nos sistemas de injeção eletrônica atuais, a dosagem do combustível é feita por válvulas injetoras, que abrem e fecham continuamente (ao contrário do que muita gente pensa, elas não ficam abertas paradas, só ciclam o tempo todo, abrindo e fechando). Qdo se pisa fundo no acelerador elas ciclam por mais tempo, qdo se tira o pé acontece o contrário.
Nesses motores o que que determina qto combustível vai passar é o tempo em que elas estão abertas e a pressão do combustível que o força através delas.
Nos carros da GM a pressão do combustível é contante, seja na marcha lenta, seja na rotação máxima. Por outro lado, como já foi dito aqui, seja para álcool seja para gasolina, a pressão é a mesma (2 Bar, que é equivalente a mais ou menos 29 PSI).
Nos carros da Fiat à álcool a pressão é maior do que nos à gasolina (1Bar no Uno à gasolina para 2 Bar no a álcool).
Nos carros da Ford, a pressão varia de acordo com a aceleração.
Como disse o Carlos Freire lá em cima, checar só a pressão da bomba não é suficiente, há necessidade de se checar também sua vazão.
A bomba do Monza deve ser capaz de fornecer bem mais do que os 2 Bar que são utilizados pelo motor, o excesso é reenviado para o tanque e serve também para manter cheio o caneco que existe em volta do pescador, evitando que o mesmo pesque em seco durante curvas, acelerações, etc.
Se por ex. o cano de retorno estiver parcialmente ou totalmente entupido, o reparador, ao checar a pressão, poderá dar como boa uma bomba que esteja fornecendo só 2 Bar, por exemplo. Essa bomba não vai dar conta num momento em que o motor necessitar de mais combustível.
Vale lembrar que qto mais tempo a válvula injetora permanecer ciclando, mais combustível vai para o motor e mais a bomba vai ter de fornecer, mantendo sempre os 2 Bar na linha pós regulador.
Aumentar a pressão para 2,5 ou 3 Bar no regulador certamente vai aumentar a potência do motor e seu desempenho, mas o preço disso não será só o da conta da gasolina, o motor vai funcionar com excesso de combustível o tempo todo, o que diminuirá sua vida útil, seja por carbonização excessiva ou lavagem das paredes dos cilindros. Isso sem falar nas velas que sujam bem mais, etc.
Na aviação, nos velhos tempos dos motores a pistão, havia a manete de mistura. Na decolagem ou em manobras evasivas ela era colocada em mistura rica, pois além de aumentar a potência também esfriava o motor (temperatura da cabeça dos cilindros), mas seu uso era restrito somente a essas situações, pelos danos que provocava a longo prazo.
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Re: Pressão de combustível
O louco
calma ai, devagar
Então, ao colocar a pressão do meu a 2bar, o motor está respondendo bem e no momento não me lembro da estanqueidade, mas lembro que com o aparelho de pressão, ele abria e fechava e depois de um tempo, sem deixar o carro morrer, me disse que a bomba é tão boa que chegou a marcar até 8bar de pressão. É verdade, eu estava no momento e vi, ele disse que essa bomba poderia até ser usada em carros turbos, que iria funcionar bem também.
Esse fechamento no aparelho seria então o teste de estanqueidade?
abs estamos ai


Então, ao colocar a pressão do meu a 2bar, o motor está respondendo bem e no momento não me lembro da estanqueidade, mas lembro que com o aparelho de pressão, ele abria e fechava e depois de um tempo, sem deixar o carro morrer, me disse que a bomba é tão boa que chegou a marcar até 8bar de pressão. É verdade, eu estava no momento e vi, ele disse que essa bomba poderia até ser usada em carros turbos, que iria funcionar bem também.
Esse fechamento no aparelho seria então o teste de estanqueidade?
abs estamos ai
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Re: Pressão de combustível
O teste de pressão é o que indica no manômetro redondo, quando o motor está funcionando.
O teste de estanqueidade é no mesmo manômetro, mas com motor parado por algum tempo, onde a pressão não deve cair. Se cair indica fuga de pressão.
O teste de vazão e feito normalmente em outro manômetro, que geralmente está no mesmo suporte do manômetro de pressão, que indica a quantidade de combustível passou quando o motor esteve em funcionamento.
Muitos defeitos na linha de combustível se resolve verificando a vazão e estanqueidade. As vezes a pressão está normal, mas não tem vazão. Se o reparador não fizer esses testes, poderá comprometer a avaliação, demorando ou não resolvendo o problema, transformando um simples reparo em uma grande dificuldade em conserto ("pepino")
Abs,
Carlos Freire
O teste de estanqueidade é no mesmo manômetro, mas com motor parado por algum tempo, onde a pressão não deve cair. Se cair indica fuga de pressão.
O teste de vazão e feito normalmente em outro manômetro, que geralmente está no mesmo suporte do manômetro de pressão, que indica a quantidade de combustível passou quando o motor esteve em funcionamento.
Muitos defeitos na linha de combustível se resolve verificando a vazão e estanqueidade. As vezes a pressão está normal, mas não tem vazão. Se o reparador não fizer esses testes, poderá comprometer a avaliação, demorando ou não resolvendo o problema, transformando um simples reparo em uma grande dificuldade em conserto ("pepino")
Abs,
Carlos Freire
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Re: Pressão de combustível
Professor, me ajuda aqui: Num exemplo grotesco (infantil até), pressão é a distância que a bomba consegue jogar a gasolina, vazão é a quantidade de gasolina que a bomba joga e estanqueidade seria a bomba travar a pressão na linha de combustível com o motor parado?Carlos A. Freire escreveu:2.0bar é a pressão recomendada na linha de combustível para o Monza EFI álcool ou gasolina.
Devo lembrar que na medição deve incluir a pressão, vazão e estanqueidade. Só a pressão não é suficiente para dizer que não há problemas na linha de combustível.
Abs,
Carlos Freire
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
- Carlos A. Freire
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Re: Pressão de combustível
Resumindo, é mais ou menos assim:
Pressão é a força exercida pela bomba ao puxar no caso o combustível.
Vazão seria a quantidade de combustível que passa por um determinado tempo.
Estanqueidade a medida de quanto tempo a linha de combustível consegue manter a pressão nominal, com motor parado.
Abs,
Carlos Freire
Pressão é a força exercida pela bomba ao puxar no caso o combustível.
Vazão seria a quantidade de combustível que passa por um determinado tempo.
Estanqueidade a medida de quanto tempo a linha de combustível consegue manter a pressão nominal, com motor parado.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Pressão de combustível
Eu estava pensando que vazão seria a pressão de retorno do combustível, excesso ou algo relacionado.
No caso, com pressão então a obstrução no retorno do taque e sem pressão tudo em ordem.
abs estamos ai
No caso, com pressão então a obstrução no retorno do taque e sem pressão tudo em ordem.
abs estamos ai
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Re: Pressão de combustível
Valeu, professor! Era quase o que eu estava pensando mesmo.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!