TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA
Para colocar o tensionador no local, como já mencionei, uso a própria correia de acessórios abraçando o tensionador com a mão mesmo. O tensionador já deve estar com parafuso dentro. O curioso que cada um já tem sua maneira de fazer o serviço, e com a simplicidade de todos, que no final dá o mesmo resultado.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
Carlos e Amigos,Carlos A. Freire escreveu:Ao trocar o tensionador, deve fazer todos os procedimentos da troca da correia dentada. Não precisa remove-la do local, mas deve estar com as polias alinhadas e depois de tensiona-la, deve conferir se manteve o alinhamento. É um risco muito grande não seguir esses procedimentos.
Abs,
Carlos Freire
sexta passada eu troquei o esticador da correia dentada sem remover a correia do lugar. (dificuldade 2)
Como vc aconselhou, eu tirei a polia de serviços, as velas para aliviar a pressão e chequei a posição das polias virabrequim e comando, dando duas voltas, checando o PMS e depois disso conclui a montagem: capa plastica, polia de serviços, posicionei o esticador da poli-V, correia poli, chave do esticador e o demorado aperto do parafuso do esticador :smt010
velas, cabos e dei partida... funcionou

Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
-
- MODERADOR
- Estado: Ceará-CE
Hoje eu troquei a correia dentada e a correia do alternador da s-10, achei até simples.... segui o manual, fiz tudo conforme o figurino.
http://www.oficinadeveiculos.com.br/ima ... _nov06.pdf
A correia velha estava bem frouxa já, tensionamento mínimo... o que é mais intrigante, é que esse carro tem 47.000km originais, ou seja, nunca foi mexido na correia dele... e mesmo assim, a poilia do girabrequim estava um pouco fora de sincronismo... coisa de uns 0,3~0,5mm... corrigi isso quando montei a correia nova, mas achei estaranho...
Bem, tirei algumas fotos do serviço:
Aqui já sem a correia do alternador:

Tensor do alternador já fora do carro:

Aqui sem a capa de proteção da correia dentada:

Correias velhas:

Correia nova no lugar(ainda sem tensionar, nem dar aquelas voltas girando o motor manualmente):

Tensionador após tensionar a correia, conforme diz o manual, fica todo pra direita:

Tudo montado, funcionamento perfeito
:

O carro tá funcionando mais sereno... antes tava um pouco áspero. Acho que o serviço ficou razoável... devagarzinho, vamos aprendendo um pouquinho. Dei 6 voltas manuais no motor (recomendam 2 voltas, melhor pecar por excesso, que por falta
)... Se não fosse a dica do Waldir, acho que teria sofrido pra girar... dei a primeira volta no motor, quase morrendo :smt005... dai lembrei que se tirasse as velas, aliviaria a pressão, e, consequentemente o motor giraria livre... dito e feito, ficou molim, molim de girar :smt023
Caso tenham alguma consideração a fazer, fiquem à vontade.
Abraços!
Edit: Ah, o mesmo procedimento que eu usei, aplica-se aos monzas 96, que já usam tensor sem ser fixo, diferente dos monzas até 95.. que para fazer o tensionamento, dever-se-ia girar a bomba d'água.. no caso da s-10 e monzas 96, faze-se tudo pelo tensor mesmo.
A correia do ar já está comprada, vou colocar amanhã
http://www.oficinadeveiculos.com.br/ima ... _nov06.pdf
A correia velha estava bem frouxa já, tensionamento mínimo... o que é mais intrigante, é que esse carro tem 47.000km originais, ou seja, nunca foi mexido na correia dele... e mesmo assim, a poilia do girabrequim estava um pouco fora de sincronismo... coisa de uns 0,3~0,5mm... corrigi isso quando montei a correia nova, mas achei estaranho...
Bem, tirei algumas fotos do serviço:
Aqui já sem a correia do alternador:

Tensor do alternador já fora do carro:

Aqui sem a capa de proteção da correia dentada:

Correias velhas:

Correia nova no lugar(ainda sem tensionar, nem dar aquelas voltas girando o motor manualmente):

Tensionador após tensionar a correia, conforme diz o manual, fica todo pra direita:

Tudo montado, funcionamento perfeito

O carro tá funcionando mais sereno... antes tava um pouco áspero. Acho que o serviço ficou razoável... devagarzinho, vamos aprendendo um pouquinho. Dei 6 voltas manuais no motor (recomendam 2 voltas, melhor pecar por excesso, que por falta

Caso tenham alguma consideração a fazer, fiquem à vontade.
Abraços!
Edit: Ah, o mesmo procedimento que eu usei, aplica-se aos monzas 96, que já usam tensor sem ser fixo, diferente dos monzas até 95.. que para fazer o tensionamento, dever-se-ia girar a bomba d'água.. no caso da s-10 e monzas 96, faze-se tudo pelo tensor mesmo.
A correia do ar já está comprada, vou colocar amanhã

Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
Amigos e Diego
É muito bom ver a ilustração de um 'passo à passo'... Parabéns e obrigado por socializar a informação.
Comento que a primeira vez que eu mexi na correia dentada foi para marcar a referência na capa plastica (nova - no name)
seguindo as instruções do Carlos Freire, inclusive do posicionamento do rotor do distribuidor apontando para o 1º cilindro no caso do PMS.
Girei a polia do girabrequim até a marca e conferi a do comando... putz... estava a 180º da marca e o rotor apontando para outro cilindro :smt021
Xinguei de cara o mecânico que havia trocado a correia... será que o %$@&* nunca leu o manual, não aprendeu direito, quiz me sacanear?
Mas como o motor estava funcionando? ele mudou a ordem de explosão? não é possivel?!
Com uma chave de fenda empurrei o braço do esticador para diminuir a tensão e soltar a correia. Com uma chave estrela virei a polia de comando
coincidindo com referência do protetor traseiro e recoloquei a correia, conferindo se não saltou dente e ao ligar estourar balancim, válvula, chamar o guincho...
passa um montão de coisa pela cabeça :smt010
Aí fui virar a polia do virabrequim e checar novamente. De novo não coincidia
Então o zé-mané que lhe escreve catou a ficha que caiu no chão e percebeu que uma volta da polia do virabrequim dá 1/2 volta na polia de comando... :smt021
desxinguei o mecânico
:smt011 coloquei a polia de serviço e fiz a marcação na capa.
Abs
É muito bom ver a ilustração de um 'passo à passo'... Parabéns e obrigado por socializar a informação.
Comento que a primeira vez que eu mexi na correia dentada foi para marcar a referência na capa plastica (nova - no name)
seguindo as instruções do Carlos Freire, inclusive do posicionamento do rotor do distribuidor apontando para o 1º cilindro no caso do PMS.
Girei a polia do girabrequim até a marca e conferi a do comando... putz... estava a 180º da marca e o rotor apontando para outro cilindro :smt021
Xinguei de cara o mecânico que havia trocado a correia... será que o %$@&* nunca leu o manual, não aprendeu direito, quiz me sacanear?
Mas como o motor estava funcionando? ele mudou a ordem de explosão? não é possivel?!
Com uma chave de fenda empurrei o braço do esticador para diminuir a tensão e soltar a correia. Com uma chave estrela virei a polia de comando
coincidindo com referência do protetor traseiro e recoloquei a correia, conferindo se não saltou dente e ao ligar estourar balancim, válvula, chamar o guincho...
passa um montão de coisa pela cabeça :smt010
Aí fui virar a polia do virabrequim e checar novamente. De novo não coincidia

Então o zé-mané que lhe escreve catou a ficha que caiu no chão e percebeu que uma volta da polia do virabrequim dá 1/2 volta na polia de comando... :smt021
desxinguei o mecânico

Abs
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
Lembrando que é para tensionar o máximo, dar pelo menos duas voltas e fazer a tensão normal, deixando o ponteiro na marcação no próprio tensionador, para correia nova ou correia usada, conforme o caso.Diego Paiva escreveu: Tensionador após tensionar a correia, conforme diz o manual, fica todo pra direita:
![]()
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro SL/E (Nível 3)
- Modelo: - SELECIONE --------
Olá pessoal!
Gostaria de saber como alinhar a polia com o comando de válvulas.
Quando giro o volante e o primeiro pistão está totalmente em cima, na polia existe alguma marcação, e para onde ela aponta?
Girando o volante 360º significa que o primeiro pistão está totalmente em cima novamente?
Girando o comando de válvulas 360º ele está sempre alinhado com o volante e com o primeiro pistão totalmente em cima?
espero ter-me feito entender, Wagner. :smt021
Gostaria de saber como alinhar a polia com o comando de válvulas.
Quando giro o volante e o primeiro pistão está totalmente em cima, na polia existe alguma marcação, e para onde ela aponta?
Girando o volante 360º significa que o primeiro pistão está totalmente em cima novamente?
Girando o comando de válvulas 360º ele está sempre alinhado com o volante e com o primeiro pistão totalmente em cima?
Monza SL/E EFI 92 2.0 Gasolina, ar,dh,ve, te cor AZUL lindão!
Falta consertar o ar condicionado.
Falta consertar o ar condicionado.
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
Wagner escreveu:Olá pessoal! Gostaria de saber como alinhar a polia com o comando de válvulas.

Wagner,
vamos por partes:
1 - Estou entendendo quando você fala em volante, você está se referindo à polia de serviços, ou seja, onde vai a correia poli V para o alternador e a DH
2- Se o seu Monza está funcionando bem, pode significar que a correia dentada está colocada perfeitamente.
3- o que leva a crer que as marcações do diagrama foram obedecidas
4- É possível, tirando as velas e girando a polia de serviços colocar o pistão em PMS (Ponto Morto Superior) e testar com a chave de fenda, introduzindo no local da vela do 1º cilindro, é possivel perceber que o pistão está todo em cima...
5- É possivel tirar os 3 parafusos superiores da capa da C. Dentada (10mm) e puxá-la para trás, para ver se a marcação da polia de comando está coincidindo, ou na direção
da referência do protetor traseiro da polia ( conforme diagrama 1)
6- Mas o ideal para a conferência seria tirar a polia de serviços e checar se a marca da polia do girabrequim coincide com a referência da base da bomba de óleo (diagrama 2)
7 - Uma volta completa(360º ) da polia do girabrequim gira a do comando em 180º...
8- Então mais uma volta na do girabrequim colocará a do comando na posição superior e o 1º e o 4º pistão em PMS
-
- MODERADOR
- Estado: Ceará-CE
Exato, Carlos... depois eu afrouxei o parafuso do tensionador e deixei o indicador na posição correta de trabalho, ou seja... no meio do tensionador.Carlos A. Freire escreveu: Lembrando que é para tensionar o máximo, dar pelo menos duas voltas e fazer a tensão normal, deixando o ponteiro na marcação no próprio tensionador, para correia nova ou correia usada, conforme o caso.
Abs,
Carlos Freire
A foto que eu tirei nessa hora, ficou péssima

Puxa Wadir, que canseira, heim?

Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO