CAIXA DE DIREÇÃO: saiba como ajustar

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
CASSIO HENRIQUE
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1448
Registrado em: 05 Mar 2008, 16:45
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

CAIXA DE DIREÇÃO: saiba como ajustar

Mensagem não lida por CASSIO HENRIQUE »

Na direção certa


O sistema de direção do automóvel, além de ser essencial para a segurança, é também fator importante para dirigir mais confortavelmente. Quando seus componentes encontram-se há algum tempo sem cuidados, costuma aumentar a folga do sistema, manifestada por um curso "morto" do volante de direção antes que as rodas estercem de maneira efetiva. Se a folga for exagerada, a condução do carro fica imprecisa e perigosa. Eliminar esse tipo de folga não costuma ser muito difícil, bastando um pouco de habilidade e conhecimento do tipo de caixa de direção que cada carro utiliza, bem como o método de ajuste. A folga no volante surge quando as peças móveis da caixa de direção se desgastam. Há casos de desgaste não corrigido que deixam o volante de direção com folga de até meia volta, tornando o veículo difícil de controlar. Contudo, folgas nas articulações de direção de suspensão podem acentuar a folga de direção, nesses casos não sendo a culpa apenas da caixa. Todas as caixas de direção dispõem de ajuste para compensar o desgaste das engrenagens. Nas caixas de setor e sem-fim existe um parafuso para isso, enquanto nas de pinhão e cremalheira tanto pode haver parafuso como calços para pressionar mais ou menos a cremalheira contra o pinhão. Em caixas de pinhão e cremalheira mais antigas, o suporte do pinhão era excêntrico, bastando girá-lo para aproximar ou afastar o pinhão da cremalheira.

Como ajustar caixa tipo setor e sem-fim


1) Localize a caixa de direção e o parafuso de regulagem, que é travado por porca. Esse parafuso pode ser com fenda ou do tipo Allen.

2) Afrouxe a porca, ficando o parafuso solto. Com as rodas na posição reta à frente, vá apertando o parafuso aos poucos (sentido horário) e, ao mesmo tempo, confirme a diminuição de folga no volante. Para conseguir fazer isso, fique de pé ao lado do carro e oscile o volante enquanto olha para a roda esquerda (se você tiver um ajudante para ir apertando o parafuso enquanto você verifica a folga, melhor e mais fácil). O ajuste estará correto quando a folga desaparecer. O único cuidado é não apertar além do necessário, pois o volante ficará pesado e com retorno difícil após uma curva.



3) Trave o parafuso, mantendo-o na posição encontrada e aperte a porca, teste o carro rodando, para verificar se o volante não está "pesado".

O ajuste desse tipo de caixa de direção é muito importante. Se tiver folga, pode acontecer que os impactos da roda contra obstáculos e buracos venham a danificar as peças móveis da caixa, criando pontos amassados na superfície de contato do setor ou da rosca.

Depois que isso acontece, o movimento do volante em algumas posições será irregular, como se "escorregasse". Esse defeito de caixa de direção é conhecido como "calo". Para consertar, só substituindo o sem-fim ou o setor (ou a caixa completa), peças que não são baratas.

Como ajustar caixa tipo pinhão e cremalheira

Nas caixas de pinhão e cremalheira atuais, o pinhão funciona engrenado na cremalheira sem folga. Entretanto, a cremalheira fica permanentemente pressionada contra o pinhão, por meio de bucha de encosto e mola. À medida em que as peças móveis vão se desgastando, a tensão da mola vai diminuindo. O sintoma de necessidade de ajuste não é folga nesse caso e, sim, ruído da cremalheira batendo na carcaça da caixa quando o carro trafega sobre piso irregular.

A regulagem desse tipo de caixa de direção consiste, portanto, em aumentar a carga da mola, restabelecendo a força inicial da bucha sobre a cremalheira. Para aumentar a carga da mola, existe dois tipos de ajustes.

Por parafuso


4) A caixa de direção precisa estar no meio de seu curso. Para isso, conte as voltas que o volante dá de batente a batente, encontre o meio e mantenha o volante nessa posição.

5) Como no caso anterior, solte a porca que fixa o parafuso.

6) Aperte-o aos poucos, de modo que o volante fique um pouco mais pesado.



7) Fixe o parafuso com a porca e faça um teste na rua. Sobre calçamento irregular não deverá haver barulho na direção e o retorno após efetuar uma curva deverá ser feito sem problema. Também, em linha reta, o volante deverá estar leve, movimentando-se sozinho em função das imperfeições do piso. Se nessa situação o volante estiver preso, a condução do carro será desagradável, sendo difícil dirigi-lo na reta. Se o ajuste ainda for insatisfatório, repita a operação tantas vezes quanto o necessário, até as condições serem as ideais. Mas não se assuste: a operação não é tão complicada como parece e o ajuste ideal é logo conseguido.

Por calços


Nesse tipo de caixa de direção por pinhão e cremalheira, a ajustagem padrão determinada pela fábrica é trabalhosa. Requer, em alguns casos, remoção da caixa. Contudo, para fins práticos, o ajuste pode ser feito simplesmente fazendo variar (aumentar) a espessura do calço localizado entre a mola e a bucha de encosto. Um calço mais espesso fará o mesmo efeito de apertar-se o parafuso do caso anterior:

9) Localize a tampa da mola, na caixa.

10) Solte a tampa e remova-a.

11) Retire o bujão vedador, a mola e depois o calço.

12) Instale um calço mais espesso (compre-o numa concessionária) e faça a montagem seguindo a ordem inversa.

Faça um teste, conforme explicado anteriormente. Atenção: as fotos referem-se a uma caixa de direção hidráulica. Como pode ocorrer derramamento de fluido, este deve ser reposto ao terminar a operação. Durante a operação de ajuste da folga de direção, aproveite para verificar todo o sistema, como sinais de batida, fixação dos componentes e estado das coifas, principalmente as coifas de borracha da caixa de direção tipo pinhão e cremalheira. Providencie logo a reparação das peças avariadas ou gastas. Tudo isso irá assegurar que seu carro ande sempre "na linha".

Acertando o volante

O ajuste da caixa de direção tipo setor e sem-fim em geral altera a posição do volante, que sai da posição horizontal. Não se deve andar com volante "torto" por duas razões: 1ª) o comando do indicador de direção (pisca) fica no volante. O retorno automático, portanto, é comandado a partir da posição do volante. Se, por exemplo, ele estiver torto para a direita, uma curva para esse lado poderá não exigir tanto movimento do volante, impedindo que o acionador de retorno possa entrar em ação. Na melhor hipótese, será preciso descomandar o retorno; na pior, o indicador ficará ligado sem necessidade, confundindo os outros motoristas. 2ª) Com o volante na posição certa, qualquer alteração será prontamente sentida, sinal de que houve alguma avaria na suspensão ou na direção.

O acerto mais fácil do volante é tirá-lo da posição errada e colocá-lo na certa. Para isso:

1º) remova o botão da buzina ou tampa do cubo do volante.

2º) Solte a porca com chave soquete, afrouxando-a apenas algumas voltas.

3º) Dirija-se com o carro para uma rua reta e deixe o mesmo andar em linha reta. É aconselhável rodar pelo menos uns 300 metros, para ter certeza que a posição "reta" foi determinada.

4º) Pare o carro. Pressione o volante para a frente, ao mesmo tempo em que a porca e sua arruela são totalmente removidos. Com todo o cuidado, retire o volante mantendo as marcas alinhadas e reinstale-o na posição correta, ou seja, com seus raios em posição horizontal (se for volante com raios em "V" invertido, que o mesmo fique perfeitamente simétrico em relação à vertical).

5º) Coloque a arruela e a porca, aperte levemente e faça um teste de rua para confirmação. Se estiver tudo certo, aperte a porca com firmeza. Reinstale o botão de buzina ou a capa do cubo. Atenção: nunca tente retirar o volante e reinstalá-lo com o carro em movimento, por razões óbvias.
DVD, GPS, COMPLETISSÍMO, BCO COURO, MOTOR 0 09 anos ao meu lado
NÃO LEVE A VIDA TANTO A SÉRIO, POIS VC NÃO VAI SAIR VIVO DELA MESMO !!!
Imagem
Fabiano_Emmanuel
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 69
Registrado em: 23 Abr 2010, 12:53
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: CAIXA DE DIREÇÃO: saiba como ajustar

Mensagem não lida por Fabiano_Emmanuel »

Amigo, a caixa de direção do meu monza 91, éstá fazendo um barulho do tipo que vc descreveu e creio que seja a folga exitente, por isso gostaria de saber qual é o modelo da caixa de direção do meu monza pra que eu possa fazer os devidos ajustes.
Fabiano_Emmanuel
Alex
ADMINISTRADOR
Mensagens: 1626
Registrado em: 11 Dez 2006, 12:40
Cidade: Canoas
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: CAIXA DE DIREÇÃO: saiba como ajustar

Mensagem não lida por Alex »

Ótimo tópico! Estava com um problema de folga na direção e me ajudou a entender bastante a solução! Obrigado!
Fórum MONZEIROS.COM
Desde 2006 com tudo sobre o Chevrolet Monza! :D
Responder