LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER
- Carlos A. Freire
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Re: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER
Ops... digitei errado. A conexão A da foto vai para o sensor MAP e, a conexão B da foto vai para válvula EGR. Caso não tenha EGR, nessa conexão é usado um tampão.
Abs,
Carlos Freire
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Carlos Freire
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Re: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER
e qual a conexão e qual a mangueira para o vacuo do sistema de ventilação?? que controla as portinholas.
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Re: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER
Alquini, a mangueira que vai para as portinholas sai daquela flauta distribuidora de vácuo, ao lado do coletor de admissão e vai para a chave seletora do AC. Ao girar a chave, o vácuo é canalizado para uma daquelas bolas que controlam as portinholas.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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Re: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER
Como o meu carro passou por retífica e tudo foi totalmente limpo, como descrito neste tópico, vale a pena este adendo, pois o problema começõe exatamente pelo filtro estar limpo demais e deixando passar vapores do cárter em excesso
O caso é o seguinte, quando o motor ficava bem quente não havia santo que fizesse ele pegar, parecia que a bateria não tinha força, que o ponto estava desregulado, que estava afogando e criando calço hidráulico, que o motor de arranque estava ferrado, que o alternador não carregava, que estava com falta de aterramento no motor, etc...
Todas estas soluções foram propostas em diversos tópicos aqui no Monzeiros e por diversos “profissionais”, “especialistas” na área.
Durante um ano tinha minhas soluções, desligava o bico antes de desligar a chave, desligava a bomba de combustível antes, fazia o motor girar sem combustível para deixar a câmara de combustão vazia, aumentava a lubrificação do motor, recuava ao máximo o ponto.
Até que decidi ver dentro da TBI ver o que estava acontecendo, tirei a tampa do filtro e fiz pegar, e antes do motor pegar saiu uma fumaceira, mas não do TBI, mas sim do canos do respiro do óleo que entra na carcaça do fltro de ar, e pensei num caso que aconteceu com o Hatch depois de ficar super afogado, subia do motor via o mesmo cano do respiro que vai para a carcaça do filtro de ar, vapores de álcool do óleo enxarcado de álcool evaporando, mas neste caso são vapores do próprio óleo, que tem uma baixa octanagem, e detonam só pela pressão do cilindro, como num diesel, dando contras no motor e travando o arranque.
A propósito, a fumaceira só sai quando o motor fica parado por dois minutos e quando giro o arranque, depois com o motor funcionando, nada, fica tudo limpo!
Em resumo se eu desconecto a mangueira, ou tiro a tampa do filtro de ar o motor pega sempre fácil!
Só demorei 12 meses para descobrir, e ninguém sabia o porquê!
A solução para os vapores foi estranha, mas funcionou perfeitamente, coloquei um filtro (do tipo filtro de carcaça plástica para motores carburados a gasolina), mais uma mangueira da mesma bitola e com uma mangueira intermediária para fixar o filtro entre a mangueira original e a nova, a vazão dos vapores diminuiu um pouco, mas agora só sai o excesso de pressão, e de quando eu trocar o óleo trocarei também o filtro!
Acredito que esse problema só venha a aparecer em carros a álcool ou com o motor recém reformado onde a compressão do motor é alta!
O caso é o seguinte, quando o motor ficava bem quente não havia santo que fizesse ele pegar, parecia que a bateria não tinha força, que o ponto estava desregulado, que estava afogando e criando calço hidráulico, que o motor de arranque estava ferrado, que o alternador não carregava, que estava com falta de aterramento no motor, etc...
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Durante um ano tinha minhas soluções, desligava o bico antes de desligar a chave, desligava a bomba de combustível antes, fazia o motor girar sem combustível para deixar a câmara de combustão vazia, aumentava a lubrificação do motor, recuava ao máximo o ponto.
Até que decidi ver dentro da TBI ver o que estava acontecendo, tirei a tampa do filtro e fiz pegar, e antes do motor pegar saiu uma fumaceira, mas não do TBI, mas sim do canos do respiro do óleo que entra na carcaça do fltro de ar, e pensei num caso que aconteceu com o Hatch depois de ficar super afogado, subia do motor via o mesmo cano do respiro que vai para a carcaça do filtro de ar, vapores de álcool do óleo enxarcado de álcool evaporando, mas neste caso são vapores do próprio óleo, que tem uma baixa octanagem, e detonam só pela pressão do cilindro, como num diesel, dando contras no motor e travando o arranque.
A propósito, a fumaceira só sai quando o motor fica parado por dois minutos e quando giro o arranque, depois com o motor funcionando, nada, fica tudo limpo!
Em resumo se eu desconecto a mangueira, ou tiro a tampa do filtro de ar o motor pega sempre fácil!
Só demorei 12 meses para descobrir, e ninguém sabia o porquê!
A solução para os vapores foi estranha, mas funcionou perfeitamente, coloquei um filtro (do tipo filtro de carcaça plástica para motores carburados a gasolina), mais uma mangueira da mesma bitola e com uma mangueira intermediária para fixar o filtro entre a mangueira original e a nova, a vazão dos vapores diminuiu um pouco, mas agora só sai o excesso de pressão, e de quando eu trocar o óleo trocarei também o filtro!
Acredito que esse problema só venha a aparecer em carros a álcool ou com o motor recém reformado onde a compressão do motor é alta!
- dbzronaldo
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Re: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER
pelo q vi a sua é a
N° 52271321
87 a 91
nosso amigo rogerteck tenha dito isso acima.
abrass
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Re: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER
Show de bola este tutorial, pretendo fazer esta limpeza neste fim de semana, estou providenciando já as peças, obrigado ao criador do tutorial e ao Leocastro que me indicou ele.
Cada dia que passa gosto mais deste fórum e sei que os mecânicos aqui da minha cidade sabem nada de nada.
Abraços
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Célio
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Vidro, trava, retrovisor e porta mala elétricos, computador de bordo.
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As fotos estão no link abaixo:
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 16#p210816
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Re: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER
Também tenho essa dúvida, para quem não sabe qual a peça que nos referimos:bfrascino escreveu:Aquela peça de plastico que segura o filtro Blow-By com 2 parafusos tem um lado maior que o outro. A pergunta é... Esse lado maior fica para a parte da frente do motor ou para a parte de tras?

O que eu estou querendo saber é se a parte com a abertura maior, é voltada para o cano que vai para o carter, ou é o contrário :smt017
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Re: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER
Mark,MARK escreveu:Também tenho essa dúvida, para quem não sabe qual a peça que nos referimos:bfrascino escreveu:Aquela peça de plastico que segura o filtro Blow-By com 2 parafusos tem um lado maior que o outro. A pergunta é... Esse lado maior fica para a parte da frente do motor ou para a parte de tras?
O que eu estou querendo saber é se a parte com a abertura maior, é voltada para o cano que vai para o carter, ou é o contrário :smt017
ainda estou longe de poder dar alguma instrução, mas como abri recentemente a tampa do comando pra limpar o filtro blow-by, tenho uma foto justamente da tampa aberta antes de tirar da posição original. Acho que dá pra ajudar.

Depois dê uma olhada no tópico. Estou aprendendo e ainda tenho muito a aprender com o pessoal aqui.
viewtopic.php?f=33&t=17931&start=50
Abraços e espero ter ajudado.
Célio
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