Preparação básica no cabeçote.

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Preparação básica no cabeçote.

Mensagem não lida por Rafaelo »

caso queira trocar a valvula tem que ver umas coisa antes, pra valvula de maior diametro ser funcional e nao de infeite, tem que alargar um pouco o diametro da sede,mexer no grau e assento na sede, e o duto ser um pouco maior. é isso vai uma boa grana é nisso que tou querendo dizer que nao vale apena no teu sistema original.

sei la cara é so uma dica ve ae oque acha, ve os preço disso tudo e faz um balanço tu disse que ta curto né. plainar ele custa entre 50,00 a 100,00 os duto se tiver paciencia em casa mesmo deixa eles liso(nao polido). com '100,00' fez o cabeçote na parte de performace sem gasta nada praticamente mais uns 30,00 de retentores e ta pronto.

obs: os dutos nao precisa deixar brilhando feito espelho é so deixar liso ate 320 grana que ta ok. polido feito espelho nao tem efeito ate pq fica preto depois rsrsrs.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Fhabyo Dias Neves
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Fhabyo Dias Neves »

Esse Rafaelo é muito engraçado.. KKKK
Mas Diego a ideia do Rafaelo é boa!! Além de ser barato, tem a sua garantia de serviço...
No ínico eu pensei igual a vc, mas não se pode esperar muito do monoponto.
Painel Digital, freio a disco na quatro, MPFI VectraA com Pandoo...
Suspensão regularizada.
Um sonho sobre Rodas......

Imagem
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Rafaelo escreveu:caso queira trocar a valvula tem que ver umas coisa antes, pra valvula de maior diametro ser funcional e nao de infeite, tem que alargar um pouco o diametro da sede,mexer no grau e assento na sede, e o duto ser um pouco maior. é isso vai uma boa grana é nisso que tou querendo dizer que nao vale apena no teu sistema original.
Quero saber se colocando uma valvula maior, taxando o cabeçote, polindo dutos, se com tudo isso, usando o sistema EFI, original, vale a pena. O carro vai ficar melhor? Quanto a valores, andei falando com um pessoal, me falaram que eu vou gastar uns 200~250 de mão de obra pro cara trabalhar o cabeçote + uns 30 de retentor + o valor das válvulas...
Rafaelo escreveu: sei la cara é so uma dica ve ae oque acha, ve os preço disso tudo e faz um balanço tu disse que ta curto né. plainar ele custa entre 50,00 a 100,00 os duto se tiver paciencia em casa mesmo deixa eles liso(nao polido). com '100,00' fez o cabeçote na parte de performace sem gasta nada praticamente mais uns 30,00 de retentores e ta pronto.
Pensei em fazer em casa, vamos ver :smt023

Rafaelo escreveu: obs: os dutos nao precisa deixar brilhando feito espelho é so deixar liso ate 320 grana que ta ok. polido feito espelho nao tem efeito ate pq fica preto depois rsrsrs.
Isso tanto no duto de admissão quanto de escapamento? Me disseram pra deixar LISO o de escapamento, o de admissão nem tanto. Procede?

Abs!
Fhabyo Dias Neves escreveu:Esse Rafaelo é muito engraçado.. KKKK
Mas Diego a ideia do Rafaelo é boa!! Além de ser barato, tem a sua garantia de serviço...
No ínico eu pensei igual a vc, mas não se pode esperar muito do monoponto.
É, Fábio, ele é comédia, mas manja muito :D

Abs.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
eduardomonza1996
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Distrito Federal-DF
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por eduardomonza1996 »

quando eu comprei o meu eu tinha umas idéias meio doidas pra mecher no motor
ai me falaram que o comando do 2.2 do vectra já melhora alguma coisa
só não comprei pq eu nunca vi ninguém usar.
"Me perguntaram: Pq não compra um carro mais novo?
Respondi: 96 foi o último ano do Monza, não tem mais novo "
Fotos Do "Possante" : http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=5&t=8409
Rafaelo
MODERADOR

Diego Paiva escreveu:Quero saber se colocando uma valvula maior, taxando o cabeçote, polindo dutos, se com tudo isso, usando o sistema EFI, original, vale a pena. O carro vai ficar melhor? Quanto a valores, andei falando com um pessoal, me falaram que eu vou gastar uns 200~250 de mão de obra pro cara trabalhar o cabeçote + uns 30 de retentor + o valor das válvulas...
Diego, nada impede de colocar a admissao em maior vazao. como falei acima valvula maior em sistema original nao tem serventia pra muita coisa... aumento do diametro da valvula so tem serventia em sistema com alto fluxo, TBI single, comando de maior duração, ou maior cilindrada em fim upgrades... mas nada impede de fazer isso em sistema original só nao vai ter um ganho por isso ate pq é pouco o aumento no diametro. se esses 250,00 esta incluido esse retrabalho da sede e colocação da valvula maior ta um otimo preço e valeria apena mesmo assim. caso queira usar esse cabeçote la na frente pra um sistema mpfi,comando esportivo, entre outros dae sim e nesse caso valeria a pena o investimento feito em valvula de maior diametro. Sim, vai ficar bem melhor só taxando e deixando liso os dutos. a maior parte da potencia extra será so pelo fato de ter aumentado a taxa.
Diego Paiva escreveu:Isso tanto no duto de admissão quanto de escapamento? Me disseram pra deixar LISO o de escapamento, o de admissão nem tanto. Procede?
somente escape deixando liso já é o suficiente. Sim, ja a admissao especialmente no teu caso onde a mistura AR-Combustivel é feita ainda dentro do coletor nesse caso é interessante deixar semi-liso. no caso dos MPFI onde a mistura é feita na porta do cabeçote é melhor deixar totalmente liso e se possivel o coletor de admissao tb(MPFI original) como nos novos vectra coletor de plastico com alma lisa por dentro.

abaixo as fotos do meu cabeçote ja taxado pra 13,6:1 e adm e esc liso, falta dar mais uma passada na retifica flexivel e manualmente tem pontos principalmente na solda interna onde ta rugoso. mas ja da pra ter uma ideia, pode ficar arranhado que isso pouco importa desde que esteja liso é oque interessa.

Imagem
TheRipper

Mensagem não lida por TheRipper »

Câmaras polidas, ajuda a evitar detonação e permite aumentar a taxa e/ou deixar o ponto mais agressivo.
Muito importante fazer com as válvulas no lugar, para não machucar as sedes!

Imagem

Válvulas com ângulo adicional de 30º, por cima dos 45º original. Isso, em fluxo, equivale a uma válvula 1mm maior, em média. Nas sedes é feita a mesma coisa.

Imagem

Dutos de escape espelhados. Rola um certo preciosismo, mas quanto mais liso, menos carvão vai acumular no dutos.

Imagem

O fato de os dutos de admissão pedirem uma rugosidade maior, é para ajudar na emulsificação da mistura. Isso é crítico somente em motores carburados e monoponto. E sobre colocar válvulas maiores, realmente não dá ganho nenhum se não aumentar o diâmetro das sedes. No dutos não há tanta necessidade de mexer, já que a maior restrição desse cabeçote é justamente a sede.
Rafaelo
MODERADOR

me desculpe mas isso é puro efeite deixa polido nao precisa tanta neurose assim... ja sendo liso é o suficiente pra nao acomula ou formar deposito, ele fica preto oque é normal adm ou esc, se pegar esse cabeçote espelhado e abrir ele agora jogo oque quiserem que ta preto por dentro com deposito em alguns lugares. pra nao forma ponto quente é so lixar pra tirar as rebarbas especialmente na borda da camera. principalmente onde se passa a bailarina na fresa.

ja esse negocio da rugosidade interna e externa do duto nao é algo feito pra aumentar emulsificação como a maioria pensa, outra lenda passada de teclado a teclado rsrsrsr. quem conheçe a respeito sabe que isso é efeito da fundição em molde de areia oque é natural fica assim rugoso. montadoras nao perdem tempo como nos em fica alizando pq é algo inviavel. MASSS no caso EFI onde e feito ainda no coletor ajudaria emulsificar melhor deixando semi liso, pq como motor frio pode deixar a lenta irregular.

só pra efeito de comparação é so ver os novos coletor de plastico lisos(sao lisos pq sao injetados e nao moldados em molde de areia) por isso sao lisos dentro oque elevou a potencia do motor. coletor de aluminio so se vê rugoso pelo molde da areia, nao se acha liso, a nao ser que faça esse serviço como nos.
Fhabyo Dias Neves

Mensagem não lida por Fhabyo Dias Neves »

Rafaelo mas esse polimento deve ser dado tando nas galerias da admissão quanto nas de escap?
Gostei muito dessa ideia!!!
Painel Digital, freio a disco na quatro, MPFI VectraA com Pandoo...
Suspensão regularizada.
Um sonho sobre Rodas......

Imagem
Responder