Rafaelo escreveu:me desculpe mas isso é puro efeite deixa polido nao precisa tanta neurose assim... ja sendo liso é o suficiente pra nao acomula ou formar deposito, ele fica preto oque é normal adm ou esc, se pegar esse cabeçote espelhado e abrir ele agora jogo oque quiserem que ta preto por dentro com deposito em alguns lugares. pra nao forma ponto quente é so lixar pra tirar as rebarbas especialmente na borda da camera. principalmente onde se passa a bailarina na fresa.
ja esse negocio da rugosidade interna e externa do duto nao é algo feito pra aumentar emulsificação como a maioria pensa, outra lenda passada de teclado a teclado rsrsrsr. quem conheçe a respeito sabe que isso é efeito da fundição em molde de areia oque é natural fica assim rugoso. montadoras nao perdem tempo como nos em fica alizando pq é algo inviavel. MASSS no caso EFI onde e feito ainda no coletor ajudaria emulsificar melhor deixando semi liso, pq como motor frio pode deixar a lenta irregular.
só pra efeito de comparação é so ver os novos coletor de plastico lisos(sao lisos pq sao injetados e nao moldados em molde de areia) por isso sao lisos dentro oque elevou a potencia do motor. coletor de aluminio so se vê rugoso pelo molde da areia, nao se acha liso, a nao ser que faça esse serviço como nos.
Sobre os dutos de escape brilhando, não sei dizer ao certo o quanto e se realmente melhora. Vai ficar preto, claro. Mas passando o dedo nos dutos de escape do cabeçote feito que tenho aqui em casa, você percebe que ainda é mais liso que os de admissão, mesmo estando sujos. Na prática, realmente não sei dizer se dá diferença.
A respeito da rugosidade dos dutos de admissão, não é lenda passada de teclado a teclado. Eu tenho um livro de preparação de cabeçotes, escrito por um renomado preparador americano, e isso é citado no livro. Repare no que eu escrevi, disse que isso só faz diferença para CARBURADOS E MONOPONTO! A rugosidade não é proposital, é realmente pelo molde de areia verde, como você bem disse, mas isso não quer dizer que não ajude em alguma coisa
No multiponto, quanto mais liso, melhor, tanto que os coletores modernos são de plástico