Pequenos reparos.

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
thomaztrampo
Membro SR (Ní­vel 4)
Modelo: - SELECIONE --------

Pequenos reparos.

Mensagem não lida por thomaztrampo »

Fala moçada! Beleza demais!?

Pois bem, estava meio intrigado com a situação do motor do meu carro (sujo de óleo na tampa de válvulas e jorrando óleo na garagem), resolvi trocar as juntas da tampa de válvula e do carter.

Porém, quando abri a tampa de válvula, a junta velha só saiu aos pedaços. Tirei tudo, limpei a borda retirando os pedaços da junta antiga e, quando fui montar com a nova, olha a situação:

Imagem
Imagem
Imagem

Rodei ela de todas as formas, mas não encaixa nem f.....
Conversando com o Diego ele me disse que pode ser a junta do Corsa.. é parecida mas é menor.

Aproveitei pra dar uma limpada no restante das peças e descobri o defletor com essa trinca (olhei no CEPCHEV e essa peça também é usada na S10. Vou procurar original):

Imagem

E achei a aparencia dessa outra peça, que vai "embaixo" da peça anterior muito feia, pretendo trocar as duas:
Imagem

Não tirei foto da junta do cárter, pois fiquei com medo dela também ter vindo errada, apesar de ter ressaltado para o vendedor o ANO, COMBUSTÍVEL e MOTOR 1.8. Como sou leigo nesses assuntos, aproveito para perguntar para vocês: Vou trocar em casa mesmo, se Deus quiser no feriado. A junta do cárter do Monza 88, 1.8l, Alcool, é mesmo de borracha? O cara da loja me pareceu meio inseguro quanto a isso.

Trocando as juntas todas, posto umas fotos do processo e do motor, depois da limpeza. A parte que me preocupa mesmo é o cárter, por conta disso aqui:
Imagem
Isso dai é a minha vaga na garagem. Ta tenso.

As fotos são de celular. Nem preciso comentar.

Um abraço a todos.

Valeu demais!

Thomaz
Monza Sl/E 1.8 Alcool - 87/88 - Brosol 2E
Azul
Triste - viewtopic.php?f=33&t=17213
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Pequenos reparos.

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Acho que essa junta não é do monza, pode ser dos primeiros corsas, que usam junta de cortiça, assim como o monza. Quanto a parte plástica do filtro blow-by, se for comprar novo, acha... mas é meio caro... uns 90 reais. O filtro é bom por novo e limpar todo ano, eu faço assim. Vc vai achar esse filtro novo na faixa de 50 reais.

Abraço!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
monzamon
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por monzamon »

a junta de carter do monza fase 2 , que é o seu tambem , usa junta com defletor embutido , so nao sei se tem de borracha e cortiça !!!
mas nao se esqueça desse detalhe ""junta com defletor embutido""

michael firmino
MONZEIROS.COM CRISTO
Fotos do meu Monza: viewtopic.php?f=33&t=13200
Marquinho 1976
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por Marquinho 1976 »

Muitos mecânicos colocam aquele composto de selante que vem em bisnagas.
thomaztrampo
Membro SR (Ní­vel 4)

monzamon escreveu:a junta de carter do monza fase 2 , que é o seu tambem , usa junta com defletor embutido , so nao sei se tem de borracha e cortiça !!!
mas nao se esqueça desse detalhe ""junta com defletor embutido""

michael firmino
Muito obrigado Michael! Vou verificar isso amanhã.

Será que é necessário trocar esse defletor também?

Abraço!
Azul
thomaztrampo
Membro SR (Ní­vel 4)

Marquinho 1976 escreveu:Muitos mecânicos colocam aquele composto de selante que vem em bisnagas.
Beleza Marquinho. Dei uma olhada em outros tópicos aqui e a galera falou que não tem tanta necessidade. Vou trocar sem, mas se continuar vazando, vou lambuzar tudo! Valeu a dica.

Moçada, achei o filtro da tampa de válvulas na Nafil por R$47,00 mais ou menos, porém com o frete subiu pra R$68,00. Achei aqui em BH, na MAP por R$ 70,00 com entrega. Preferi comprar por aqui mesmo, pois estou com o carro parado e ficar sem o Monza me deixa muito triste.

Se alguém precisar, entra em contato com a MAP, pois foi a única que eu achei aqui em BH e o Lucas (vendedor) disse que está muito difícil achar a peça e ele ainda tem 9 (nove!!) dela em estoque.

Estou correndo atrás agora do Defletor de ventilação da tampa do comando de válvulas, que é aquela peça preta que esta trincada, que inclusive saiu na S10 modelos até 2000, mas não tem na MAP e o preço é meio salgado: em torno de R$ 100,00.

No mais é isso. Hoje vou trabalhar até umas 22h 30 e, chegando em casa, vou tentar montar isso. Senão, amanhã cedo eu termino e posto as novidades.

Valeu os toques de todos vocês. Não tem coisa mais prazerosa que mexer no carro e contar com a ajuda de todos.

Abraços,

Thomaz
Azul
thomaztrampo
Membro SR (Ní­vel 4)

Fala Moçada! Troquei a junta ontem e aproveitei pra trocar o filto da tampa também (acho que por aqui também conhecido como anti-chama).

Tai o resultado da junta já no lugar, tudo bonitinho:

Imagem

Depois, quando montava filtro de ar, olha o que eu reparei que o cara fez no carbura:
Imagem

Aparentemente o cara aplicou um durepox ali pra travar o que seria um estágio do carbura? Isso é normal?

Aguardo a opinião de vocês.

Abraços!

Thomaz
Azul
IRAUPP
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagem não lida por IRAUPP »

Aquela peça é a tampa do afogador, deve ter quebrado as orelhas que fazem a articulação, leve em alguém que trabalhe com carburadores e troque esta tampa do Brosol 2E ou algum torneiro que refaça ela.
Responder