existem varias mudanças que foram feita nesse cabeçote, a parte fisica bloco(layout) nao foi alterada oque é bom pra quem queira usar ele em motor "monza" * seja Fase 1 ou 2.
*EFI, MPFI analogico - precisa modificar(criar o rasgo) na traseira do comando pra acionar o eixo do distribuidor. ou utilizar a bucha do distribuidor do antigo corsa. nao tem adaptaçao.
*Carburados - precisa modificar(criar o rasgo) na traseira do comando pra acionar o eixo do distribuidor. ou utilizar a bucha do distribuidor do antigo corsa, bomba eletrica, regulador de pressao(dosador), rele, fios, suporte bomba, filtros. e retrabalho no coletor do carburador Fase 1 ou 2. precisa de adaptaçao.
Oque mudou.
* Balancin
* Tucho
* Guia de valvula
* Valvula de alivio
* Valvula
* Chapeu - valvula
* Trava - valvula
* Base - valvula
* Mola - valvula
* Comando
* Cabeçote
* Duto Admissao
Oque nao mudou.
* Gaiola / Tampa
* Retentores - valvula e comando
* Duto Escape
* Perfil camara de compressao
* Layout's (bloco,coletores escape,admissao)
* Trava - comando
* Juntas
como podem ver mudou praticamente tudo, abaixo o visual de cada mudança.
Comando
- Colos de suporte: tiveram redução na largura, mas o diâmetro e lubrificação nao foram alterados.
- Cames de acionamento: foi todo reformulado sao mais estreitos, sua curva de acionamento é mais "mansa" arredondada evitando ruídos e desgaste no balancim, nao tem mais lubrificação centrifuga(sem furo de lubrificação nos cames). a lubrificação é estática, proveniente do balancim quando apertado, espirra oleo em cima do rolete.
esquerda é do roletado.



Valvulas Adm e Esc
- Rasgo das travas: agora é dupla é mais fina, no resto nao foi alterado grau,diametro da aste,diametro,perfil da cabeça,altura. a valvula é a mesma so mudaram o esquema de trava.

Balancim e Tucho
- Tucho: foi todo projetado do zero. ele é menor, tem mais drenos que o convencional, no interior um pela base e outro pela lateral, o eixo pilo é mais fino,entre outros.


- Balancim: esse é o famoso rolete mas nao é por rolamento e sim por um eixo interno, ele tem uma trava parcial no alojamento do tucho.

Molas e Travas
- Molas: sao mais leves no acionamento, o arame é mais fino e tb o diametro.
- Travas: agora sao duplas como em outras valvulas de motores diferentes como do civic. se uma falhar tera a 'auxiliar'


Duto Admissao
- Duto: foi aumentado o diametro do duto da admissao passando dos tradicionais 33mm pra 36mm. perfil interno identicos, obs ja comecei os upgrades como visto em um dos dutos


Guia de Escape
- Guia: o guia do escape encurtaram ele, ficou bem curtinho. outra hora tiro a foto.
imagens geral




Resumo: bom oque vi foi o seguinte, seu acionamento das valvulas é extremamente leve. no cabeçote tradicional com uma mao tu nao vira ele, mas nesse roletado vira apenas usando uma mao de tao leve que ficou.(teste realizado apenas com 2V). o aumento do diametro da admissao é uma das modificações bastante importante pra quem quer aumentar a potencia principalmente aspirado.
Pontos positivos: sendo mais leve pra acionar as valvula se ganha em muita coisa. primeiro o consumo, reduzindo a força de acionamento o motor gera menos carga gastando menos e produzindo mais potencia, no quesito ruido sao mais silenciosos, sao mais eficiente,partidas a frio mais facil,toleram mais giro.
Ponto negativos:. comando esportivo no BR tem uma empresa que fabrica mas é carissimo ainda é novidade no mercado, preço do cabeçote ainda é caro em relaçao ao convencional.
entao se predente usar ele em outros motores ficam atentos a esses pontos. a instalação é possivel em qualquer monza desde que se completem esses pre requisitos citado acima. nos carburados o pessoal lembro muito bem dos desafios, o custo nao compensa por, mas nada impede a adaptação(uso cabeçote carburado). os injetados é plug and play original, isso ae :smt023
usuario que instalou de forma original sem adaptação em seu monza MPFI.
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