LED NAS SETAS PISCAM RAPIDO

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: LED NAS SETAS PISCAM RAPIDO

Mensagem não lida por luiz sle »

filipenogueira escreveu:é...realmente......é uma via de mão dupla essa questão, dependendo das lâmpadas de LED utilizadas não duram muito, há muitas de má qualidade, mas de qualquer forma o amigo pode usar um relê como o luiz falou e andar com o relê original no carro para qualquer emergência.
Isso! É uma ótima idéia!

O problema das lâmpadas que queeimam rápido é o led ligado em série. Ou seja, led branco consome 3,6V, ligam 4 em 12 dando 3V a cada. Queima em menos de um ano! Os que usam resistor duram muito!

Dependendo da cor dos leds, use eles na ré ou luz de neblina. É melhor!
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Wandecko
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Wandecko »

filipenogueira escreveu:então, se não estou enganado há um relê específico para a luz de seta, dá uma olhada no manual do monza que lá fala com certeza, quanto a deixar da forma que tá, provavelmente não terá problema no relê mas sim com a polícia por ser alteração de característica de segurança no carro. abraços

entendi... ah.. se for assim sim rs... chama a atenção e muito...

valeu!!!
Wandecko Monza SL EFI 92 1.8 2p grafite
"a vida é uma corrida. seja quente, não esfria. vc é o piloto e Jesus é o guia!"
chrisbergamo
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por chrisbergamo »

Com licença cara, deixa eu me intrometer aqui porque dessas lampadinhas de LED ja estou escolado porque eu também coloquei elas no meu monzão!
Quando comprei meu tuba troquei as lanternas traseiras, que eram tricolores, pelas fume, mas não comprei as originais, comprei paralelas! Enfim, pra resumir o encaixa das paralelas era uma m... e como a lampada halogena esquentava, o plastico vermelho que dava a cor pra lampada derretia em cima da lampada, e a lampada queimava! Já estava ... com esse problema, quando, pesquisando na internet achei as lampadas da autopoli, compativeis com qualquer automóvel, e em várias cores, pensei ÓTIMO, além de vermelhas (ou seja não precisa de nada pra dar cor nelas) elas são frias, posso manter minha lanterna paralela e só colocar a lampada, pra resumir, acabei comprando todas de LED, as vermelhas para luz de freio, as brancas para a ré e as amarelas para o pisca, cá entre nós, o efeito de pisca que a LED dá é SENSACIONAL. Quando instalei elas, na ré e na vermelha não tive problema, funcionou direitinho! Mas as amarelas no pisca criaram esse problema, de piscar rapido demais, como o que eu queria era o efeito da lampada de LED, aquele efeito de ela não apagar e acender ''aos poucos'' e sim de uma vez, fui atras de uma solução e todos me disseram para colocar o tal resistor, fui ao meu auto elétrico e como nem ele, e nem eu sabiamos aonde achar o tal resistor comecei a pensar, BEM, o que o resistor faz é apenas consumir energia sem fazer nada, ou seja, uma lampada halógena é um ''resistor'' que gera luz, e então bati o martelo e falei ''seu gil, dá pra ligar um soquete de lampada halogena, na placa de circuito das lampadas em paralelo com o a lampada da LED? só pra fazer ela piscar no tempo certo? ai a lampada halogena fica por dentro e encaixada na lanterna fica a de LED para dar o efeito'' ele fez e DEU CERTO! Foi uma solução bem caseira mas deu certo, na frente deixei as lampadas halogenas originais e atras por dentro está ligadas as halogenas para fazerem as LED piscarem no tempo certo, como o pisca fica aceso por pouco tempo não influencia no consumo de energia e na ré e na luz de freio as LED abaixam sensivelmente o consumo e funcionam direitinho sem necessidade de adaptações, se queimar as halogenas que dão o tempo certo do pisca(coisa que não aconteceu e já tem 1 ano que fiz esse esquema)eu troco, são baratinhas essas lampadas, e as de LED, essas é mais fácil eu morrer do que elas queimarem. Espero ter ajudado, qualquer duvida só falar.
Wandecko
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por Wandecko »

chrisbergamo escreveu:Com licença cara, deixa eu me intrometer aqui porque dessas lampadinhas de LED ja estou escolado porque eu também coloquei elas no meu monzão!
Quando comprei meu tuba troquei as lanternas traseiras, que eram tricolores, pelas fume, mas não comprei as originais, comprei paralelas! Enfim, pra resumir o encaixa das paralelas era uma m... e como a lampada halogena esquentava, o plastico vermelho que dava a cor pra lampada derretia em cima da lampada, e a lampada queimava! Já estava ... com esse problema, quando, pesquisando na internet achei as lampadas da autopoli, compativeis com qualquer automóvel, e em várias cores, pensei ÓTIMO, além de vermelhas (ou seja não precisa de nada pra dar cor nelas) elas são frias, posso manter minha lanterna paralela e só colocar a lampada, pra resumir, acabei comprando todas de LED, as vermelhas para luz de freio, as brancas para a ré e as amarelas para o pisca, cá entre nós, o efeito de pisca que a LED dá é SENSACIONAL. Quando instalei elas, na ré e na vermelha não tive problema, funcionou direitinho! Mas as amarelas no pisca criaram esse problema, de piscar rapido demais, como o que eu queria era o efeito da lampada de LED, aquele efeito de ela não apagar e acender ''aos poucos'' e sim de uma vez, fui atras de uma solução e todos me disseram para colocar o tal resistor, fui ao meu auto elétrico e como nem ele, e nem eu sabiamos aonde achar o tal resistor comecei a pensar, BEM, o que o resistor faz é apenas consumir energia sem fazer nada, ou seja, uma lampada halógena é um ''resistor'' que gera luz, e então bati o martelo e falei ''seu gil, dá pra ligar um soquete de lampada halogena, na placa de circuito das lampadas em paralelo com o a lampada da LED? só pra fazer ela piscar no tempo certo? ai a lampada halogena fica por dentro e encaixada na lanterna fica a de LED para dar o efeito'' ele fez e DEU CERTO! Foi uma solução bem caseira mas deu certo, na frente deixei as lampadas halogenas originais e atras por dentro está ligadas as halogenas para fazerem as LED piscarem no tempo certo, como o pisca fica aceso por pouco tempo não influencia no consumo de energia e na ré e na luz de freio as LED abaixam sensivelmente o consumo e funcionam direitinho sem necessidade de adaptações, se queimar as halogenas que dão o tempo certo do pisca(coisa que não aconteceu e já tem 1 ano que fiz esse esquema)eu troco, são baratinhas essas lampadas, e as de LED, essas é mais fácil eu morrer do que elas queimarem. Espero ter ajudado, qualquer duvida só falar.

Valeu pelo post ... deu até uma clareada na mente kkk
Wandecko Monza SL EFI 92 1.8 2p grafite
"a vida é uma corrida. seja quente, não esfria. vc é o piloto e Jesus é o guia!"
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Galera, vocês estão confundindo as coisas, primeiro pra vocês não acharem que eu estou falando bobagem, não sou nenhum mestre na eletronica estou longe disto, mas sou formado em Mecatronica, amo e adoro led, brinco com eles desde os 14 15 anos.. e trabalho na area a pelo menos 6 anos... obs.: tenho 26.
Led's são diodos emissores de luz... vem do ingles: Light Emissor Diode = LED
Como funciona um Led?
Um led como um diodo precisa de uma tensão minima em seus terminais assim como uma corrente circulando entre eles, em seu interior o led tem um fio de ouro que liga os terminais e dentro daquele "copinho" tem uma dopagem que determina a cor do led. Bem...
O que faz com que a lampada acenda gradualmente?
Bem a lampa é de filamento de tungstenio, é uma liga metalica que suporta uma temperatura muito elevada que ultrapassa os 1000°C sem derreter, por isso quando aplicamos em suas extremidades uma tensão e uma corrente considerada alta ele fica incandescente e "acende", pois ele esquenta e muito, por isso lampadas derretem as lanternas...
O que acontece é que o filamento tem um tempo para esquentar e brilhar... e esse tempo dá aquele efeito graduado nas lanternas... pois precisa de um tempo para acender e aquecer o filamento e ainda de uma corrente elevada...

Já os led precisam de coisa de 15mA isso 15 miliampéres ou seja 0,015 ampéres, enquanto uma lampada de filamento precisa de cerca de 10A ou seja 10 ampéres... muitas vezes mais que um led...
Por esse motivo que o Led acende em seu total brilho muito mais rapido que qualquer lampada de filamento pois ele não precisa aquecer.

O relé:
O relé é um dispositivo usado para controle de potencia ou seja altas correntes, senão a corrente que a lampada puxa iria derreter a chave de seta, por isso se usa o relé, fora que o relé no caso das setas, eles são temporizados, ou seja eles sozinhos fazem o pisca pisca...
E o tempo desse pisca pisca na época do monza foi projetado pensando nas lampadas de filamento, já considerando esse tempo que as lampadas levam para acender e por isso que funciona belezinha...

Quando colocamos os leds acontece que eles irão acender instantaneamente e apagar assim tbm... dando esse "efeito" de piscar acelerado mas na verdade não é... é que os relés não foram dimensionados pensando nos leds e sim na lerdeza das lampadas de filamento...

Resistores não irão diminuir ou aumentar o tempo no relé, para resolver isso teria que trocar o relé mesmo...
Resistores tem como função principal limitar a corrente, pra isso ele consome parte da tensão da fonte e dissipa em forma de calor...

Espero que todos tenham entendido, e qualquer dúvidas só perguntar que terei o maior prazer em responder...

Obs.: Editei pois eu tinha colocado que o material do filamento das lampas era constantan mas é tungstenio, constantan é usado em resistencias...
Editado pela última vez por vrsilva em 22 Jul 2011, 13:17, em um total de 1 vez.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
filipenogueira
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por filipenogueira »

vrsilva, tiro o chapeu pra tu, muito bem explicado e exclarecedor, muito obrigado pelas informação e explicações. abraços
Monza 2.0 GLS Verde 1995 (Gasolina / GNV)

VENDO COLETOR 4x1 E ABAFADOR TRASEIRO: viewtopic.php?f=30&t=23278

Tópico de fotos do meu monzão (vulgo Jô): viewtopic.php?f=33&t=18106

Tópico agitando encontro no Vale do Paraíba: viewtopic.php?f=25&t=21267
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
chrisbergamo
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por chrisbergamo »

A explicação do amigo foi bem completa, então, pra resumir é isso amigo, pra fazer o pisca com LED piscar no tempo correto você tem 3 opções, trocar o rele, ou ligar em paralelo com as lampadas da LED um resistor ou então um soquete com uma lampada halogena como eu fiz, o que é basicamente a mesma coisa. Só fiz com a lampada porque realmente não achei o resistores.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Colocar resistor em paralelo com a lampada de led não vai diminuir o tempo ou aumentar... Colocar resistores em paralelo só vai dividir a corrente, deixando os leds mais fracos porém continuarão a piscar no mesmo tempo... Gente a UNICA coisa que controla o tempo de piscar as luzes de indicação de direção e luzes de alerta é o RELÉ, não tem como mudar isso sem trocar o RELÉ, quem controla o tempo de acender e apagar é o relé, procurem no manual e verão que o nome dele é relé automatico temporizado é semelhante ao que se usa nos limpadores de para-brisa.
Ligar resistor em paralelo vai dividir a corrente, ligar lampada em paralelo vai dividir a corrente tbm porém continuará a mesma coisa.

Conceito da Lei de Kirchhoff é assim...

Circuito em série é divisor de tensão:
Funciona assim
Vfonte = Vled + Vresistor
Então teremos
12v = 3v + 9v = 12
Ou seja 12 da bateria, 3 do led e o resto que é 9 do resistor, façam isso na pratica e irão comprovar isso...
Circuito em paralelo é divisor de corrente, ou seja a tensão é igual em todos os componentes em paralelo, porém a corrente será mais intensa onde tiver a menor resistencia... isso é básico...

Não faz sentido uma resistência ou lampada em paralelo aos led aumentar ou diminuir o tempo dos mesmo sendo que quem controla o tempo é o relé.

Esse relé automático funciona assim,
Ele tem uma bobina que é como um imã eletrônico, ou seja quando circula corrente em seus terminais ele produz um campo magnético, esse campo magnético puxa ou afasta os contatos do relé, porém esse relé automático tem em seu interior um circuito que faz oscilar esse campo magnético, ou seja hora ele puxa, hora ele afasta... e esse tempo é determinado por esse circuito interno do relé, para mudar isso só alterando as características desse relé...
Ou seja mais fácil trocando o mesmo, pois não tem como abrir...
:smt023
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Responder