Bardahl no Motor
-
- Membro SL (Nível 1)
- Modelo: - SELECIONE --------
Bardahl no Motor
Bom dia Amigos Monzeiros.
Por razões diversas, não efetuei a troca do óleo do meu monzão com 5.000 KM conforme o recomendado, já está batendo quase 10.000 KM com um óleo para 5.000 KM, porém, como está vazando um pouco pela tampa de válvulas, de tempos em tempos tenho que completar o nível e acabo completando com óleo novo, sempre uso 20-50. Tenho medido sempre o nível do óleo e apesar de escuro, ele não tem bolhas, que geralmente é sinal de que o óleo está muito ruim... enfim. Ando muito pouco com o carro, somente aos finais de semana, e percursos curtos, para se ter uma idéia, estou com o monzão a quase 3 anos e vai bater 20.000 KM rodados comigo só agora... Mas minha grande dúvida é a seguinte, a 3 semanas tenho sentido cheiro de óleo queimado, como se ele estivesse fumando, mas aparentemente não está, porém, neste final de semana especificamente, fui dar ré em uma ladeira e tive que subir mais o giro e olhando pelo espelho, percebi um pouco de fumaça, mas depois quando ando não consigo perceber, será que o óleo ruim está gerando a fumaça pelo escapamento? Outra coisa, por favor, estou pensando em usar o Bardahl Flush para dar uma limpada no motor e depois adicionar óleo novo com 1/2 litro de Bardahl B-12 (vermelho) para melhorar a lubrificação, já que descuidei e "judiei" do motor sem a troca no tempo devido... o que os amigos monzeiros recomendam fazer? Utilizar Bardahl para limpar e melhorar a lubrificação é recomendável?? Abraços Amigos!
Por razões diversas, não efetuei a troca do óleo do meu monzão com 5.000 KM conforme o recomendado, já está batendo quase 10.000 KM com um óleo para 5.000 KM, porém, como está vazando um pouco pela tampa de válvulas, de tempos em tempos tenho que completar o nível e acabo completando com óleo novo, sempre uso 20-50. Tenho medido sempre o nível do óleo e apesar de escuro, ele não tem bolhas, que geralmente é sinal de que o óleo está muito ruim... enfim. Ando muito pouco com o carro, somente aos finais de semana, e percursos curtos, para se ter uma idéia, estou com o monzão a quase 3 anos e vai bater 20.000 KM rodados comigo só agora... Mas minha grande dúvida é a seguinte, a 3 semanas tenho sentido cheiro de óleo queimado, como se ele estivesse fumando, mas aparentemente não está, porém, neste final de semana especificamente, fui dar ré em uma ladeira e tive que subir mais o giro e olhando pelo espelho, percebi um pouco de fumaça, mas depois quando ando não consigo perceber, será que o óleo ruim está gerando a fumaça pelo escapamento? Outra coisa, por favor, estou pensando em usar o Bardahl Flush para dar uma limpada no motor e depois adicionar óleo novo com 1/2 litro de Bardahl B-12 (vermelho) para melhorar a lubrificação, já que descuidei e "judiei" do motor sem a troca no tempo devido... o que os amigos monzeiros recomendam fazer? Utilizar Bardahl para limpar e melhorar a lubrificação é recomendável?? Abraços Amigos!
-
- Membro Class (Nível 5)
Re: Bardahl no Motor
Troque esse óleo o mais rápido possível, e pode ser feita uma limpeza com flush, mas depois tem que se retirar o carter para limpar manualmente possíveis resíduos de borra que poderiam entupir o pescador. Depois é só usar um óleo de qualidade dentro da margem de viscosidade recomendada (15W40, 20W40 ou 20W50), e mais nada (um óleo de qualidade já tem todos os aditivos que o motor precisa, não precisando de aditivos extras), e daqui pra frente trocar o óleo a cada 5000 KM ou 6 meses, o que ocorrer primeiro. Ficar adiando a troca de óleo é prejuízo para o motor, não vale a pena 

- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Rods e Kraudyu,
Eu tenho opinião diferente:
Rods se vc percebeu o motor fumar numa aceleração vc deve verificar se está queimando óleo em excesso.
Com o motor ligado coloque a mão no escape e depois cheire... se estiver queimando são mão vai cheirar óleo queimado
Com o motor desligado passe o dedo dentro do cano de escape e veja se está oleoso... pode passar um papel toalha se não quiser sujar o dedo.
Com isso dá para ter idéia se está queimando óleo em excesso... se há excesso dá para verificar na vareta.
Se estiver queimando, na melhor das hipoteses são alguns retentores de válvula já ruins... na pior, folga nos anéis
O Flush ajuda limpar... depois troque o óleo e filtro e observe tudo novaamente... Coloque 4 litros somente e não 4,25 litros
Aguarde outras opiniões para concluir o que é melhor se fazer.
Abs
waldir
Eu tenho opinião diferente:
Rods se vc percebeu o motor fumar numa aceleração vc deve verificar se está queimando óleo em excesso.
Com o motor ligado coloque a mão no escape e depois cheire... se estiver queimando são mão vai cheirar óleo queimado
Com o motor desligado passe o dedo dentro do cano de escape e veja se está oleoso... pode passar um papel toalha se não quiser sujar o dedo.
Com isso dá para ter idéia se está queimando óleo em excesso... se há excesso dá para verificar na vareta.
Se estiver queimando, na melhor das hipoteses são alguns retentores de válvula já ruins... na pior, folga nos anéis
O Flush ajuda limpar... depois troque o óleo e filtro e observe tudo novaamente... Coloque 4 litros somente e não 4,25 litros
Aguarde outras opiniões para concluir o que é melhor se fazer.
Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
- rafamts
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GL
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
Troque o óleo e seja feliz. Óleo é barato, caro é fazer o motor!!
-
- Membro Class (Nível 5)
Lembrando que o nível do óleo tem que ficar entre as marcações da vareta, bem no meio, não pode ficar na marcação MAX nem na marcação MIN. No meu Kadett não chego a colocar 4 litros para que o nível do óleo fique na marcação do meio da vareta! No caso do autor do tópico, o fato de queimar óleo PODE ser por causa do óleo velho, que já perdeu suas características lubrificantes (tomara que seja só isso)waldir escreveu: Coloque 4 litros somente e não 4,25 litros
-
- Membro SR (Nível 4)
Caracas, isso ta certo mesmo? Eu sempre mantenho la no maximo, munca ultrapasando o limite, claro.kraudyu escreveu:... bem no meio, não pode ficar na marcação MAX nem na marcação MIN...waldir escreveu: Coloque 4 litros somente e não 4,25 litros
-
- Membro Class (Nível 5)
Tá errado, tem que deixar o nível no meio das marcaçãos da vareta. Isso é uma indicação presente no manual!timm_65 escreveu: Caracas, isso ta certo mesmo? Eu sempre mantenho la no maximo, munca ultrapasando o limite, claro.
Editado pela última vez por kraudyu em 22 Ago 2011, 20:45, em um total de 1 vez.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
Tem que deixar entre as marcas min e max e não abaixo ou acima. Estando o nível do óleo dentro das duas marcas não há problema. É assim que está no manual do proprietário.
A diferença entre mínimo e máximo é de 1 litro.
Abs,
Carlos Freire
A diferença entre mínimo e máximo é de 1 litro.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP