Valvula trincada pela terceira vez...

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
RPC
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Valvula trincada pela terceira vez...

Mensagem não lida por RPC »

Bom, pra quem não conhece a historia do meu carro, vou sintetizar:

Retifica completa foi feita, mas pelo jeito a unica coisa completa fui eu.. um completo idiota que paguei caro e fiz longe de casa...!
Carburador trocado após a retifica, como uma das condições de garantia;
Perdi a garantia da retifica quando um mecanico muito solícito trocou o oleo e o filtro sem eu pedir uma semana depois da retifica (quando instalou o carburador "novo");

Duas valvulas deram PT após a operação carburador novo; como eu tá tinha perdido a garantia, levei à outro mecanico e foi colocada as valvulas novas;
Em algum ponto entre esse episódio e o proximo, a junta de alguma coisa foi-se e misturou agua no oleo;
Troca do hidrovácuo por um novo original Vargas; troca tambem da bomba de combustivel e do comando de valvula (original GM) (sei lá como, a bomba de combustivel fez uma valeta no comando e ficava fazendo um tectec que me incomodava muito, parecia um passat);
Não lembro em que oportunidade tambem a valvula deu problema denovo. Trocada por uma "nova" novamente.

O carro fico bom, mas como eu não forço muito e quase não uso, visto que estou trabalhando longe de casa e não vou pagar uma fortuna de estacionamento e ficar preso no transito, ele fica quietinho aqui mesmo.

Fui sair outro dia, e do nada, achei que estava matando algo, pois toda vez que pisava na embreagem ela guinchava como se apertasse um gato.
Trocada por uma original LUK (encontrada apenas no MERCADOCAR - atendimento muito bom por sinal) e trocado tb os discos por Vargas (tudo indicação dos amigos do forum) e o carro ficou tinindo, até que:

Fui até mairiporã para encontrar uns amigos, e quando estava chegando resolvi elogiar o carro.... dissse pra minha esposa:
- se não tivermos mais problemas com o carro, semana que vem vamos até Porto Feliz (cerca de 200km da minha casa, pela Castelo.. coisa facil, visto que o antigo dono descia a serra quase todo fim de semana...)
Foi a deixa para ele simplesmente engasgar e quase morrer... uma dor de cabeça tamanho XXL e um passeio "quase" perdido.

Resultado: novamente a valvula do mesmo lugar estava "faltando um pedaço"
Abaixo as fotos da primeira que troquei (as outras não ficaram muito diferente):
Imagem
Imagem

Alguem tem idea do que pode ser ? Excesso de combustivel ? Aquecimento? Mecanico? Retifica? Karma ?

Desculpe o desabafo, mas eu gosto do carro, estou até pensando seriamente em fazer uma funeca, pra deixar ele como antes... mas to desanimado...

Valew
Monza Hatch 83 -1.6 Alcool.
Meu Zumbi
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Valvula trincada pela terceira vez...

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Em geral o motivo é de excesso de aquecimento no cilindro, talvez provocado por mistura muito pobre.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
RPC
Membro GL (Ní­vel 2)

Tá vendo pq eu venho aqui.. o pessoal é sempre o melhor !

Hum.. pelo que me disse o "mechanico" é a valvula de escape.

Essa mistura pobre eu regulo como ?
E pq cargas dágua é sempre a msma valvula.... ainda é uma ingocnita.

valew !
Meu Zumbi
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

No seu caso não é tão fácil, pois está apresentando problemas em apenas uma das válvulas e sempre a mesma. É preciso verificar as passagens de combustível (mistura) até ela, saída de gases, verificar se a junta de cabeçote não está obstruído alguma passagem de líquido de arrefecimento e depois verificar se as válvulas estão abrindo e fechando corretamente, e por fim, medir a compressão do cilindro.

Se o motor fosse com IE MPFI, ficaria mais fácil... em geral isso acontece com esses motores e o problema está no bico travado fechado.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

a sede pode ta com má vedação dessa valvula, formando uma deformidade, a guia dessa valvula precisa ser trocada e ver se tem outros problema relacionado como mola torta,travas,prato etc.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
RPC
Membro GL (Ní­vel 2)

Pessoal, fui até o mecanico.

Ele levou o bloco até uma retifica, que "condenou" o mesmo pq ele está com uma "ranhura" na parte interna - perto do alojamento da valvula, e pelo que ele disse deve estar entrando agua, e com o choque termico ela está trincando.
Pra por meu carro na rua de novo preciso de um bloco. Por isso, se alguem tiver um pra vender ou quiser me indicar um lugar...

Valew
Meu Zumbi
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

é imaginei tb ser choque termico, bem provavel. eu tenho um cabeçote Fase 1 pelado se interessa podemos negociar ele é STD ainda. te faço um preço bom pra desocupar espaço
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder