luz injeção acesa
- jesuino b ferreira
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Re: luz injeção acesa
lembrando que codigo 12 e normal amigo.
- jesuino b ferreira
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Re: luz injeção acesa
mais uma ajuda amigo.veja que depois do reparo feito tem que resetar o modulo.se quiser ler o topico todo fique a vontadeviewtopic.php?f=3&t=4385 :smt023 .se resolver ou nao poste aqui ok amigo? :smt023 :smt024Re: Manutenção na injeção eletrônica
por Carlos A. Freire » 25 Jul 2008, 20:34
A tabela com código de defeito na injeção eletrônica do Monza EFI é:
14 ou 15 - Sensor de temperatura - CTS
21 ou 22 - Sensor de posição da borboleta - TPS
24 --------- Sensor de velocidade - VSS
33 ou 34 - Sensor de pressão absoluta no coletor - MAP
35 --------- Erro no controle de marcha lenta - IAC
42 --------- Circuito do ponto eletrônico - EST
51 --------- Falha no módulo MENCAL
54 --------- Erro no ajuste da % de CO2
55 --------- Falha interna do ECM
Todo processo se inicia com a colocação de um jumper nos terminais A e B do conector de diagnóstico, localizado embaixo do porta-luvas. Depois de ter identificado os terminais A e B e de ter feito o jumper, ao ligar-se a chave de ignição a lâmpada indicadora de anomalias no sistema de injeção, localizada no painel de instrumento,s começará a piscar. É justamente essas piscadas que iremos utilizar para descobrir qual o defeito gravado na memória RAM. As piscadas ocorrem numa seqüência lógica que vale para todos os sistemas de injeção, cuja unidade de comando permite esta estratégia. Segue abaixo um exemplo:
PISCA, PISCA, PAUSA CURTA, PISCA, PISCA, PISCA, PISCA, PISCA, PAUSA LONGA
Observe que ocorreram duas piscadas e uma pausa curta. Em seguida mais cinco piscadas e uma pausa longa. As duas piscadas antes da pausa curta representa a dezena e as cinco piscadas após a pausa curta representa a unidade. Sendo assim, obtivemos o código 25.
Vamos a um outro exemplo:
PISCA, PISCA, PISCA, PAUSA CURTA, PISCA, PISCA, PAUSA LONGA
Creio que agora você já saiba qual o código de defeito. Se você pensou 32 está correto. Cada código é repetido 3 vezes até passar para o próximo código. Sendo assim, se tivermos os códigos 25 e 32 gravados a seqüência será:
PISCA, PAUSA CURTA, PISCA, PISCA, PAUSA LONGA
PISCA, PAUSA CURTA, PISCA, PISCA, PAUSA LONGA
PISCA, PAUSA CURTA, PISCA, PISCA, PAUSA LONGA
PISCA, PISCA, PAUSA CURTA, PISCA, PISCA, PISCA, PISCA, PISCA, PAUSA LONGA
PISCA, PISCA, PAUSA CURTA, PISCA, PISCA, PISCA, PISCA, PISCA, PAUSA LONGA
PISCA, PISCA, PAUSA CURTA, PISCA, PISCA, PISCA, PISCA, PISCA, PAUSA LONGA
PISCA, PISCA, PISCA, PAUSA CURTA, PISCA, PISCA, PAUSA LONGA
PISCA, PISCA, PISCA, PAUSA CURTA, PISCA, PISCA, PAUSA LONGA
PISCA, PISCA, PISCA, PAUSA CURTA, PISCA, PISCA, PAUSA LONGA
Veja que as seqüências de códigos foram: 12, 12, 12, 25, 25, 25, 32, 32, 32
Na linha GM o código 12 significa sem sinal de rotação. Como o motor vai estar parado no momento da verificação, esse código não é considerado defeito. Assim, caso o sistema não apresente nenhum defeito, somente o código 12 será apresentado. O sistema faz um looping, ou seja, assim que os códigos terminarem volta a se repetir novamente.
Após ter solucionado o problema é bom fazer o reset no módulo, para apagar os códigos de falhas memorizado. Para isso desconete o negativo da bateria por 1min (ou com o cabo negativo solto encoste no cabo positivo), ou retire o fusível J-4 por 1min.
Abs,
Carlos Freire
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Re: luz injeção acesa
levei o monza nim mecanico de confiança e bom falei pra ela dar uma scaneada no sistema de injeçao e nao detectou nenhum problema. ate ele achou estranho acender mas nao apresentar problemas.
- Carlos A. Freire
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Re: luz injeção acesa
Esse procedimento não é o ideal ou o suficiente para avaliação de defeitos.matheushigorhurmann escreveu:levei o monza nim mecanico de confiança e bom falei pra ela dar uma scaneada no sistema de injeçao e nao detectou nenhum problema. ate ele achou estranho acender mas nao apresentar problemas.
Deve colocar o scanner, testar o funcionamento de cada sensor, testando um a um e confrontando os valores com a tabela fornecida pela montadora. De preferência com veículo em movimento ou simulando as condições em que ocorre o sintoma.
Muitas vezes um sensor deixa de trabalhar corretamente por conta de outros problemas ou dele mesmo, mas não deixa de funcionar totalmente, não deixando um código na memória da UCE. Por isso, colocar o scanner e o mesmo acusar sistema OK não é o suficiente para avaliação de problemas na IE.
É importante lembrar que antes de colocar o scanner, deve ter certeza de que a tensão fornecida pelo alternador está correta, que não há falhas em pontos de aterramentos, que a correia dentada está posicionada corretamente deixando o motor em perfeito sincronismo, que não há entrada falsa de ar, que o ponto de avanço inicial está dentro do recomendado pela montadora, não há obstruções no sistema de escapamento, e a pressão, vazão e estanqueidade da linha de combustível estão dentro dos padrões.
Como pode perceber, há um roteiro para avaliação de problemas.
Abs,
Carlos Freire
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Re: luz injeção acesa
Aew galera, fui na cidade de Betim hoje com meu monza, cerca de uns 58 km andando normal entre 80 e 120 km/h , primeiro percebi que a luz de troca de marcha não estava acendendo mais, e outra, toda vez que eu uso freio motor (ou seja engrenado) em qualquer marcha a luz de anomalia acende na hora, e se der marcha lenta ele morria mesmo, nao segurava a lenta, só se a luz tivesse apagado, mas se tivesse acesa morria mesmo, e tambem toda vez que piso na embreagem a rotação cai muito pra voltar pra lenta, quase morre e volta pros 1.000 RPM o painel treme todo e volta,to sem dinheiro , e os eletricistas daqui nao sabem de ... nenhuma, intão sem possibilidade de escanear ele, com todos estes sintomas acho q seria bom trocar o VSS e o Motor de passo né?

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Re: luz injeção acesa
O sintoma é de problemas no sensor de velocidade VSS. Faça os testes de funcionamento desse sensor (temos tópicos explicando como fazer, inclusive com uso de um multi teste) e revise o chicote desse sensor.
Abs,
Carlos Freire
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Re: luz injeção acesa
Aqui eu fiz o jumper nos terminais e deu codigo 12 umas 3 vezes e cogido 34 umas 4 vezes.
cogido 34 é tensão baixa no sensor de pressão absoluta, meu monza ta com as mangueirinhas do coletor e da flauta errada ta com muitas emendas e são grossas, será que isso influencia o sensor map? qual a mangueira correta para o coletor?
cogido 34 é tensão baixa no sensor de pressão absoluta, meu monza ta com as mangueirinhas do coletor e da flauta errada ta com muitas emendas e são grossas, será que isso influencia o sensor map? qual a mangueira correta para o coletor?

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Re: luz injeção acesa
como se testa o sensor map??
Vi no sistema multec 700 as tensões dele so que tem uma unidade de medida de pressão pra cada tensão, e como vou saber em qual se deve estar?
Vi no sistema multec 700 as tensões dele so que tem uma unidade de medida de pressão pra cada tensão, e como vou saber em qual se deve estar?

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