ventoinha ligando sozinha
- 
				ltrakina
 - Membro SL (Nível 1)
 - Mensagens: 54
 - Registrado em: 02 Set 2009, 17:25
 - Cidade:
 - Estado: - SELECIONE --------
 - Modelo: - SELECIONE --------
 
ventoinha ligando sozinha
boa noite, po estou com um "pequeno" problema no meu monza.... o modelo dele é GL 95 completo ar condicionado, o problema é o seguinte... a uns dias atraz a luz de anomalia acendeu... e ocorreu o seguinte o ventoinha fica ligada direto  assim q ligo o carro msm com a temperatura fria... ai qnd eu acelero o carro principalmente ela fica oscilando entre ligando e desligando ( acionando o rele e desacionando) e qnd paro de acelerar essa oscilação tem um intervalo maior... e com esse acoplamento e desacoplamento do rele varias vezes ele esquenta muito  ( esta ai minha preocupação... e ñ no fato da ventoinha ficar ligada direto) e notei q depois q o carro chega na temperatura onde deveria acionar o 1º estagio ate o 2º estagio  esta oscilação para... então troquei a "cebolinha"e o rele e a luz de anomalia apagou  porem o problema continua o msm... detalhes... ela arma o 2º estagio tbm... etc...  funciona td normal... o problema so é q  ate chegar no estagio onde ela deveria ligar o 1º estagio ela ja fica ligada e desarmando e armando o rele... alguem pode dar uma luz aew??
			
			
									
						
										
						- Carlos A. Freire
 - MODERADOR
 - Mensagens: 17916
 - Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
 - Cidade: SAO PAULO
 - Estado: São Paulo-SP
 - Modelo: Monza GLS
 - Motor: 2.0
 - Ano: 1996
 - Combustível:: Gasolina
 - Injeção: EFi
 
Re: ventoinha ligando sozinha
Se aciona o segundo estágio e a luz de anomalia fica acesa, o problema pode estar no sensor  de temperatura, que fica no alojamento da válvula termostática. Se não acende a luz e a ventoinha altera de primeiro para segundo estágio e vice versa, o problema pode estar na chave de acionamento do A/C, que não está desligando.
Como ainda tem o problema de oscilação da marcha lenta, minha sugestão é de que faça os testes de funcionamento de todos os sensores da IE, testando um a um e confrontando com valores da tabela fornecida pela montadora.
Temos muitos tópicos sobres esse sintomas, com causas e soluções. Use a ferramenta de pesquisa deste fórum para encontrar essas informações importantes para esses sintomas.
Abs,
Carlos Freire
			
			
									
						
							Como ainda tem o problema de oscilação da marcha lenta, minha sugestão é de que faça os testes de funcionamento de todos os sensores da IE, testando um a um e confrontando com valores da tabela fornecida pela montadora.
Temos muitos tópicos sobres esse sintomas, com causas e soluções. Use a ferramenta de pesquisa deste fórum para encontrar essas informações importantes para esses sintomas.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina  
São Paulo-SP
			
						São Paulo-SP
- Luiz Carlos (Rio)
 - Membro 500EF (Nível 9)
 - Mensagens: 4252
 - Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
 - Cidade: Rio de Janeiro
 - Estado: Rio de Janeiro-RJ
 - Modelo: Monza GLS
 - Motor: 2.0
 - Ano: 1994
 - Combustível:: Gasolina
 - Injeção: EFi
 
Re: ventoinha ligando sozinha
Como a luz de anomalia acendeu, é quase certo que ocorreu um problema num sensor, sendo o maior suspeito o sensor de temperatura da água do motor.
Esse problema pode ser num sensor, mas pode ser também um fio semi-partido, um plugue com mau contato...
No Monza 95 (pelo menos no que eu tinha era assim), o eletroventilador varia entre baixa e alta rotação, dependendo do ar condicionado estar ligado ou não e entrar em certa faixa de pressão do gás no condensador.
Não foi explicado se a alta ocorre com ar ligado ou desligado.
Abraços
			
			
									
						
							Esse problema pode ser num sensor, mas pode ser também um fio semi-partido, um plugue com mau contato...
No Monza 95 (pelo menos no que eu tinha era assim), o eletroventilador varia entre baixa e alta rotação, dependendo do ar condicionado estar ligado ou não e entrar em certa faixa de pressão do gás no condensador.
Não foi explicado se a alta ocorre com ar ligado ou desligado.
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
			
						Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
- 
				ltrakina
 - Membro SL (Nível 1)
 - Mensagens: 54
 - Registrado em: 02 Set 2009, 17:25
 - Cidade:
 - Estado: - SELECIONE --------
 - Modelo: - SELECIONE --------
 
Re: ventoinha ligando sozinha
este liga/desliga da ventoinha acontece msm com o ar ligado... ela so para de ficar ligando e desligando qnd chega na faixa de temperatura onde deveria ligar o 1º estagio... ela esta funcionando direito... liga o 2º estagio no momento certo... o unico problema é este liga/desliga q ela fica ate chegar na hora de ativar o 1º estagio... ja troquei so sensor de temperatura... e o relé... e aproveitando o topico... po percebi que a luz de superaquecimento acende um pouco depois que a temperatura passa do meio isto e normal? qnd deveria acender este luz?
			
			
									
						
										
						- 
				José Leal
 - MODERADOR
 - Mensagens: 7320
 - Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
 - Cidade: Goiânia
 - Estado: Goiás-GO
 - Modelo: Não tenho Monza :(
 
Re: ventoinha ligando sozinha
Amigo, pelo descrito, parece ser um problema no chicote do sensor de temperatura. Algum mal contato, que é aumentado pela vibração do motor.
Num caso mais difícil, pode ser que o pressostato do sistema de AC (ou seu chicote) esteja com problemas.
			
			
									
						
							Num caso mais difícil, pode ser que o pressostato do sistema de AC (ou seu chicote) esteja com problemas.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
			
						- waldir
 - Membro 500EF (Nível 9)
 - Mensagens: 3638
 - Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
 - Cidade: Campinas
 - Estado: São Paulo-SP
 - Modelo: Monza GLS
 - Motor: 2.0
 - Ano: 1995
 - Combustível:: Etanol
 - Injeção: EFi
 
Re: ventoinha ligando sozinha
O Carlos Freire deu o caminho, testar os sensores da Ignição Eletrônica conferindo com a tabela.
1º Sugiro fazer a leitura do sensor com defeito que foi gravado na memoria.
2º Desligue o ar condicionado e veja o comportamento da luz de anomalia e da temperatura.
3ª Se a luz de superaquecimento acendeu, há que verificar se a VT não travou fechada... se o circuito de resfriamento do motor está funcionando... se está usando aditivo no resfriamento ou não.
4ª Como o Luiz Carlos e o José Leal disseram, pode ser fio partido no sensor de temperatura.
4º Não demore em solucionar pq pode custar uma junta do cabeçote $35,00 + 300,00 de MO
			
			
									
						
							1º Sugiro fazer a leitura do sensor com defeito que foi gravado na memoria.
2º Desligue o ar condicionado e veja o comportamento da luz de anomalia e da temperatura.
3ª Se a luz de superaquecimento acendeu, há que verificar se a VT não travou fechada... se o circuito de resfriamento do motor está funcionando... se está usando aditivo no resfriamento ou não.
4ª Como o Luiz Carlos e o José Leal disseram, pode ser fio partido no sensor de temperatura.
4º Não demore em solucionar pq pode custar uma junta do cabeçote $35,00 + 300,00 de MO
MONZA - GLS 95  2.0 EFI  -  Alcool - Vermelho Goya
			
						- 
				Diniz
 - Mensagens: 1
 - Registrado em: 18 Jan 2014, 16:52
 - Cidade:
 - Estado: - SELECIONE --------
 - Modelo: - SELECIONE --------
 
Re: ventoinha ligando sozinha
Há algum tempo estava tendo este problema no meu  Monza. Depois de visitar várias oficina da cidade, porem sem solução do problema.. Resolvi então por a mão na massa e tentar resolver o problema. Foi quando achei este forum na internet que foi de grande valia.
o defeito era o seguintr: ventoinha ligava aleatoriamente. As vezes funcionava normalmente outras vezes ligava até com a chave na ignição mas com o carro desligado.
Já havia trocado sensor de temperatura, conector e nada de resolver o problema. Foi quando resolvi desmontar o chicote que passa por detras do cabeçote logo após o cabo do sensor encontrei 3 conectores de pressão tipo emenda. Em um deles estava o mal-contato. Desfiz todos e refiz as emendas soldando-as e isolando-as.. Também refiz o aterramento do bloco que já estava oxidada. e sai deste chicote. Resolveu o problema.
Obrigado a todos que postaram informações
			
			
									
						
										
						o defeito era o seguintr: ventoinha ligava aleatoriamente. As vezes funcionava normalmente outras vezes ligava até com a chave na ignição mas com o carro desligado.
Já havia trocado sensor de temperatura, conector e nada de resolver o problema. Foi quando resolvi desmontar o chicote que passa por detras do cabeçote logo após o cabo do sensor encontrei 3 conectores de pressão tipo emenda. Em um deles estava o mal-contato. Desfiz todos e refiz as emendas soldando-as e isolando-as.. Também refiz o aterramento do bloco que já estava oxidada. e sai deste chicote. Resolveu o problema.
Obrigado a todos que postaram informações