Monza com Dificuldade para Ligar qd Quente

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
monzausado
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Re: Monza com Dificuldade para Ligar qd Quente

Mensagem não lida por monzausado »

no carbura, a opção com o motor quente, ( não precisa sair na rua) aqueça até atingir a temperatura de trabalho
depois de desligar o motor, nos instantes subsequentes, voce deve retirar a "panela do filtro" 03 parafusos na tampa,
observe que há tres pontos de conexão com o motor,
uma mangueira grossa que de um lado vai na tampa do motor e outra ponta no coletor de admissão no pé ( esta quente, risco de queimadura) usar luva grossa.
outra é vácuo de vai no pé do carbura do lado do compartimento de passageiros, obseve com atenção

retirada tal tampa, (com o motor desligado) é possivel observar a formação de gases dentro do carbura olhar por cima com a lanterna, depois que desliga, ainda leva alguns instantes para derramar o combustivel, vem do principio da expansão termica, ou seja, ao desligar ainda não estará quente o carburador, após alguns instantes o calor do pé vai subir e aquecer o combustivel dentro, isso é aceitavél é esperado quando foi desenvolvido tal carbura para teu carro, contudo se o nivel estiver incorreto haverá o "derrame"
se houver dúvidas depois de frio, com uma mangueira fina conectar na "bengalinha de injeção da rapida" e coletar em uma seringa o total da cuba,

conte as bombadas até esgotar meça o volume injetado e compare com os diversos tópicos já aberto sobre este tema, se presisar eu posto "in off"

das diversas queixas de bobina, ao aquecer começa um leve "falha" no motor, voce dentro do carro percebe que há uma irregualidade no funcionamento com vibrações na carroceria e pequenos estouros pelo escape.
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tyo
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Re: Monza com Dificuldade para Ligar qd Quente

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Felipe SLE escreveu:Pois eh, estava desconfiando da bobina tb. Fui ver os preços aqui na minha cidade, uma bosh custa 106 reais e uma outra la q nem lembro a marca 36 reais.Essa q tem agora é bosh, mas parece q ela tem alguns anos de vida ja.
Essa semana vou comprar uma nova BOSH, n confio mt nessas paralelas, depois posto aqui se resolveu o problema.
A proposito para instalar a bobina é plug and play né? só tirar a velha e colocar a nova?
e so voce colocar a nova simples :smt023
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MonzaClub20EFICHZ
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Re: Monza com Dificuldade para Ligar qd Quente

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Faça o teste antes de sair comprando!
MonzaClub20EFICHZ escreveu:Então o problema aparentemente é bobina, tire um cabo de vela nesta situação e desvie uma faísca com uma chave de fenda, segurando pelo cabo e deixando perto 2 a 3 mm do motor e veja como está a faísca, cor e força, depois diga aqui.
Felipe SLE
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Re: Monza com Dificuldade para Ligar qd Quente

Mensagem não lida por Felipe SLE »

monzausado escreveu:no carbura, a opção com o motor quente, ( não precisa sair na rua) aqueça até atingir a temperatura de trabalho
depois de desligar o motor, nos instantes subsequentes, voce deve retirar a "panela do filtro" 03 parafusos na tampa,
observe que há tres pontos de conexão com o motor,
uma mangueira grossa que de um lado vai na tampa do motor e outra ponta no coletor de admissão no pé ( esta quente, risco de queimadura) usar luva grossa.
outra é vácuo de vai no pé do carbura do lado do compartimento de passageiros, obseve com atenção

retirada tal tampa, (com o motor desligado) é possivel observar a formação de gases dentro do carbura olhar por cima com a lanterna, depois que desliga, ainda leva alguns instantes para derramar o combustivel, vem do principio da expansão termica, ou seja, ao desligar ainda não estará quente o carburador, após alguns instantes o calor do pé vai subir e aquecer o combustivel dentro, isso é aceitavél é esperado quando foi desenvolvido tal carbura para teu carro, contudo se o nivel estiver incorreto haverá o "derrame"
se houver dúvidas depois de frio, com uma mangueira fina conectar na "bengalinha de injeção da rapida" e coletar em uma seringa o total da cuba,

conte as bombadas até esgotar meça o volume injetado e compare com os diversos tópicos já aberto sobre este tema, se presisar eu posto "in off"

das diversas queixas de bobina, ao aquecer começa um leve "falha" no motor, voce dentro do carro percebe que há uma irregualidade no funcionamento com vibrações na carroceria e pequenos estouros pelo escape.
Hm interesante isso q vc postou, amanha mesmo vou dar uma olhada no carburador e ver o que descubro.
Tenho uma duvida, se estiver mesmo derramando combustivel pela cuba, quando eu liga-se o carro ele não iria ligar falhando? como se estivesse afogado?
MonzaClub20EFICHZ escreveu:Faça o teste antes de sair comprando!
MonzaClub20EFICHZ escreveu:Então o problema aparentemente é bobina, tire um cabo de vela nesta situação e desvie uma faísca com uma chave de fenda, segurando pelo cabo e deixando perto 2 a 3 mm do motor e veja como está a faísca, cor e força, depois diga aqui.
Pois eh, eh bom ter certeza antes de gastar dinheiro a toa, esse teste foi feito a +- 1 ano atras pelo meu mecanico, n entendo muito mas me pareceu forte a faisca q saia.
Quando coloco a mão em cima da bobina ela esta quente, mas consigo manter tranquilamente minha mão em cima dela.
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coy
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Re: Monza com Dificuldade para Ligar qd Quente

Mensagem não lida por coy »

Felipe SLE escreveu:Pois eh, estava desconfiando da bobina tb. Fui ver os preços aqui na minha cidade, uma bosh custa 106 reais e uma outra la q nem lembro a marca 36 reais.Essa q tem agora é bosh, mas parece q ela tem alguns anos de vida ja.
Essa semana vou comprar uma nova BOSH, n confio mt nessas paralelas, depois posto aqui se resolveu o problema.
A proposito para instalar a bobina é plug and play né? só tirar a velha e colocar a nova?
Se for constatado realmente que é a bobina da uma olhada no link, na nafill esta R$ 81,46 http://www.nafil.com.br/produtos.php?de ... ton=Buscar
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Felipe SLE
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Re: Monza com Dificuldade para Ligar qd Quente

Mensagem não lida por Felipe SLE »

Bem hj comprei uma bobina bosh nova e ja instalei, n consegui sair com o carro para testar, mas aparentemente ficou td ok
Vou ficar monitorando e depois posto aqui o resultado.
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monzausado
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Re: Monza com Dificuldade para Ligar qd Quente

Mensagem não lida por monzausado »

Hm interesante isso q vc postou, amanha mesmo vou dar uma olhada no carburador e ver o que descubro.
Tenho uma duvida, se estiver mesmo derramando combustivel pela cuba, quando eu liga-se o carro ele não iria ligar falhando? como se estivesse afogado?
o sintoma de falha de afogado normalmente somente é percebido com o motor frio, quando quente que voce calça o acelerador para entrar ar, o movimento dos pistões tranformam em gás todo o liquido na camera de combustão secando quase que imediatamente o sistema de ignição por vela, assim quando ele "pegar" já não haverá mais combustivel encharcando. ( enquanto o motor esfria, evapora todo o combustivel da camera, motivo de frio pegar fácil)
isto ocorre quando o nivel da cuba sobe um pouco acima do normal, é aceitável o desgaste da sede da agulha, (aço no latão) progressivamente até não mais ser possivel usar sem a devida manutenção.
quando é por sugeira ou quebra, ai é repentino, dando um exesso de vazão afogando ele em todos os estagios, incluisive em funcionamento
Quando o derrame é em grande quandidade, é possível o calço hidraulico.

Quando comprar a agulha, pague um pouco a mais e compre a do alcool, com a aplicação em viton na ponta, mesmo sendo a gasolina, estamos sujeitos a falha de fiscalização de nossos governantes e fácilmente poderá colocar uma gasolina "batizada"
Felipe SLE
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Re: Monza com Dificuldade para Ligar qd Quente

Mensagem não lida por Felipe SLE »

monzausado escreveu:
Hm interesante isso q vc postou, amanha mesmo vou dar uma olhada no carburador e ver o que descubro.
Tenho uma duvida, se estiver mesmo derramando combustivel pela cuba, quando eu liga-se o carro ele não iria ligar falhando? como se estivesse afogado?
o sintoma de falha de afogado normalmente somente é percebido com o motor frio, quando quente que voce calça o acelerador para entrar ar, o movimento dos pistões tranformam em gás todo o liquido na camera de combustão secando quase que imediatamente o sistema de ignição por vela, assim quando ele "pegar" já não haverá mais combustivel encharcando. ( enquanto o motor esfria, evapora todo o combustivel da camera, motivo de frio pegar fácil)
isto ocorre quando o nivel da cuba sobe um pouco acima do normal, é aceitável o desgaste da sede da agulha, (aço no latão) progressivamente até não mais ser possivel usar sem a devida manutenção.
quando é por sugeira ou quebra, ai é repentino, dando um exesso de vazão afogando ele em todos os estagios, incluisive em funcionamento
Quando o derrame é em grande quandidade, é possível o calço hidraulico.

Quando comprar a agulha, pague um pouco a mais e compre a do alcool, com a aplicação em viton na ponta, mesmo sendo a gasolina, estamos sujeitos a falha de fiscalização de nossos governantes e fácilmente poderá colocar uma gasolina "batizada"
Otima sua explicação, qd tiver um tempo livre irei dar umas voltas com o monza e ver como ficou; se parou ou não aquele sintoma.
Se não parar vou mandar fazer uma regulagem no carburador, pois isso começou quando mandei limpa-lo e trocar o reparo, porem mesmo sem ter certeza da real causa do problema resolvi trocar a bobina, pois acredito que como as velas a bobina tb vai ficando velha e piorando o desempenho.
Ps: em casa seria mt dificil regular para diminuir o nivel de gasolina na cuba?
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Monza SL/e 90 azul - Gasolina
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