Pressão de combustível

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
jshawk
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Pressão de combustível

Mensagem não lida por jshawk »

Uma dúvida ali onde fica o filtro, deveria ter gasolina ali onde meche a paradinha da borboleta?
Vi hoje aquilo molhado de gasolina e se não me engano e em outros carros só se passa ar :S
Monza 1995 - GLS / 2.0 EFI / 8V / Verde Durer
Vectra 1994 - GLS / 2.0 MPFI / 8V / Vermelho Schumann
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

jshawk escreveu:Uma dúvida ali onde fica o filtro, deveria ter gasolina ali onde meche a paradinha da borboleta?
Vi hoje aquilo molhado de gasolina e se não me engano e em outros carros só se passa ar :S
Não entendi muito bem sua dúvida...

Se estiver falando onde fica o compartimento do filtro de ar, na verdade o TBI, se acabou de funcionar o motor, principalmente com motor frio, a borboleta deve ficar levemente úmida, mas sem depósito de combustível. Se estiver parado há algum tempo, deve ficar seca.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Ano: 1994
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por dutra s a »

Professor, uma nova pergunta.
Fui drenar um combustível de péssima qualidade, que estava no meu usando apenas o retorno com o carro funcionando, e então com uma mangueira de maior calibre que a original, pois sou meio desajeitado para sugar do tanque, kkkk! Bom, nisso ao funcionar o carro ele aos poucos foi morrendo até parar.
Acredito eu pela falta de estanquidade, pois ao dar partida novamente eu apertei a mangueira que vinha de retorno e então estabilizou, mas o que me chamou a atenção não seria isso, e sim, o que notei no retorno, pois junto ao fluxo havia pequenas bolhas, mas em bastante quantidade, nisso eu fiz o teste para ver se aparecia bolhas na mangueira de ida para o TBI e não tinha, como também não tinha depois que desligava o carro.
O certo seria o fluxo de retorno continuo sem bolhas ou seria normal sendo que não pode haver bolhas antes do TBI?
Lembro que, meu regulador de pressão esta em ordem.
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Carlos A. Freire
MODERADOR

Dutra, nunca coloquei mangueira transparente no Monza EFI para saber ou ver se há bolhas ou não.
O que precisa mesmo é medir a pressão e vazão, que estando corretos não terá problemas de instabilidade do motor. A estanqueidade tem a ver com a partida, que deve ser rápida.

Se o sistema tiver pressão, mas vazão baixa, vai ter problemas. O mesmo com pressão alta ou baixa, mas vazão correta.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
dutra s a

Então, a pressão esta em ordem 1,7 sei que o ideal é 2,0bar, mas ao estar com essa pressão o carro ficava muito amarrado para desenvolver (ou então gordo demais, pesado) e ao abaixar ele melhorou pacas (não sei ate hoje o porque), sem falar da economia em termos e não só por isso, a vazão do bico também está em ordem segundo a vaporização do leque que aparece aberto por completo, pois o kit reparo tem menos de 10 meses, e a partida afiandíssima, pega muito rápido e fácil.
Sobre a mangueira, foi o que eu disse só coloquei para drenar o combustível para um recipiente e o que achei estranho foi as bolhas como se tivesse alguma brechinha na linha, para criar essas bolhas, isso no retorno e então, fiz na ida para o TBI e não apresentou bolhas mesmo ligado ou desligado.
Bom, de qualquer forma, ele não falha por conta disso, menos mau, né? Kkkkkk!
abs estamos ai
Carlos A. Freire
MODERADOR

Não, não... 1,7bar de pressão é considerado baixo. Tem que ficar entre 1,9 e 2,1bar, sendo o ideal em 2,0bar.
A vazão é medida com manômetro. Ou usa-se manômetro próprio para indicar pressão e outro vazão, ou conta-se o tempo de enchimento em um reservatório graduado.
A vazão se não estiver enganado, deve ficar entre 1,2 e 1,5 L/min. Estou no momento sem o material didático para confirmar.
Essa vazão não é da válvula injetora e sim do sistema de combustível. Já na válvula injetora, se ainda não estiver enganado, seria 44ml para gasolina e 70ml para álcool.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
dutra s a

É ai que ta mestre, rsrs!
Eu já coloquei 1,9 /2,0/2,1/2,8 bar, e o carro só tem arrancada e bom desenvolvimento com menos que isso, pois estando com essa pressão ele ficava ruim para sair e acelerar, como se estivesse sem válvula termostática, motor preso, guinchando etc... e ao abaixar ele ficou um foguete, na troca de reparo, não mudou muita coisa não, só o leque era melhor, mais vaporizado e mais completo, pois as peneiras velhas estavam rasgadas e sujas, e então, esqueci de fazer as medições na máquina de limpeza de bico, mas acredito que deva ser 72 para álcool no bico, só não sei por tempo, pois o meu bico estava com uma vazão muito da boa, já na estanqueidade do bico, não me lembro quanto de pressão, mas estava em ordem, agora a vazão na linha não sei ao certo se chega a 1,5 l/min.
Será que com uma boa bomba e nova não chegaria a 1,8 l/min?
Da bomba não tenho o que dizer, sorte grande, pois é paralela da DHL ou DHP ou DLP, não me lembro agora, mas eita bomba boa da pest, pois ao testar a pressão na linha, meu mecânico registrou 8 kg (bar) suportado pela bomba na linha e disse, essa é para turbo, nunca vi uma Delphi aguentar isso!!!! (claro com um filtro novo).
abs estamos ai
Carlos A. Freire
MODERADOR

Se ao colocar a pressão recomendada pela montadora para o bom funcionamento o carro deixa de funcionar corretamente, indica que há um defeito a ser avaliado e reparado. Ao alterar essa condição está mascarando o problema. Por exemplo, uma obstrução na linha de retorno, poderá aumentar a pressão na linha e diminuir a vazão da linha de combustível. Isso pode demorar mais para encher a caneca do pescador do tanque e ter problemas como citou com nível baixo do tanque em curvas ou subidas.

A vazão não depende apenas da bomba, mas sim do fluxo de combustível dentro de toda a linha. Lembre-se que o combustível não utilizado pelo bico volta pela linha de retorno. Então, esse fluxo está toda a alimentação, o bico e o retorno junto. A vazão do bico se mede na máquina de limpeza de bico e só se vê as condições dele.

Não estou com o material didático para confirmar as condições e valores da vazão, mas pelo que me lembro deve ficar próximo de 1,5l/min mesmo.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Responder