Pressão de combustível

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
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jshawk
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Re: Pressão de combustível

Mensagem não lida por jshawk »

Uma dúvida ali onde fica o filtro, deveria ter gasolina ali onde meche a paradinha da borboleta?
Vi hoje aquilo molhado de gasolina e se não me engano e em outros carros só se passa ar :S
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Carlos A. Freire
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Re: Pressão de combustível

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

jshawk escreveu:Uma dúvida ali onde fica o filtro, deveria ter gasolina ali onde meche a paradinha da borboleta?
Vi hoje aquilo molhado de gasolina e se não me engano e em outros carros só se passa ar :S
Não entendi muito bem sua dúvida...

Se estiver falando onde fica o compartimento do filtro de ar, na verdade o TBI, se acabou de funcionar o motor, principalmente com motor frio, a borboleta deve ficar levemente úmida, mas sem depósito de combustível. Se estiver parado há algum tempo, deve ficar seca.

Abs,

Carlos Freire
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dutra s a
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Re: Pressão de combustível

Mensagem não lida por dutra s a »

Professor, uma nova pergunta.
Fui drenar um combustível de péssima qualidade, que estava no meu usando apenas o retorno com o carro funcionando, e então com uma mangueira de maior calibre que a original, pois sou meio desajeitado para sugar do tanque, kkkk! Bom, nisso ao funcionar o carro ele aos poucos foi morrendo até parar.
Acredito eu pela falta de estanquidade, pois ao dar partida novamente eu apertei a mangueira que vinha de retorno e então estabilizou, mas o que me chamou a atenção não seria isso, e sim, o que notei no retorno, pois junto ao fluxo havia pequenas bolhas, mas em bastante quantidade, nisso eu fiz o teste para ver se aparecia bolhas na mangueira de ida para o TBI e não tinha, como também não tinha depois que desligava o carro.
O certo seria o fluxo de retorno continuo sem bolhas ou seria normal sendo que não pode haver bolhas antes do TBI?
Lembro que, meu regulador de pressão esta em ordem.
abs estamos ai
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Carlos A. Freire
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Re: Pressão de combustível

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Dutra, nunca coloquei mangueira transparente no Monza EFI para saber ou ver se há bolhas ou não.
O que precisa mesmo é medir a pressão e vazão, que estando corretos não terá problemas de instabilidade do motor. A estanqueidade tem a ver com a partida, que deve ser rápida.

Se o sistema tiver pressão, mas vazão baixa, vai ter problemas. O mesmo com pressão alta ou baixa, mas vazão correta.

Abs,

Carlos Freire
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dutra s a
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Re: Pressão de combustível

Mensagem não lida por dutra s a »

Então, a pressão esta em ordem 1,7 sei que o ideal é 2,0bar, mas ao estar com essa pressão o carro ficava muito amarrado para desenvolver (ou então gordo demais, pesado) e ao abaixar ele melhorou pacas (não sei ate hoje o porque), sem falar da economia em termos e não só por isso, a vazão do bico também está em ordem segundo a vaporização do leque que aparece aberto por completo, pois o kit reparo tem menos de 10 meses, e a partida afiandíssima, pega muito rápido e fácil.
Sobre a mangueira, foi o que eu disse só coloquei para drenar o combustível para um recipiente e o que achei estranho foi as bolhas como se tivesse alguma brechinha na linha, para criar essas bolhas, isso no retorno e então, fiz na ida para o TBI e não apresentou bolhas mesmo ligado ou desligado.
Bom, de qualquer forma, ele não falha por conta disso, menos mau, né? Kkkkkk!
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Carlos A. Freire
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Re: Pressão de combustível

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Não, não... 1,7bar de pressão é considerado baixo. Tem que ficar entre 1,9 e 2,1bar, sendo o ideal em 2,0bar.
A vazão é medida com manômetro. Ou usa-se manômetro próprio para indicar pressão e outro vazão, ou conta-se o tempo de enchimento em um reservatório graduado.
A vazão se não estiver enganado, deve ficar entre 1,2 e 1,5 L/min. Estou no momento sem o material didático para confirmar.
Essa vazão não é da válvula injetora e sim do sistema de combustível. Já na válvula injetora, se ainda não estiver enganado, seria 44ml para gasolina e 70ml para álcool.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Pressão de combustível

Mensagem não lida por dutra s a »

É ai que ta mestre, rsrs!
Eu já coloquei 1,9 /2,0/2,1/2,8 bar, e o carro só tem arrancada e bom desenvolvimento com menos que isso, pois estando com essa pressão ele ficava ruim para sair e acelerar, como se estivesse sem válvula termostática, motor preso, guinchando etc... e ao abaixar ele ficou um foguete, na troca de reparo, não mudou muita coisa não, só o leque era melhor, mais vaporizado e mais completo, pois as peneiras velhas estavam rasgadas e sujas, e então, esqueci de fazer as medições na máquina de limpeza de bico, mas acredito que deva ser 72 para álcool no bico, só não sei por tempo, pois o meu bico estava com uma vazão muito da boa, já na estanqueidade do bico, não me lembro quanto de pressão, mas estava em ordem, agora a vazão na linha não sei ao certo se chega a 1,5 l/min.
Será que com uma boa bomba e nova não chegaria a 1,8 l/min?
Da bomba não tenho o que dizer, sorte grande, pois é paralela da DHL ou DHP ou DLP, não me lembro agora, mas eita bomba boa da pest, pois ao testar a pressão na linha, meu mecânico registrou 8 kg (bar) suportado pela bomba na linha e disse, essa é para turbo, nunca vi uma Delphi aguentar isso!!!! (claro com um filtro novo).
abs estamos ai
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Re: Pressão de combustível

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se ao colocar a pressão recomendada pela montadora para o bom funcionamento o carro deixa de funcionar corretamente, indica que há um defeito a ser avaliado e reparado. Ao alterar essa condição está mascarando o problema. Por exemplo, uma obstrução na linha de retorno, poderá aumentar a pressão na linha e diminuir a vazão da linha de combustível. Isso pode demorar mais para encher a caneca do pescador do tanque e ter problemas como citou com nível baixo do tanque em curvas ou subidas.

A vazão não depende apenas da bomba, mas sim do fluxo de combustível dentro de toda a linha. Lembre-se que o combustível não utilizado pelo bico volta pela linha de retorno. Então, esse fluxo está toda a alimentação, o bico e o retorno junto. A vazão do bico se mede na máquina de limpeza de bico e só se vê as condições dele.

Não estou com o material didático para confirmar as condições e valores da vazão, mas pelo que me lembro deve ficar próximo de 1,5l/min mesmo.

Abs,

Carlos Freire
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