Hoje fiz a troca do óleo e filtro do cambio automático em meu Monza.
Segundo o manual, ele indica fazer a troca a cada 35 mil KM, e a cada 10 mil km verificar o nível do óleo.
Meu carro está com 114 mil km, e como comprei a poucos dias, a primeira manutenção que decidi fazer foi no cambio.
Meu cambio tem um funcionamento macio e uniforme.
Abaixo segue itens que devem ser comprados:
6 litros de óleo tipo DEXRON 3 (R$ 100,00)
1 filtro de óleo (R$ 70,00)
1 junta de cárter (R$ 20,00)
1 tubo Cola de Junta 3M
No manual do carro aconselha-se a usar oleo tipo Drexron 2, mas consultei algumas casas de Câmbios Automáticos e me indicaram a utilizar Drexron 3 pois é uma evolução do Drexron 2.

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Detalhe do filtro de óleo e anel do filtro:

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Ferramentas necessárias:
1 chave de boca numero 10 para soltar os parafusos do protetor de carter
1 chave tipo socket numero 13 para soltar os 16 parafusos do carter
1 bacia bem grande para esgotar o óleo
2 cavaletes para deixar a frente do carro levantada
1 macaco hidráulico, ou mecânico
Com todos os itens na mão,
Levante a frente do carro e coloque em cima dos cavaletes.
Procure colocar os cavaletes nas posições originais que o manual pede quando é necessário trocar um pneu.
Depois basta soltar os parafusos do protetor de carter que são 6.
Depois basta soltar os parafusos do carter do cambio,e preste bem atenção no aperto que eles estão quando soltar, pois quando for coloca-los de volta você devera dar a mesma quantidade de aperto.

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Procure soltar os parafusos na ordem de cruz, ou seja primeiro um lado, depois o lado oposto, e assim por diante.
Quando for soltando os parafusos, logo irá começar a cair muito óleo, pois são muitos litros que ali fica armazenado.
Basta ficar com a bacia em baixo.
Depois de soltar todas os parafusos, desça com cuidado o cárter, e tire o filtro que fica pendurado e encaixado no cambio.

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Atente bem para a cor do óleo que está no cárter.
No meu carro o óleo estava bem escuro, mas no fundo do cárter não havia peças metálicas soltas ou fuligem. (Que bom!!!!)
Notem que no meio do cárter, existe um imã, esse imã está lá para que as fuligens das engrenagens do cambio soltam com seu desgaste.

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Detalhe do meu filtro de óleo velho: (impregnado com oleo velho)

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Próximo passo:
Pegue o cárter, e lave com óleo diesel, e finalize com gasolina.
Deixe ele bem limpo e sem fiapos de pano, ele deve ficar bem limpo, observe na foto:

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Detalhe do Imã:

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Agora, vamos passar cola de junta no carter, aguarde uns 10 minutos e cole a junta no carter.
Depois de colar a justa passe novamente a cola de junta, mas agora em cima da junta, como na foto a seguir:

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Limpe bem as bordas do cambio a onde a junta do cárter irá se assentar, observe na foto:

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Depois coloque o novo filtro com o novo anel que acompanha o filtro novo.
Coloque o cárter no lugar.
Aperte todos os parafusos com a mão, logo em seguida comesse a apertar em forma de cruz, e com a mesma força que você percebeu quando soltou os parafusos.
Feito isso, de um novo reaperto bem de leve, para certificar se todos os parafusos estarão com a mesmo torque.
Segue foto dele montado:

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Coloque 5 litros de óleo pela vareta de medição, utilize um funil.
Tire o carros dos cavaletes.
Ligue o motor
Engate o D, depois engate o R, e repita isso umas 3 vezes.
Com o carro ligado e o cambio na posição N, coloque a vareta do medidor de novel de óleo, e ja com o motor quase quente (temperatura normal de funcionamento, veja se o nive do óleo já está no máximo ou próximo do máximo.
OBS: Na vareta do óleo note que existe uma numeração 92º que é a medida de óleo que deve-se estar no máximo quando o motor está quente.
Verifique se não há nenhum vazamento no cárter.
Vá dar uma volta com o carro, mas sem acelerar muito forte.
No meu carro logo no primeiro momento percebi que as trocas de marchas ficaram mais macias, e algumas vezes imperceptível.
Depois verifique o nível novamente, se necessário complete.
Um grande abraço a todos!