Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por Rafaelo »

Pessoal comandos de alta duração em carburado ou IE OEM original. alem de ficar gastador e ruim de digirir geralmente vale do mesmo. e acontece o deslocamento de torque e potencia pra cima.

porem isso nao acontece em IE programavel é so ajustar com os mapas e recursos de acordo com a relação AF/R X Target, ja que aumento da duraçao da admissao a mistura tende a ficar fina senao alterar os mapas e setup, uns click no analizador e um ajuste fino resolve isso facinho rsrsrs. outra coisa IE programavel especifica como a MS da pra usar o calculo via TPSxRPM nao se baseado no vacuo do motor MAP, oque deixa ele liso liso sem falhas na lenta, rotação padrao e consumo normal pro comando em questao. tem um cara no kadetteiros que tem um 2.4 ITBs com a MSBR e 310º roller e ele configurou por MAP tradicional e olha que ele tem ITBs curtas praticamente nao era pra ter vacuo e mesmo assim conseguiu 45 kpa oque é bastante vacuo nessas circunstâncias. normalmente é +-30~38 kpa na lenta quente. ele tem uma lenta de 1100 rpm pra 4 TB's com 310º é assombroso. é o que falo, equipamento de ponta na mao certa fazem a diferença :D se isso fosse em um carburador ou IE adaptada ou ate mesmo original taria todo embaralhado,desregulado,consumindo horrores,e nao aproveitando absulutamente nada do comando desse nipe. eu prefiro investir na fundação de uma casa primeiro e nao na TV de Led se é que me intenderam. preparaçao em carburador nao é uma boa saida, oque da pra fazer é o melhoramento das eficiencias dae é valido. agora trocar de carburador por um maior, comando escandalosos de 300º isso nao combina com bom senso :smt023

esse negocio de perde torque é outra lenda. oque acontece é deslocamento do torque e potencia e nao sao todos os comando que fazem isso, alguns so deslocam a potencia, ja outros ambos. o teste do dyno dele mostrou umas coisas bem interessantes de se observar nesse roletado 8V com 310º. vejam no final do video que o torque começa a 3500 rpm(original é 2600 rpm) e pico da potencia a 6400 rpm(original é 5600 rpm). pra um comando dessa idade só 900 rpm de deslocamento no torque é nada hehehe isso se deve a ter uma IE prog,ter um preparador experiente,um cabeçote com boa eficiencia mecanica e por ae vai. e se eles tivessem usado a polia regulavel daria pra trazer devolta aos 2600 rpm porem sacrificaria um pouco a potencia.

pra tem curiosidade ele conseguiu 210cv de motor. opniao particular: eu pessoalmente nao gosto dessas adaptações de mangueiras,manometro,banco,volante,painel de maquinario industrial,reguladores,alivio de volante e vira em fim... nao vou julgar isso vai de cada um. so usei o exemplo dele como da pra conseguir potencia com economia e principalmente com qualidade na questao de motor. isso mostra que aumento de cilindrada nem sempre é uma boa, pra min é a pior alternativa pra falar a verdade, a nao ser que tenha uma retifica a caminho e que o aumento seja tradicional.

o 2.4 em açao gostei bastante especialmente se tratando de um aspirado 8V e querem saber mais? da pra conseguir mais potencia dae se ele usar a polia regulavel como se deve, e seria bem divertido ele usar um sistema COP sequencial na ignição. uma bobina direto na vela(nao usa cabo) com GAP esgasado mandado muita corrente e tensao sem ter deficiencia energetica. esse sistema é melhor que qualquer amplificador ja que a descarga é direta e o tempo da carga da centelha é maior ou melhor na IE da pra deixar maior né hehehe em quanto uma bobina descança a outra assume a centelha do sequencial. queimaria muito bem essa taxa dele 13.5:1 esse sistema é usado em carros supersport atualmente. ainda da pra fazer muita coisa nesse aspirado.

LeandroConstantino escreveu:Minha ideia inicial era apartir de um motor parcial colocar os pistão a alcool, abrir os dutos do cabeçote e rebaixar, colocar um 4x1 + 2 no resto do escapamento, minha duvida eh com relação a conversao para o alcool pois meu carburador eh gasolina e ai teria que troca-lo por um a alcool e teria que estala um reservatorio de partida fria neh? outra coisa tenho que mexer nas valvolas do cabeçote tambem?
a tua ideia é comprar um bloco 2011 flex? nao precisa trocar os pistao eles ja sao "alcool" cabeça reta produz 11.5:1 no roletado e 11.3:1 cabeçote injetado GM, no teu carburado teria que calcular nao denho esse valor mais é proximo a isso. sim tem que trocar o carburador/distribuidor pelo alcool. partida a frio se tu mora em area fria se for a sul é obrigatorio. valvula nao.

o meu antigo 1.6 105k começou a fumar mais isso pq carro de garagem,baixa rpm é conduta severa né. entao é aquilo, nem perdi tempo em arrumar.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

LeandroConstantino escreveu: Então 500EF o meu não é tao menor que isso é 110cv, já o comandão não faz a minha cabeça pois alem de fica com a lenta muito quadradona fica beberão.
Aqui um dos vídeos dele.

E o tópico com mais informações é este: viewtopic.php?f=23&t=22924
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
LeandroConstantino
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por LeandroConstantino »

Eu queria poder chegar a pelo menos uns 150cv no meu monza mais o meu problema eh o carburador, ele me limita, e eu acho que para colocar IE vou gasta muito, seria melhor troca de monza por um dois ou tres anos mais novo ja com IE (coisa que eu nao quero fazer).
Rafaelo escreveu:a tua ideia é comprar um bloco 2011 flex? nao precisa trocar os pistao eles ja sao "alcool" cabeça reta produz 11.5:1 no roletado e 11.3:1 cabeçote injetado GM, no teu carburado teria que calcular nao denho esse valor mais é proximo a isso. sim tem que trocar o carburador/distribuidor pelo alcool. partida a frio se tu mora em area fria se for a sul é obrigatorio. valvula nao.

o meu antigo 1.6 105k começou a fumar mais isso pq carro de garagem,baixa rpm é conduta severa né. entao é aquilo, nem perdi tempo em arrumar.
Então a principio nao era minha entenção o bloco 2011flex, pois como vou manter carburado (pelo menos nessa primeira fase) acredito q nao teria uma ganho muito alto sem falar que teria de fazer algumas alterações por no coletor de admissão, o cabeçote roletado nao vou poder usar por conta do carburador.

Moro na grande sao paulo em guarulhos para ser mais exato, so para vc ter uma ideia hoje pela manha com gasolina ele ja teve uma dificuldade para pegar entao acredito que terei que fazer essa adaptação do reservatorio do partida frio.
500EF
MODERADOR

LeandroConstantino escreveu:Eu queria poder chegar a pelo menos uns 150cv no meu monza mais o meu problema eh o carburador, ele me limita, e eu acho que para colocar IE vou gasta muito, seria melhor troca de monza por um dois ou tres anos mais novo ja com IE (coisa que eu nao quero fazer).
Ainda assim, eu partiria para taxa+alcool+iginção no seu motor carburado mesmo.

Agora, você disse que o seu já parte com 110cv, mas esta era a potência dos 2.0 à álcool carburados. O seu não é à gasolina?
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
LeandroConstantino
Membro SL/E (Ní­vel 3)

500EF escreveu:Ainda assim, eu partiria para taxa+alcool+iginção no seu motor carburado mesmo.

Agora, você disse que o seu já parte com 110cv, mas esta era a potência dos 2.0 à álcool carburados. O seu não é à gasolina?
Entao 500EF, 110cv essa é a especificação do 2.0 a gasolina que foi informado pela 4rodas, por isso que disse, minha intenção como eu ja tinha dito era partir de um motor parcial com pistoes alcool e fazer um trabalho no cabeçote nos dutos e na altura, um 4x1 e 2 no resto do escape. Meu monza é a gasolina
500EF
MODERADOR

Pelo que me lembro, 110cv nos 2.0 EFI gasolina e 2.0 à álcool carburado.

O seu deve ter 99cv. :wink:
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

LeandroConstantino escreveu:Eu queria poder chegar a pelo menos uns 150cv no meu monza mais o meu problema eh o carburador, ele me limita, e eu acho que para colocar IE vou gasta muito, seria melhor troca de monza por um dois ou tres anos mais novo ja com IE (coisa que eu nao quero fazer).
Leandro, 150cv aspirado é possivel no 2E mais é aquilo consumo muito elevado, baixa eficiencia, entre outros. como expliquei na postagem acima, preparaçao ou atualizaçao em cima de carburador é muito limitado e a tal da potencia suja (potencia com consumo). carburador tira a maioria das eficiencia do motor, ou seja preparaçao tem que ser leve e de melhoramento senao o consumo aumenta e muito e o ganho é pouco. faça o melhoramento da eficiencia termica que postamos aqui, ja vai ficar muito melhor pode ter certeza disso. olha... monza com IE nao vale apena, sao IE simples ou ate mesmo limitada como a analogica. quer um monza com IE de verdade e moderna com amplo arsenal de recursos a disposiçao, coloca uma IE mega squirt 3.0 M2. agora se for pensar em vender carro e comprar um outro esquece, o investimento é alto,demorado, e principalmente especializado.

uma ECU MSII 3.0 extracod montada vai achar por 1.600~2000,00 dependendo do valor do dolar ja que ela é importada, e +- 500,00 de programaçao,montagem. isso so a central, e um kit mpfi GM pode passar de 1000,00 tambem ae vai depender do que pegou usado. todo melhoramento existe custo, potencia limpa(consumo,poluiçao,potencia) se faz assim ate chegar ao limite tecnico da GM mpfi sequencial "on port" com seus agregados. como expliquei no meu exemplo atual potencia com economia e especialmente com durabilidade coisa que prepaçao em caburador ou IE OEM nao fornece.
LeandroConstantino escreveu: Então a principio nao era minha entenção o bloco 2011flex, pois como vou manter carburado (pelo menos nessa primeira fase) acredito q nao teria uma ganho muito alto sem falar que teria de fazer algumas alterações por no coletor de admissão, o cabeçote roletado nao vou poder usar por conta do carburador.
boa escolha, sim pode ser feito dessa maneira. nao precisa alterar nada é so montar teu cabeçote completo em cima desse bloco sem problema algum. quando colocar o cabeçote roletado ae sim o carburador so adaptando :smt023
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
LeandroConstantino
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Rafaelo escreveu:boa escolha, sim pode ser feito dessa maneira. nao precisa alterar nada é so montar teu cabeçote completo em cima desse bloco sem problema algum. quando colocar o cabeçote roletado ae sim o carburador so adaptando
Deixa ver se eu entendi, eu posso colocar o bloco N20XF flex 2011 com o meu cabeçote, é isso? Desta forma teria algum ganho? Como posso calcular o almento de potencia fazendo a seguinte alteração.

Motor parcial com pistoes a alcool ou o 2011 flex, cabeçote retrabalhado e taxado, escapamento 4x1 e 2 no restante, conversão para alcool(carburador + partida fria)
Trancado