Monza Falhando muito após aquecer

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza Falhando muito após aquecer

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se colocar abertura de mais de 1mm em uma vela para funcionar com 0,7 ou 0,8mm o eletrodo terra ficará com ângulo diferente de 90º e também poderá não cobrir todo eletrodo central, como previsto na sua construção. Se fosse tudo igual não era preciso ter diferença de medidas, não é verdade?

Na pratica sabemos que vai funcionar mesmo, principalmente quando nova.

No meu Monza eu só uso peças com especificações para o carro. No meu caso, Monza GLS 2.0 gasolina BPR5EY.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Se fosse tudo igual não era preciso ter diferença de medidas, não é verdade?
Acredito que o fato de existirem velas com a folga já definida de fábrica é simplesmente para facilitar, pois comprando-se a vela definida no manual é só instalar, sem se preocupar com detalhes.
E também porque a NGK deve saber muito bem da qualificação (ou seria melhor dizer falta de qualilficação?) dos nossos profissionais de mecânica. Pessoalmente não vejo problema algum em comprar uma PPR7ES e ajustar seus eletrodos. Isso não vai diminuir a vida útil da vela.
Uso uma ferramenta que permite fazer esse ajuste sem deformar o eletrodo central, mantendo sua angulação.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por waldir »

Carlos Freire e Luiz Carlos,

o mortal comum não tem ferramenta para ajuste, eu por acaso, mantenho em 0,95 nem lá nem cá :D

A bobina de ignição estando boa atende o gap de 1,1; Se estiver ficando ruim somado a resistência dos cabos + incrustrações nos bornes internos da capa do distribuidor + grafite central mais ou menos + rotor velhinho , vai produzir falhas.

Hoje conta-se com tecnologias melhor que a configuração de 1,1 com aparador reto. Hoje tem-se melhor composição no eletrodo central e na base, melhor conformação com eletrodo em V ou com V invertido no caso da Bosch que descentralizam a faisca para lateral ou ponta melhorando a ignição e com 0,8 de gap 'pode' encobrir as deficiências citadas.

Houve uma época que abri o gap para 1,1 mas não senti firmeza, fiquei cismado e reduzi para 0,95 e pode-se dizer que não se nota diferença, pelo menos no meu caso.

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Valdir, só cuide que alterando a abertura das velas muda o ponto também, pois a resistência para a faísca saltar diminui ou aumenta com a abertura ou fechamento do eletrodo, fazendo com que a faísca fique adiantada ou atrasada, se ficar estranho, vai precisar compensar no distribuidor, e não adianta luz estroboscópica, pois não está seguindo os padrões de referência, vai ter que regular de ouvido. Uma vez li que 0,1 mmm altera 1º no ponto, mas não sei se tem fundamento científico nos valores em si.
Carlos A. Freire
MODERADOR

Se comprar a velas em casa de peças, ela pode não vir na abertura correta. A outros veículos que usam 0,7mm de abertura e não 0,8mm. O Monza com eletrodo central comum pede 1,1mm. Se reparar, na BPR5ES-11 o eletrodo terra é maior justamente para que fique com 90º e alcance todo o eletrodo central. Então, não quer dizer que comprando a BPR5ES estará com 0,8mm, pode estar com 0,7mm. Em toda troca de velas que faço eu confiro a distância dos eletrodos das velas.

Como disse, alterando para 1,1mm uma vela que se usa 0,7mm ou 0,8mm, o carro vai funcionar normalmente, principalmente quando as velas são novas, mas ao gastar o eletrodo central pode não ter uma queima perfeita, muitas vezes percebidas apenas em aparelhos como osciloscópio e analisador de gases.

Repare que no tamanho do eletrodo terra nas velas para 0,8mm e 1,1mm como são diferentes. Não é só questão de ajustar a folga.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)

A vela BPR7ES não tem recomendação para o Monza. Para Monza álcool deve ser a BPR7ES-11 com abertura de 1,1mm ou BPR7EY com abertura de 0,8mm.

Carlos Freire
O que me levou a escrever aqui sobre o uso da BPR7ES e da BPR7ES-11 foi a afirmação acima, postada por vc, que poderia levar a crer a alguém que as duas velas são completamente diferentes.
Eu sempre ajustei as aberturas das velas que compro para medidas de minha preferência, mas concordo com vc que deve-se procurar comprar as velas recomendadas no manual.
Isso porque quase ninguém tem ferramentas para ajustar tal folga. Ou tempo, no caso dos mecânicos profissionais, para perder fazendo isso.
No manual do meu Monza consta só a BPR5ES-11, a BPR5EY não consta.
Por outro lado, esse negócio de velas é um assunto muito polêmico e sempre deixa dúvidas.
O próprio catálogo da NGK deixa dúvidas sobre ajustes da vela 'green'.
No Monza, onde a vela original tem folga de 1.1, a NGK orienta para que é 0.8 na green
No caso do Fiat Mille, a NGK orienta para manter a folga original, que é de 0.8.
Se esse tipo de vela requer uma folga menor, por que no Mille ela continua igual?
A vela original AC Delco prevista no ChepChev para Monza pode vir com sulco, tipo a Y...qual a folga no caso dela?

Se fizermos uma pesquisa na net veremos chutes impressionantes a respeito de velas.

Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 28 Jul 2012, 09:10, em um total de 2 vezes.
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)

O que eu aprendi, a respeito de folga de eletrodos, nos anos em que eu mexi com mecânica, foi o seguinte:
A abertura menor ou maior não se destina a permitir uma centelha perfeita. O sistema de ignição funciona bem com uma grande variação de folga.
Para uma centelha deixar de saltar por causa de folga errada é preciso que o sistema esteja com algum problema.
Por outro lado, o tamanho da centelha é um fator importante para a economia de combustível, pois qto maior ela é, melhor a queima da mistura.
Qdo eu instalei no meu Chevette 76 um sistema de ignição capacitiva Mark Ten B, capaz de gerar 40.000 volts nas velas, o manual de montagem e instalação (era um kit para montagem) mandava que se aumentasse a folga dos eletrodos, sem o qual não haveria nenhuma mudança no funcionamento do motor.
Acontece que, ao aumentar essa folga, chegava-se a um ponto onde os cabos não aguentavam e começava a saltar faísca por eles.
Eu aumentava então, mas só um pouco, para poder manter os cabos originais sem problemas. Mesmo assim eles duravam menos.
As velas, embora eu mexesse nos eletrodos centrais, aumentando sua folga (e alterando seu ângulo), nunca aconteceu desses eletrodos terem problemas, ou mesmo de as velas durarem menos. O que sofria mais, nessas velas, era o isolamento externo de cerâmica, que às vezes não aguentava, mas isso depois de muitos milhares de kms.
Aproveitando a deixa, procurando não fugir muito do assunto inicial do tópico, deixo aqui uma pergunta, para animar o debate:
No caso dos motores sem distribuidor, que usam o sistema conhecido como 'centelha perdida', como fica a centelha no cilindro que não está em ponto morto alto de compressão? :smt017

Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 28 Jul 2012, 09:15, em um total de 1 vez.
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Carlos A. Freire
MODERADOR

Nos carros da Volks como Passat e Santana a abertura é de 0,7mm. A maioria dos carros nessa época, inclusive o Uno era de 0,7mm, onde até recomendavam para quem não tinha calibrador de lâminas usar serra.

O fato de no manual não recomendar a Green Plug é por que esse tipo de vela é mais nova do que o projeto do Monza. Se olhar os primeiros manuais do proprietário de Monza, a recomendação é com código que não sem encontra hoje.

Quando comprei meu Monza em 1999, estava com as velas Green Plug, com código GM/AC Delco o que uso até hoje, com excessão da época que as velas AC Delco era fabricada por empresa francesa e tinha informações de serem ruins. Usei a NGK BPR5EY e a Bosch. No caso da Bosch eu ganhei na época pela fabricante como cortesia ao Monza Clube. Funcionou perfeitamente. Quando a AC Delco voltou a ser fabricada pela NGK voltei a comprar original, o que hoje vem na embalagem GM e não AC Delco. É essa que está no meu Monza a quase 1 ano.

Você tem razão com relação ao catálogo da NGK, que deixa dúvidas principalmente nos motores álcool para Green Plug. Mas no gasolina não vejo problemas, pelo menos no catálogo que tenho.

Todas as velas Green Plug tem eletrodo central em "V". Sua terminação de código no caso do Monza é em "Y". Para velas com terminação "Y" e que tenha eletrodo central em "V" a abertura é de 0,8mm. Essa mudança se dá por conta do formato do eletrodo, que é diferente das velas terminadas em ES ou ES-11.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Responder