Depois de praticamente 2 anos, volto a postar notícias do Monza. Não rodamos nem 10.000km nesse tempo.
Ele continua bem parecido com o que está, claro que agora está um pouco melhor. Na época eu não sabia nada de mecânica, porém muita coisa mudou e aprendi muito nesses 2 anos. Fui aprendendo e, de certa forma, fazia o Monza de cobaia. rsrs
Bom, ele passou 1 ano sem nenhuma intervenção severa e rodando muito pouco. Depois desse 1 ano troquei óleo e filtro, como consta no histórico que mantenho de todas as coisas que são feitas nele.
Em outubro do ano passado, resolvi dar um trato no sistema de freio. Fluído nunca tinha trocado desde que ele está na família (5 anos e sabe-se lá quanto tempo rodou com o antigo dono) e ainda fazia um barulho horroroso ao frear. Então, removi as quatro rodas e mandei o Monzão para os cavaletes hehe.
Olha aí a situação. O barulho horroroso vinha dos rebites das lonas em atrito com o tambor.
Desmontei tudo isso, lavei e esfreguei bombril com thinner em tudo. Esse cilindro estava vazando, substituí os dois. Ficou zero! Infelizmente não sei onde foram parar as fotos das lonas novas montadas. Os tambores e flexíveis traseiros também foram substuídos. Pena que a porca do caninho do flexível tras. esquerdo estava completamente espanada, nem alicate de pressão tirava. Deixei queto, afinal não estava vazando por ele. Aproveitei e troquei os rolamentos traseiros, também. Tudo feito no fundo de quintal e por mim mesmo.
Na dianteira, observei que haviam quebrado os cantos das pastilhas e do lado direito a pinça estava com o êmbolo emperrado, além do parafuso da sangria todo ferrado. Resultado: pinça recondicionada, pastilhas, discos e flexíveis novos. O fluido de freio também foi substituído. Entrou um Castrol DOT 4 e saiu um preto fedendo pra disgraça...
Depois de alguns km rodados. Pintei aquele espelho com uma tinta cinza que estava parada aqui. Não ficou muito legal, mas pelo menos melhor do que tava.
Eu tinha tirado mais fotos, não sei onde estão...
Em novembro, resolvi dar um trato no carburador.
Mal sabia eu que esse carburador era de gasolina. Ele não tem uma espécie de cromo que protege contra a corrosão do álcool. A cuba estava com puro pó, não sei como estava rodando.
Como não sabia, limpei tudo, substituí alguns reparos e montei no coletor. Pelo menos o coletor recebeu um trato
Só que a rosca da válvula suplementar (acho que alguns chamam de máxima) estava espanada e pingava álcool por ali.
Desmontei tudo denovo e levei em uma oficina especializada em carburadores. Foi aí que descobri que aquele carburador era de gasolina. Quando o cara tirou a tampa, a cuba estava cheia de pó novamente. Já estava toda corroída e aposentamos aquele carburador. Agora está com um zero da MECAR com a devida proteção pra álcool. Quando finalmente fui dar partida no bichão, já estava ansioso pra andar nele, a mangueira de combustível da bomba pro carburador começou a vazar. Tive que esperar, pois era sábado a tarde (lembro como se fosse ontem hehe), aí era só na segunda...
Substituí também filtro de combustível (FRAM) e de ar (AC DELCO), velas e cabos de ignição (NGK). Em um simples filtro de ar pude perceber como as peças originais são de outro nível: o AC Delco se encaixa perfeitamente, não fica sambando igual o wix que estava lá. Fora o acabamento, mas esse ponto não importa nesse caso...
Nesse tempo, a bateria acabou indo pro saco. Uma nova Moura 60Ah entrou no lugar. E pra variar, a rosca do parafuso estava toda ferrada, não dava aperto para fixar um suporte da bateria. E está assim até hoje... vou mandar passar um helicoil ali.
O tempo foi passando, cada hora eu ia fazendo uma coisinha e em plena véspera de Natal lá estava eu limpando os tuchos. Entusiasta é assim mesmo kkkkkkk
Apertei-os com um grampo/sargento e desmontei (aprendi com um vídeo do Rafaelo). Saiu um mega óleo preto de dentro. Limpei e carreguei-os com óleo novo.
Aqui quando eu foi montar novamente, limpei aquele filtro blow-by e as faces (tampa e gaiola). Mesmo com aquela ferramenta pra comprimir a mola tive que tirar a bomba de combustível. Esse tucho do lado da bomba foi um parto pra colocar. Não tem espaço, mas acabou dando certo.
Junta nova GM, acabou aquela lambança de óleo. A junta tinha limitadores, porém achei meio esquisito, pois os limitadores eram mais espessos que a junta. Para evitar retrabalho removi eles, já que ia apertar com torquímetro de baixo torque. Mandei 8Nm nos parafusos. O torque é extremamente baixo. Fazendo uma comparação, é como se apertasse, sem arroxar, com aquela parte menor da cheve L.
Detalhe da tampa, tinha removido aquele filtro pra limpar.
Recebeu também aquela mangueira do respiro do cárter nova, aquela parte mais fina quebrou de tão ressecada. Está na parte inferior da foto.
Como podem ver, removi também aquela capa plástica que cobre o ventilador da cabine. Estava com um barulho chato e saia pura poeira. Nessa foto eu já havia tirado o excesso com a mão hehe. Estava crítico. Desmontei superficialmente o ventilador, só para limpeza mesmo. Aproveitei e refiz a solda de um fio que estava para quebrar.
Removi aquela manta da parede corta fogo. Estava feia e completamente podre. Algumas partes saía com a mão.
Não sei se coloco aquela manta asfáltica ou um feltro imitando o original. O meu medo é ficar feio com a manta asfáltica por ela parecer alumínio, igual fiz no interior das portas.
Substituí a correia do alternador, também.
Também troquei um retentor da flange onde vai a termostática. Que carniça que é trocar aquilo. Tinha que tirar a correia dentada pra remover aquela flange. Coloquei o motor no ponto, folguei os parafusos da bomba d' água e quem falou que ela saiu? A bendita estava determinada a ficar lá. Não era o que eu queria mas acabei apenas afastando a flange e "socando" o retentor novo. Aparentemente ficou bom. Testei com a bomba de pressão. O sistema não segurava pressão, mas pelo menos não escorria uma cachoeira da flange. (não sei se é "flange" o nome correto, mas a peça fica acima da bomba d'água, parafusada no cabeçote se não me engano).
Pintei alguns suportes do: hidrovácuo, filtro de combustível e da bateria. Até os braços do limpador receberam um trato, pois estavam bem feios. Fiz um teste na capa plástica do ventilador (que ia ficar escondida) e o aspecto da tinta ficou bom em plástico também. Então eu fiz a festa e pintei a caixa de ar. Usei uma lata spray de preto fosco. Resultado fantástico!
As peças metálicas foram lixadas, duas demãos de primer e umas três de tinta. A primeira só empoeirando, como aprendi com os vídeos do monzeiro Eduardo Saura - vlw Eduardo!
Suporte do filtro de combustível (tirei agora a noite essa foto)
Dei um trato até no módulo de ignição, já que eu tinha removido-o para lavar o cofre do motor. Antes:
Passei só um bombril com cera de leve na caixa do módulo.
Senta que lá vem história:
Era numa quinta e estava tudo desmontado, pois acabei fazendo um monte de coisa de uma vez. E toda família tinha um aniversário no sábado a noite. Usei as noites de quinta e sexta, mais o sábado inteiro montando o que desmontei em quase duas semanas kkkkk: suportes, ventilador, aquela flange, tuchos (deram um trabalhão pra montar, fiquei um dia inteiro praticamente só neles), correia do alt., bateria, bobina (que também tirei pra limpar o cofre), módulo, os reservatórios (gasolina, pára-brisa, arrefecimento que também removi pra tirar a manta podre)... ia juntando tanta coisinha que parecia não acabar nunca. Então no sábado, uma hora antes do aniversário, eu todo sujo, chequei tudo de novo, mangueiras, fios e fui dar a tão esperada partida. Motor frio e a bombinha de gasolina e do limpador do pára-brisa não funcionaram mais depois da limpeza do cofre do motor (também, eu entrei de esquicho, né kkk). Dale chave e nada. joguei um pouco de thiner no carbura: ameaçou a pegar e nada. Tirei a mangueira de combustível do bura e apontei pra uma garrafa. Dale partida e nada de combustível sair dali. Eu já estava exausto. Não achei nada vazando. Colocamos mais álcool no tanque. Ameaçava a pegar e nada. Foi quando eu sem querer passei a mão na bomba de combustível e senti um molhado. Pronto! Estava ali o defeito, estava vazando tudo pelo diafragma da bomba e eu nem tinha visto... a canseira não deixou kkk... Monzão mais dois dias internado a espera da bomba nova.
Segunda a bomba nova chegou. Brosol. Montei, joguei um pouco de thiner no bura, trisquei a chave e pude contemplar aquele ronco bonito...
Os tuchos ainda batiam, mas um pouco menos que antes.
Enfim, o Monzão se manteve na ativa firme e forte até hoje. Eu já contava com a cnh e estava rodando mais com ele.
Mês passado substituí óleo e filtro (ambos AC Delco). Aperto do bujão com torquímetro: qualidade total. Substituí as bieletas também, que estavam bem ressecadas. Se fosse comprar original, tinha que caçar uma pecinha de cada vez que compunham as bieletas, pois vinham separadas. Então eu coloquei umas cofap mesmo, porém sempre seguindo o manual de reparações, que informa uma distância correta das buchas na hora do aperto. Usei o paquímetro e deixei 38mm, se não me engano. Passei um anti-chio nas pastilhas e lubrifiquei os pinos guias das pinças. Como eu havia desmontado-as para limpeza, ficou com pouca graxa e com o tempo começaram a fazer um barulho infernal, parecia carro de noiva arrastando latinhas. Depois de tudo lubrificado e apertado (seguindo torque no manual) o silêncio voltou a reinar a bordo.
Semana passada estava disposto a trocar a correia dentada, bomba d' água e o retentor do comando (está começando a melar de óleo). Vou soltar a polia poly-v (onde passa somente a correia do alternador, não tem ac nem dh) e acabo ferrando com a cabeça do parafuso allen. Da outra vez que desmontei não tinha torquímetro e acabei apertado demais. Aí junta o parafuso de 20 anos de idade e ferra de uma vez... Bati com a talhadeira em cima, fiz uma fenda e nada. Só estragou mais. Fiquei com vontade de remover a polia do vira junto com a poly-v, pois alinhando o comando, não tem como deixar fora de ponto (é o que acho pelo menos

). Parti pra remoção da bomba d' água que já sabia que não ia ser fácil. Soltei os três parafusos, um pouco de WD-40 e comecei a dar umas batidinhas, fui forçando com a alavanca. A força da pancada ia só aumentando até que eu peguei um toco e desci a marreta. O motor tremia inteiro e a danada nem se mexia. Já ia embora meia lata de desingripante. Coloquei a ferramenta para tentar girar a bomba, usei um cano de escape pra forçar e nada. Como disse: ela estava determinada a ficar lá...
Acabei deixando assim mesmo.
Aproveitei a mão na massa e procurei por pontos de vazamento de água. Pois o nível baixava toda hora. Coloquei uma tampa nova GM, a velha nem segurava pressão. Dale 1 bar de pressão no sistema. Achei vazamento na mangueira do radiador. A abraçadeira não parecia muito velha, nem a mangueira. Dei um aperto e parou de vazar ali. Dale 1 bar novamente e outra mangueira vazando. Apertei a abraçadeira e parou. Mais uma vez 1 bar e outra mangueira (a que vai no tubo de plástico abaixo do coletor de adm.) com vazamento. As mangueiras não estavam muito ruins, vazavam na conexão. Então fui apertar um pouco a abraçadeira e acabou quebrando o tubo de plástico. Espirrou água pra todo lado. Desmontei o tubo e suas respectivas mangueiras. Esse sim, estava bem ruim e ainda estava preso só de um lado, do outro estava sem parafuso. A rosca, para minha surpresa não estava espanada. Então eu apelei e estava de saco cheio de tanto de vazamentos. Substituí todas as mangueiras que vai nesse tubo (menos uma gordona que vai pro radiador, pois estava boa), todas as abraçadeiras novas. Depois de tudo montado, coloco a bomba de teste e mais um vazamento: no tubo que vai, acredito eu, rosqueado no coletor, bem embaixo dele. Ainda não resovi esse pepino, porém não baixa mais água do reservatório como antes. Já estou com 2L de aditivo Delphi no aguardo para entrar em ação.
Aqui como está agora, acabei de tirar.
Fluido de freio 100% agora.
Almofadas novas.
Pretendo ainda colocar a Thermac pra funcionar (vou ter que trocar o silenciador da caixa de ar - aquele bico), ativar o aquecimento do coletor, descer o câmbio e dar um trato no sistema de transmissão (coifas, vazamentos, embreagem que está fazendo barulho quando frio), fora outras coisas (é como vi no autoentusiasta: revisão em carro velho não acaba nunca rs). Já que não tenho como fazer uma restauração total, vou fazendo umas coisinhas aqui, outra ali e vou desbravando todo o potencial do Monza, deixando-o mais confiável.
Vou procurar detalhar mais os próximos up's que eu der no Monzão, quem sabe não começo a fazer alguns vídeos pra ajudar o pessoal.
É isso, aguardo opiniões de como remover a bomba d' água. Acho que vou num mecânico antigo do Monza pra uma conversa.
Postem aí o que acharam, qualquer coisa será bem vinda.
Abraço - Henrique