Óleo noTBI
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Óleo no TBI
Ele estava novo ainda, não em km mas em horas de funcionamento, hehehe! Acho que ficou no max 2 hora funcionando. Foi quando estava retificando meu 1.6 antigo e não tive tempo, já logo troquei todo o motor pelo esse atual agora. Dai sobrou ele, vejam que a borra escorre pelo furos do fundo da chapa do elemento filtrante. Sempre é bom trocar o filtro apos uma troca, a borra pode contaminar o óleo novo.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3638
- Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
- Cidade: Campinas
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: Óleo no TBI
Rafaelo e Favoreto
O da Fram que tenho em mãos 'paquimetrado'
tem 76mm diam. externo por 78mm de altura(da borracha de vedação ao topo) e o tubo perfurado que segura o filtro de papel tem 40mm de diam. por 54mm de altura até o primeiro fio de rosca de baixo.
Praticamente igual. Foi só engano ótico.
Voltamos à questão de que 3,75 + 0,25 é a quantidade ideal sem excesso.
"mito 500ml está DETONADO
Abs
waldir
Editando: Fico imaginando se 4,25lt virgem perderia volume com o aquecimento... Mas, não o indicativo da vareta tem sido constante. Na próxima troca vou recolher o óleo sujo do cárter e do filtro e medir a litragem para tirar a cisma de consumo que muitos dizem que abaixa com queima imperceptível.
O da Fram que tenho em mãos 'paquimetrado'

Praticamente igual. Foi só engano ótico.
Voltamos à questão de que 3,75 + 0,25 é a quantidade ideal sem excesso.
"mito 500ml está DETONADO

Abs
waldir
Editando: Fico imaginando se 4,25lt virgem perderia volume com o aquecimento... Mas, não o indicativo da vareta tem sido constante. Na próxima troca vou recolher o óleo sujo do cárter e do filtro e medir a litragem para tirar a cisma de consumo que muitos dizem que abaixa com queima imperceptível.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Óleo no TBI
Pois ai onde eu queria chegar, qual o volume de óleo correto então? 4L ou 4.25L
Acho que seja 4 litros cárter + 250ml filtro
Acho que seja 4 litros cárter + 250ml filtro
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3638
- Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
- Cidade: Campinas
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: Óleo no TBI
Qual o nível correto do óleo no carro?
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o nível correto se encontra entre os dois traços e não só no traço superior. Se o óleo fica abaixo do mínimo da vareta, o motor pode ser prejudicado por falta de lubrificação. No entanto, se o óleo fica acima do máximo da vareta, haverá aumento de pressão no cárter, podendo ocorrer vazamento e até ruptura de bielas, além do óleo em excesso ser queimado na câmara de combustão sujando as velas e as válvulas, danificando também o catalisador no sistema de descarga do veículo.
http://www.lubrimotors.com.br/loja/conteudo.php?cat=7
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o nível correto se encontra entre os dois traços e não só no traço superior. Se o óleo fica abaixo do mínimo da vareta, o motor pode ser prejudicado por falta de lubrificação. No entanto, se o óleo fica acima do máximo da vareta, haverá aumento de pressão no cárter, podendo ocorrer vazamento e até ruptura de bielas, além do óleo em excesso ser queimado na câmara de combustão sujando as velas e as válvulas, danificando também o catalisador no sistema de descarga do veículo.
http://www.lubrimotors.com.br/loja/conteudo.php?cat=7
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17857
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Óleo no TBI
Pessoal, tem algumas coisas interessante na troca e nível de óleo do Monza. Não sei se já repararam...
Eu troco o óleo na oficina mecânica de um amigo, já para facilitar o descarte do óleo velho. Para não usar um dos elevadores, troco no chão e levanto a frente. Reparem que ao abrir o dreno, não sai todo óleo e se levantar a frente, vai cair muito óleo ainda. Não sei dizer quanto, mas cai um bocado. Quem faz a troca no elevador, repare que ao parar de pingar, se levantar a frente vai cair mais óleo.
Outra coisa, estão esquecendo de contar o espaço preenchido pelo óleo entre o filtro e a bomba de óleo. Reparem que ao abrir (desrosquear o filtro), cai um bocado de óleo.
Contando essas quantidades do filtro, mas o que fica retido no motor pelas válvulas, e um pouco no cárter, se somar deve dar mais de 4l.
Outra curiosidade no Monza, é que se o terreno não for plano, dá diferença na medição do nível, mesmo essa falta de "planicidade" sendo pequena. Talvez por isso, nos motores mais novos como Vectra e Astra, mudaram a posição da vareta.
Como esgoto o máximo possível de óleo, por isso digo que no meu motor se colocar 4l com filtro não dá máx na vareta.
Abs,
Carlos Freire
Eu troco o óleo na oficina mecânica de um amigo, já para facilitar o descarte do óleo velho. Para não usar um dos elevadores, troco no chão e levanto a frente. Reparem que ao abrir o dreno, não sai todo óleo e se levantar a frente, vai cair muito óleo ainda. Não sei dizer quanto, mas cai um bocado. Quem faz a troca no elevador, repare que ao parar de pingar, se levantar a frente vai cair mais óleo.
Outra coisa, estão esquecendo de contar o espaço preenchido pelo óleo entre o filtro e a bomba de óleo. Reparem que ao abrir (desrosquear o filtro), cai um bocado de óleo.
Contando essas quantidades do filtro, mas o que fica retido no motor pelas válvulas, e um pouco no cárter, se somar deve dar mais de 4l.
Outra curiosidade no Monza, é que se o terreno não for plano, dá diferença na medição do nível, mesmo essa falta de "planicidade" sendo pequena. Talvez por isso, nos motores mais novos como Vectra e Astra, mudaram a posição da vareta.
Como esgoto o máximo possível de óleo, por isso digo que no meu motor se colocar 4l com filtro não dá máx na vareta.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Óleo no TBI
Eu não vou muito atrás de manuais, prefiro eu mesmo verificar cada item do que confiar nisso. O correto mesmo é +- isso que vcs falaram. Colocar no meio da escala, fazer o motor funcionar por 15mim deixar esfriar, e novamente medir o nível, se for o caso preencher.
A mesma coisa no manual desse meu motor novo, diz que pode gastar ate 1 litro de óleo a cada 1000km um verdadeiro absurdo o que está escrito lá e muita gente acredita. Um motor zero não gasta 1 litro a cada 1000km, ah um consumo maior por ser novo mas não esse exagero que colocaram.
A mesma coisa no manual desse meu motor novo, diz que pode gastar ate 1 litro de óleo a cada 1000km um verdadeiro absurdo o que está escrito lá e muita gente acredita. Um motor zero não gasta 1 litro a cada 1000km, ah um consumo maior por ser novo mas não esse exagero que colocaram.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
- Mensagens: 6510
- Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Óleo no TBI
É mais para caso aconteça eles tenham uma ferramenta judicial, do que informação útil mesmo... Pois se algum cliente for reclamar eles já tem a resposta na ponta da língua, "está no manual meu senhor"... Aí o cliente fecha o bico e sai com o rabo entre as pernas... infelizmente, Brasil!
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
-
- Membro Class (Nível 5)
- Mensagens: 527
- Registrado em: 31 Ago 2012, 00:08
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Óleo no TBI
Gostaria de parabenizar Rafaelo por seu comprometimento com o fórum.
Quem tem monza tem tudo

