Regular o motor com o scanner diagnóstico - melhorar consumo

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MonzaClub20EFICHZ
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Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico - melhorar con

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Surfim analisei os logs, o teu motor não consegue gerar potência, o vácuo do motor, mesmo subindo a RPM não passa de 505 mm Hg, quando o normal é de 530 a 555 mm Hg, as causas:

1)Fora de ponto, faça a regulagem via scanner como postei no início desde tópico.

2) e/ou está sem compressão do motor, teste a compressão com manômetro, lembre 180 PSI com variação máxima de 15 PSI entre o de maior e o de menor valor.

3) Conferir sincronia comando-virabrequim para ver se não pulou dentes.

Eu começaria pelo ponto até que o vácuo esteja no máximo e refaria os testes, mas da próxima vez que fizer o log de motor frio deixe na lenta até ligar a ventoinha, demora, mas o teste fica bem mais preciso, pelo que vi pode estar com microfissura no cabeçote, ou junta queimada, mas o teste tem que ser feito por inteiro.
Surfin
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Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico - melhorar con

Mensagem não lida por Surfin »

Aparentemente o notebook funciona normal mesmo dando a partida já com ele ligado (o incomodo é ligar e esperar dar boot com a ignição ligada), uso uma fonte própria pra carro, sem inversor.

O vácuo seria 530 mesmo na lenta? porque provavelmente vou ter que fazer isso sozinho e o cabo não alcança pra colocar o notebook do lado do motor :(
Amanhã faço o teste de novo do motor frio e tento ajustar o ponto, agora tive que manobrar o carro que tava no caminho e já esquentou.

Obrigado pela ajuda! :smt023
Monza: SL/E 1993
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Carlos A. Freire
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Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico - melhorar con

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Como já disseram, eu começaria conferindo o ponto da correia dentada (sincronismo do motor).

Abs,

Carlos Freire
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Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico - melhorar con

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Já que o cabo é curto, peça ajuda para alguém ficar mexando o distribuidor enquanto tu monitora os valores do vácuo do motor.
Surfin
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Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico - melhorar con

Mensagem não lida por Surfin »

Vou tentar pelo distribuidor primeiro, se melhorar confirma-se que é ponto (que deve estar atrasado) e com certeza vai estar errado na correia (que acho complicado verificar).

Tomara que seja só isso...
Monza: SL/E 1993
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Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico - melhorar con

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

joaofilho escreveu:Segue, http://www.mediafire.com/?cp25qq9pq22cy4m

espero que voce possa me ajudar, pelo que voce pode ver o primeiro teste ficou dividido em 2, não li direito e apertei em stop loggin... o terceiro não fiz por ser referente ao teste do vss, que já testei... caso nescessite eu faço novamente... enquanto fazia o 1 e o 1_2 ele ficou com a rpm em 1500, eu não estava com o pé no acelerador, quando frio essa ta sendo a marcha lenta dele...

Abraço
Vamos lá primeiro só o teste 1_2 saiu o resto está vazio, mas temos vários problemas:

1) Conforme falou estava em 1500 RPM sem acelerar, porém os dados são bem diferentes, o acelerador estava acionado a 30%, porém se realmente estivesse a 30 % a RPM não seria só 1500, além disso a válvula de entrada de ar da lenta, o IAC está com mais de 100 passos, além disso o gráfico do TPS está muito fragmentado, indicando mal contatos, então está com problemas no sensor TPS, ou na fiação.

2) Além disso o gráfico do vácuo do motor (MAP), indica que o motor não consegue gerar potência na lenta, pode ser que esteja afogando pela falha no TPS, ou está fora de ponto ou pulou dentes da sincronia comando/virabrequim, como pode ser só o TPS, primeiro conserte-o depois repita os testes, mas ao final veja se algo foi salvo consultando quaquer gráfico no ElanScan para saber se o log foi feito corretamente, afinal o teste ainda não foi feito em todos os parâmetros, principalmente a questão do sensor de temperatura.

3) Só para ter certeza, tu tem ar? Ele estava ligado durante todo o teste?

Aguardo a troca do sensor TPS e novos logs.
joaofilho
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Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico - melhorar con

Mensagem não lida por joaofilho »

MonzaClub20EFICHZ escreveu:
joaofilho escreveu:Segue, http://www.mediafire.com/?cp25qq9pq22cy4m

espero que voce possa me ajudar, pelo que voce pode ver o primeiro teste ficou dividido em 2, não li direito e apertei em stop loggin... o terceiro não fiz por ser referente ao teste do vss, que já testei... caso nescessite eu faço novamente... enquanto fazia o 1 e o 1_2 ele ficou com a rpm em 1500, eu não estava com o pé no acelerador, quando frio essa ta sendo a marcha lenta dele...

Abraço
Vamos lá primeiro só o teste 1_2 saiu o resto está vazio, mas temos vários problemas:

1) Conforme falou estava em 1500 RPM sem acelerar, porém os dados são bem diferentes, o acelerador estava acionado a 30%, porém se realmente estivesse a 30 % a RPM não seria só 1500, além disso a válvula de entrada de ar da lenta, o IAC está com mais de 100 passos, além disso o gráfico do TPS está muito fragmentado, indicando mal contatos, então está com problemas no sensor TPS, ou na fiação.

2) Além disso o gráfico do vácuo do motor (MAP), indica que o motor não consegue gerar potência na lenta, pode ser que esteja afogando pela falha no TPS, ou está fora de ponto ou pulou dentes da sincronia comando/virabrequim, como pode ser só o TPS, primeiro conserte-o depois repita os testes, mas ao final veja se algo foi salvo consultando quaquer gráfico no ElanScan para saber se o log foi feito corretamente, afinal o teste ainda não foi feito em todos os parâmetros, principalmente a questão do sensor de temperatura.

3) Só para ter certeza, tu tem ar? Ele estava ligado durante todo o teste?

Aguardo a troca do sensor TPS e novos logs.
Bom, o sensor TPS do meu monza foi trocado a 6 meses, mais como fiz o motor pode ter acontecido algo, ele tem ar mais ta desativado... então nem tava ligado... vou verificar direito como ta o TPS e te retorno...

Obrigado :)
Monza 94 GLS 2.0 Azul, completo.

Em restauração.

Eletrica: 50%
Mecanica: 80%
Lanternagem: 90%

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Surfin
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Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico - melhorar con

Mensagem não lida por Surfin »

Fiz os testes novamente, só o quente que não teve aceleradas pois fiz no estacionamento da universidade, mas ficou bem melhor que o anterior.

Frio (completo agora): http://www.baixa.la/arquivo/18192
Quente: http://www.baixa.la/arquivo/591938

Não consegui ajustar o ponto pelo scanner pois não tenho uma chave 13 de boca pra soltar o parafuso de baixo do distribuidor (um é 12 e outro 13... suspeito de "mexaniquisse").
Então passei no mecânico (que fica em frente onde fui entregar um notebook que arrumei) e pedi pra usar as ferramentas dele, mas o scanner dele (Kaptor Evolution) mostra a pressão em Kpa, como tava com os 550 mmhg na cabeça e quase na hora de fechar ajustei "no olho" mesmo e travei de volta, agora na lenta chega a cair pra 1.1l/h o consumo no CB, o carro está andando bem melhor e a média de consumo melhorou consideravelmente, quase 2km/l.

Assim que der vou comprar uma chave e fazer o ajuste como está no tópico.
A marca do distribuidor ficou quase meio caminho entre a marcação do cabeçote e o final da "orelha" (ou da escala), caracteriza correia fora do ponto, não?

Obrigado mais uma vez Carlos e Carlos Freire!
Monza: SL/E 1993
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