Como colocar o carro no ponto EFI 2.0
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0
Como essa polia é tipo Damper, há uma camada de borracha entre o metal interno e metal externo, a parte externa pode ter corrido alterando a marcação. Se isso ocorreu, substitua essa polia.
Pode estar com a correia dentada fora de ponto, mas nesse caso não sei dizer se as marcações ficariam tão longe como descreveu. Bom... sem ver o carro pessoalmente e pela descrição é o que me vem na cabeça no momento.
Abs,
Carlos Freire
Pode estar com a correia dentada fora de ponto, mas nesse caso não sei dizer se as marcações ficariam tão longe como descreveu. Bom... sem ver o carro pessoalmente e pela descrição é o que me vem na cabeça no momento.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro SL (Nível 1)
- Modelo: - SELECIONE --------
É, estranho, então já percebo que não é algo comum, já é uma informação.
Eu acho que vou fazer o seguinte, marcar com tinta outros pontos da polia, por exemplo fazer um marco a 180 ° com relação aos chanfros de ajustes, e assim tentar perceber com a pistola se o problema é esse realmente (deslizamento da parte externa) localizando as novas marcas que criei.
Me tirem uma dúvida, quando se desliga o carro, as marcar de ajustes na polia sempre param na mesma posição ou pode parar em posições aleatórias? Eu consigo girar essa polia sem precisar ligar o carro? Eu empurrei o carro, estando ele desligado, e vi que essa polia não gira conforme empurro.
Eu acho que vou fazer o seguinte, marcar com tinta outros pontos da polia, por exemplo fazer um marco a 180 ° com relação aos chanfros de ajustes, e assim tentar perceber com a pistola se o problema é esse realmente (deslizamento da parte externa) localizando as novas marcas que criei.
Me tirem uma dúvida, quando se desliga o carro, as marcar de ajustes na polia sempre param na mesma posição ou pode parar em posições aleatórias? Eu consigo girar essa polia sem precisar ligar o carro? Eu empurrei o carro, estando ele desligado, e vi que essa polia não gira conforme empurro.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
Para de forma aleatória.
Levante a roda dianteira direita, engate uma 4ª marcha e gire a roda com as mãos. Vai girar a polia.
Abs,
Carlos Freire
Levante a roda dianteira direita, engate uma 4ª marcha e gire a roda com as mãos. Vai girar a polia.
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro SL (Nível 1)
Acabei de fazer um teste, girei o possível o distribuidor nos dois sentidos enquanto apontava a pistola, mas as marcas não apareceram, logo acredito que elas devem estar do outro lado, uns 180° de onde deveriam estar.Carlos A. Freire escreveu:Para de forma aleatória.
Abs,
Carlos Freire
Ai eu fiz o seguinte: tirei a vela do primeiro cilindro, subi com o macaco a roda dianteira do passageiro e engatei o carro na quinta (desligado), então tentei girar a roda enquanto com uma chave de fenda dentro do primeiro cilindro tentava sentir o pistão subir, queria ver se nesse ponto de subida máxima o rotor estaria apontado para o primeiro cilindro realmente, para tentar ver a questão do sincronismo, conforme orientação que já li por aqui...
O problema é que não consegui girar a roda com uma mão só, estava pesada, então desisti do teste, coloquei tudo de volta (cabo e vela) e liguei o carro, e ele agora está falhando, justamente no cilindro que tirei a vela, pois com o carro ligado quando removo o cabo do primeiro cilindro, não faz diferença alguma no funcionamento (ps.: existe faísca no cabo).
Então pergunto, tem algum macete para colocar a vela? Não é só girar no soquete e pronto? Detalhe de quando tirei a mesma, com uma chave de vela, precisei dar umas batidas na chave com um martelo, pois a vela estava bem apertada no soquete. Será que essas pancadas afetou a estrutura da vela?
Cheguei até a medir a resistência do pino da vela de onde encaixa o cabo até o seu eletrodo central, resistência infinita (sem condutividade alguma), mas como não sei se realmente deva existitir continuidade ali (não quiz arriscar a tirar outra vela para comparar) então não sei se o teste é válido.
- jesuino b ferreira
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Monza SLE
- Ano: 1986
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador

fonte : http://www.kadetteiros.com/forum/viewto ... =8&t=15635

fonte: viewtopic.php?f=49&t=16212&start=25
amigo,porque voçe nao tira esta duvida de uma vez?
verifica o sincronismo da correia dentada e da polia de acessorios que voçe descobre onde esta dando erro.
senao,voçe nunca vai saber o que esta errado no seu carro.
e,pode servir de consulta futura para todos no forum.
temos varios topicos referentes ao sincronismo da correia.os 02 das fotos tambem te ajudarao.
viewtopic.php?f=14&t=23979#p287957
viewtopic.php?f=14&t=20162
quando for girar o motor,tem que tirar todas as velas.
troca ela e toma cuidado quando for encaixar,aconteçe de bater na borda da rosca e fechar o eletrodo.Então pergunto, tem algum macete para colocar a vela? Não é só girar no soquete e pronto? Detalhe de quando tirei a mesma, com uma chave de vela, precisei dar umas batidas na chave com um martelo, pois a vela estava bem apertada no soquete. Será que essas pancadas afetou a estrutura da vela?
nao acredito que a pancada na chave tenha estragado,mas pela duvida,coloque outra.
um abraço amigo e boa sorte :smt023
-
- Membro SL (Nível 1)
Será que eu mesmo (não mecanico) consigo verificar esses pontos de sincronismo na correia? A de cima tudo bem, acredito que seja somente remover a capa da correia dentada, mas a polia de baixo, vi que tem outra polia na frente (acho que do ar, bomba d'agua e sei lá mais o que) será que eu tirando a roda e me abaixando ali por baixo consigo verificar o ponto da polia de baixo sem precisar desmontar/remover nada?
-
- Membro SL (Nível 1)
Assisti aos vídeos da troca da correia Jesuino, bom mesmo.
Vou sim comprar um kit de velas e fazer os testes.
Com relação ao sincronismo da correia acho que vou leva-lo a um mecanico, porque daí, caso o sincronismo esteja ok, já peço para ele remover a polia onde tem a graduação, para verificarmos a possibilidade de ela ter deslizado, como o Carlos observou.
Vou sim comprar um kit de velas e fazer os testes.
Com relação ao sincronismo da correia acho que vou leva-lo a um mecanico, porque daí, caso o sincronismo esteja ok, já peço para ele remover a polia onde tem a graduação, para verificarmos a possibilidade de ela ter deslizado, como o Carlos observou.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
dmagno escreveu:Será que eu mesmo (não mecanico) consigo verificar esses pontos de sincronismo na correia? A de cima tudo bem, acredito que seja somente remover a capa da correia dentada, mas a polia de baixo, vi que tem outra polia na frente (acho que do ar, bomba d'agua e sei lá mais o que) será que eu tirando a roda e me abaixando ali por baixo consigo verificar o ponto da polia de baixo sem precisar desmontar/remover nada?
Para quem tem noção de mecânica é bem fácil. Mas, não posso afirmar sem conhecer que tem como você mesmo fazer esse serviço.
Vale lembrar que para verificar os pontos das polias do motor no Monza tubarão com DH de fábrica, tem que remover a correia de acessórios, o tensionador da correia de acessórios, a capa de proteção metálica inferior, a polia de acessórios (obrigatório e muito não tiram, onde acabam errando o ponto) a capa de proteção da correia dentada.
Sem a polia de acessórios é que se tem acesso a marcação da polia dentada do virabrequim, para acertar a posição.
Para conferir o ponto de avanço inicial do Monza EFI com pistola de ponto, é preciso colocar um Jumper entre os terminais A e B do conector de diagnóstico. Se não o fizer, ao mexer no distribuidor a IE tentará corrigir sempre essa variação.
Verifique se a parte externa da polia de acessórios não correu, mudando a posição das marcações. Se isso ocorreu, troque essa polia pois está com defeito.
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP